Apresentação

Jorge Bernardes em Gira Mundo

Este blog é dedicado a todas as pessoas que curtem não apenas viajar, mas também programar, planejar e criar seus próprios roteiros de viagem. 

O projeto começou na informalidade, com uma empresa fictícia fundada com meus amigos, onde cada um responde por uma diretoria e que se fosse de verdade não teria a menor chance, pois todos são caciques e quando podem, matam o trabalho para poder viajar. Durante mais de 10 anos, muitas dicas e roteiros inteiros foram feitos e entregues aos amigos, amigos dos amigos, parentes e etc. Também muitos roteiros foram feitos e não vingaram. Foi mais ou menos daí que surgiu a idéia de registrar tudo.  Um nome foi preciso para que a iniciativa cresça e ganhe outra cara: GIRA MUNDO representa melhor o meu objetivo com este blog. Todas as experiências, relatos, dicas e projetos estarão reunidos aqui para serem consultados, acrescentados e especialmente para que novas dicas sejam reunidas durante os giros por este mundo. Mandamentos GIRA MUNDO 

  1. Mais vale uma viagem possível realizada do que uma de sonho no papel. Faça sempre a viagem que puder ser feita.
  2. Não existe destino que não seja interessante, mas existe a melhor forma e época para apreciá-lo. E você precisa saber o que esperar.
  3. Planejar a viagem é um prazer cheio de benefícios: você não perde tempo, nem desperdiça dinheiro, melhor ainda, ganha uma viagem mais interessante com um roteiro exclusivo e com seu estilo.
  4. Antes só do que mal acompanhado. Bem acompanhado é melhor, mas se a companhia ideal não puder acompanhá-lo, vá sozinho. Funciona como terapia, é muito bom descobrir que sozinho a gente pode se bastar, além de que nem sempre o seu melhor amigo é bom companheiro de viagem. Algumas vezes, você vai descobrir isso numa viagem.
  5. Não ao city tour e ao roteiro panorâmico. Excursões também devem ser evitadas ao máximo e restritas apenas às que incluem viagens temáticas, ecoturismo ou destinos muito delicados, exemplo: travessia do Himalaia pela Caxemira. Por sua vez, agentes de viagens são indispensáveis. Difícil é conquistar um como seu amigo.
  6. Comer bem e dormir bem são programas fundamentais em qualquer viagem e não significa que dividir quarto de albergue quando se tem mais de 25 anos será a forma mais barata de se hospedar, nem que comprar uma refeição inteira no supermercado não represente o comer bem.
  7. Todas as viagens merecem uma extrapolada o que a diretoria convencionou chamar de “desejinhos”. Indulge yourself.
  8. Sempre haverá um imprevisto, o famoso “mico”. SEMPRE. Então, quando surgir, registre, mantenha o bom humor e morra de rir na volta.
  9. Lembre-se de que só existe uma coisa mais bacana do que ser turista: ser viajante. Todo programa turístico pode ser feito com o olhar de um viajante. Aprofunde-se e você vai aproveitar mais.
  10. Uma viagem de trabalho não pode ser desperdiçada. Aproveite sempre e emende o seu compromisso com um roteiro de viagem. Sempre é possível, eu garanto.

 Jorge Bernardes

34 Respostas para “Apresentação

  1. GiraMundo com Jorge Bernardes

    No ar!

  2. Bem-vindo! Vou postar lá no blog uma chamadinha🙂

  3. Tou aqui registrando minha visita e dando boas vindas ao tema ´viagens e turismo´ em blogs. Parabéns, sucesso e já o colocarei entre os meus favoritos, alé, é claro que após sua autorização, mencioná-lo em meu blog também.

    Gostei especialmente dos “Mandamentos GIRA MUNDO” e acho mesmo que se você quer conhecer de fato uma pessoa, viaje com ela!, já dizia meu pai, viajante experiente.

    Grande abraço!

  4. Perfeito os dez mandamentos.
    Eu só preciso é ter mais o financeiro, ou diminuir a vontade de viajar sempre, o que eu não consigo nunca.

  5. Então vou Girando o mundo, sonhando com Aquela Passagem, Viajando na viagem, olhando os Fatos e as fotos, nessas Idas e vindas, quem sabe um dia…

  6. Se me der o prazer, gostaria de inserir uma ligação ao seu blog, no meu.

  7. Eba! Mais um blog viajante por aqui…espero que você se divirta bastante também fazendo o blog, Jorge, tanto quanto a gente lendo.
    Sobre os seus mandamentos, tem um que eu aos poucos estou adotando que é exatamente a primeira. Tenho a mania de ser muito perfeccionista com minhas viagens e também de sonhar alto. Só que os recursos ($ e tempo), muitas vezes não permitem então o melhor é realmente viabilizar, mas talvez ficar num hotel um pouco mais simples, quebrar uma viagem em dois roteiros e assim vamos indo…mudar de hábito é difícil, mas estou conseguindo🙂
    Boa sorte!

  8. Fala Jorge, concordo inteiramente com o decálogo. Parabéns e vá em frente.

  9. Gostei….Parabens!!

  10. Depois de vc , somos os maiores vibradores dessa ide’ia… Torcemos e induzimos muito esse acontecimento… Ate’ que enfim !!!!
    Nos sentimos um pedacinho desse momento !!!!
    O filho nasceu, agora e’ so’ criar…
    Parabe’ns !!!!

  11. Ei, Jorge! Sucesso para o blog!!!
    Aproveito para te convidar para dar uma passada no Portal 180° (www.portal180.com.br) e conferir nossas dicas de viagem, reportagens especiais, nossa webradio e, ainda, enviar suas melhores fotos para concorrer a prêmios na seção Olho Mágico! Abraço!

