“It’s Jose Ignacio, stupid!”

Praia de Jose Ignacio, Punta del Este, Uruguai

Praia de Jose Ignacio, Punta del Este, Uruguai

Antes que você ache que estou sendo grosseiro, eu pergunto: você conhece esta frase It’s the economy, stupid!”?

Abro parêntesis para um momento “trivia”:

O autor, James Carville, estrategista da campanha de Bill Clinton contra Bush-papai em 1992, pregou um cartaz com esta frase no comitê democrata para lembrar a todos os correligionários e assessores qual deveria ser a principal mensagem a ser explorada para diferenciar a campanha democrata. A frase acabou virando o slogan da campanha e ganhou o mundo. Enquanto Bush explorava o sucesso da invasão ao Kuwait em suas mensagens beligerantes, o país estava em recessão e lutava por mais empregos. Clinton usou o seu slogan irônico para voltar a atenção dos americanos para o que realmente fazia diferença para a vida deles: a economia. Era óbvio!

A frase que ganhou a eleição, hoje é parte da cultura gringa. Variações da frase são cunhadas para exprimir uma obviedade, para resumir a verdadeira resposta para um assunto qualquer.

Fecha parêntesis.

O que tudo isso tem a ver com a minha viagem à Punta del Este? Tudo!

Eu nunca havia tido o menor interesse de conhecer Punta del Este.

Para mim, tratava-se de um lugar muito cafona onde argentinos ricos construíam suas casas para passar o verão não muito longe de Buenos Aires, acompanhados, ao mesmo tempo, de muitos outros argentinos, não tão ricos, que não podiam passar o verão em algum lugar muito distante de Buenos Aires.

Posada del Faro

Posada del Faro

De tanto ver imagens de praia com mar cor de dulce de leche onde dedos da mão de Deus saíam da areia e das estrelas globais se refestelando no Cafonrad (copyright Diogo Destemperado), eu só pensava:

“Por que as pessoas acham esse lugar tão interessante?
“Por que eu gostaria de ir a um lugar tão caro e ao mesmo tempo tão cafona?”

Alguns pescadores ainda resistem à sofisticação de Jose Ignacio

Alguns pescadores ainda resistem à sofisticação de Jose Ignacio

It’s Jose Ignácio, stupid!

Nos próximos posts, eu discorro sobre a minha visão de Punta, desde uns 40kms “mas a Este”.

12 Respostas para ““It’s Jose Ignacio, stupid!”

  1. Oi Gira!

    Eu pensei em ir no ano novo, todas as minhas amigas estavam agitando, mas desisti e fui para Paraty mesmo, e foi fantástico, mas voltaram com uma visão boa, recomendaram, vi fotos lindas como as suas, ahh fiquei com vontade viu, vou acabar indo para lá ano que vem….

    Espero os próximos posts e dicas, dicas, dicas.

  2. Jorge B, eu tampouco havia tido o menor interesse de conhecer Uruguay ou Argentina, mas despois de todos os comentários de vocês eu troco da idéia (Sylvia, dos destemperados, Mari, Carla, Majô, Mô, Riq & Nick, Arnaldo, Beto, Rodrigo, Tony, Emília, Breno, você…e tantos mais)
    Beijos

  3. Oi Patsy,

    Patsy, as minhas dicas de Punta são meio caretonas, viu, entendo nada de balada, vc vai ver, mas acho que vc vai gostar de Punta, sim. Tem pra todo gosto lá.

    Carmen, Uruguay e Argentina fazem um ótimo contra ponto ao Brasil. Vc vai gostar e muito desses lugares também…

  4. Jorge, pois eu continuo precisando ir a José Ignacio para vê-la “comme il faut”… Peguei tanta chuva por lá que mal consegui ver o farol – esse sol lindo se pondo, então, fiquei devendo… ;-)

  5. Eu vi, Carla, eu lembrei dos seus relatos enquanto escrevia este post. Eu fiquei devendo Colonia do Sacramento e Montevideo! Saudades do Uruguai.

  6. Pois é… É assim que a listinha de lugares a visitar, ao invés de diminuir, só aumenta… :D

  7. Jorge,
    eu conheci Jose Ignacio no reveillon passado em um lindo dia de sol. Tb era da turma que não botava Punta nas prioridades pelos mesmos motivos. Ganhei um convite para passar reveillon lá de aniversário e te confesso que esse ano vou sentir falta de repetir, o reveillon lá é tudo de bom!!! Só perde em animação para o do Rio. Até sábado!

  8. jorge bernardes;

    acompanho todas suas dicas de viagens pela
    Europa, especialmente da Itália e França.
    Tem sido valiosas para mim.
    Fiz uma linda viagem à Toscana e Cinque Terre seguindo suas dicas.
    Muitíssimo obrigada.
    Em junhode 2009, pretendo visitar Provence
    durante 10 dias, visitando os seguintes lugares:
    Marseille – Aix- en – Provence-Saint Remy
    de Provence – Baux de Provence – Gordes -Lourmarin -Roussillon – Avignon – Arles.
    Acontece que não dirijo e costumo usar trens
    e ônibus em minhas viagens .
    Gostaria que me orientasse sobre a melhor
    maneira de visitar essas cidades e vilarejos sem
    utilizar carro.
    Onde devo montar bases e sugestões de hotéis.
    Aguardando ansiosa por sua resposta
    agradeço antecipadamente;

    Martha

    E-MAIL-

    macturbh@yahoo.com.br

  9. OI Jorge… queria agradecer suas preciosas dicas sobre a Provence!!! Eu e meu marido adoramos tudo por lá, a Provence é encantadora. Já prometi a mim mesma voltar lá para ver os campos de girassois e lavandas… Valeu demais!!!!

  10. Martha, eu entraria em contato com um de seus hotéis ou pousadas na Provence e pediria para que eles te indicassem um motorista ou alguém que pudesse te levar de um vilarejo ao outro, não há mesmo como fazer tudo de trem e sem carro é bem difícil. Como base, eu sugiro sempre um vilarejo (pode ser qualquer um) da região do Vaucluse.

    Letícia, obrigado!

  11. Oi!!! Primeira vez que comento, primeira vez que visito. Sou nordestina enxerida que pergunta demais. E aproveitando a minha cara encerada, sabe o que seria legal??? Que tu pusestes o custo aproximado das viagens que tu fazes, considerando é claro os aspectos importantes tipo com ou sem aéreo e n° de dias… Isso ia ajudar a saber se o local requer um planejamento mais longo ou não.

    Obrigadinha pela paciência com moi.

    Abraço!

  12. Eu to aqui agora! e ta bem legal… acho bom voce cair x aqui… beijos de leste do Uruguai…

Deixe um comentário