  12. Congratulations!!! Tripulante oriunda do Riq Freire!!!

  13. Jorge,
    A idéia é genial! Não conhecia a sua ‘empresa”, mas ela com certeza via ser um sucesso no mercado. Conte sempre com a gente pra dar uma forcinha por aqui.
    Bjos

  14. ah! agora entendi com mil demônios porque vc quer tanto chegar logo em casa…todo mundo falando do raio do blog, eu chego aqui e nenhum post? aí caiu a ficha e eu entendi…
    Adorei os mandamentos!!! E concordo em gênero, número e grau com eles…
    parabéns pelo blog!!!

  15. Olá, Jorge!!!

    Cheguei aqui através do Viaje na Viagem, e seus mandamentos já foram anotados!!! (e adotados, já na próxima viagem!!)

    Vida longa ao GiraMundo!!

  16. Oi Jorge, parabéns pelo blog!

    Agora meu roteiro está aumentando, uma passadinha em cada blog e não sei se sobra tempo pro trabalho.
    Quanto aos dez mandamentos, concordo em especial com o número 4. Adoro uma boa companhia mas quase sempre viajo sozinha… o lado bom é que sempre aprendo muito com a experiência.

  17. GiraMundo com Jorge Bernardes

    Agradeço a visita de todos. Muito bacana o apoio nestas primeiras horas de blogger. Valeu!
    Arnaldo: tá mais que autorizado. O prazer será meu.
    Ricardo: que honra! O master guru mentor da galera descobrindo meu blog com horas de vida. Não tem preço.

  18. Jorge, muito legal seu blog. Nesse período de estaleiro, vc terá muito prazer em ficar em casa.
    Meu marido nunca pode me acompanhar nas minhas viagens internacionais então aprendi a viajar sozinha e, quer saber, adorei. Eu sou uma ótima companhia para mim. Vou curtir muito suas dicas. Abraços e que a Clara seja muito bem-vinda na turma dos viajantes.

  19. PARABÉNS Jorge, o blog ficou muito bom e espero poder contribuir muito com ele, colocando fotos e sugestões de passeios que vou fazer com a Re e com Vocês, e agora com a Chegada da Clarinha vamos ter viagens bem legais e diferentes.

    Um Abraço

  20. A internet é uma das melhores coisas que inventaram, permite que façamos uma das coisas mais belas da vida: dividir, o que sentimos e pensamos.
    Só depois de entender o verdadeiro sentido da frase “navegar é preciso, viver não é preciso” entendo que a maior viagem da vida é viver … viajando.
    Abçs a vc, meu amigão viajante !!!

  21. Parabéns!!!
    Aguardo as próximas viagens em trio!!!!

    Abçs…

  22. Oi, Jorge.
    Adorei os mandamentos e concordo com todos, exceto um.
    Eu viajo bastante a trabalho – sozinha – e sempre acabo tirando uma casquinha dos lugares, nem que seja uma parada na estrada para uma foto.
    Porém, quando vou para um lugar fora, passeando mesmo e não trabalhando, eu aposto no tal city tour. Sabe por que? Mesmo com todo o planejamento, quando chego nos lugares não sei por onde começar.
    Assim, o city ajuda a dar uma pincelada e já selecionar onde voltar e realmente conhecer e onde nem passar porque não é o que eu gostaria de ver.
    Gostei do blog, vim porque sou viciada no Viaje na Viagem e se vc tem indicação por lá, certeza ser coisa boa!
    E parabéns pela Clara.

  23. Re, a madrinha da Clara

    Jorge, fiquei super orgulhosa com seu blog! Está muuuuito profissa e bonito!!
    Com certeza o blog estará “recheadão” de coisas interessantes e novas viagens muito em breve.
    Aproveito para fazer a propaganda da Jorgetur como cliente 100% satisfeita com as viagens promovidas, inclusive para roteiros que o dono da operadora (Jorge, claro) não recomenda (os bennns turísticos que eu e Marcelo também curtimos!!) , mas ajuda na escolha, sugere e recomenda com todo cuidado!!

    Beijos

  24. Jorge, os mandamentos estão perfeitos!!!

    Muito legal o blog e parabéns pela Clara!!

    Abs!

    Marcio

  25. Grande Neco,

    Shhow de bola seu blog, gostei dos mandamentos tbém.

    Como depoimento quero dizer que eu e minha esposa Estela, que aliás é irmã do Jorge, somos cliente fieis da Jorge Tourism Inc. já utilizamos roteiros em New York (acho que o Jorge conhece NY melhor que um tal de Bloomberg) e um pouco de Buenos Aires.

    Um beijo Neco p/ vc a Tati e a Clarinha, já botei sua HP nos meus favoritos.

    Beto

  26. Olá Neco;
    Parabéns pelo BLOG !! Ficou muito legal.
    Espero poder utilizá-lo em breve e aplicar os mandamentos na próxima viagem.
    Quanto à Clara, aproveitem esta benção de DEUS e sejam felizes.

    Abraço
    TEKO

  27. Jorge, finalmente consegui fazer a minha Internet voltar a funcionar – ao menos tempo suficiente pra vir aqui ler tudo com calma e comentar…

    Assino embaixo de todos os 10 Mandamentos – mas ainda me falta experimentar viajar sozinha… Na única vez em que tentei, fiz amigos instantaneamente e não fiquei sozinha nem 1 dia, veja só…🙂

    Sobre a diferença entre turista e viajante, sempre me lembro de uma cena do filme “O céu que nos protege”, do Bertolucci… O personagem do John Malkovitch diz que o turista pensa em voltar para casa no momento em que chega ao seu destino, e que o viajante pode simplesmente decidir não voltar…😉 Interessante, né?

  28. foi inspirado no inicio do teu mandamento de numero seis que nasceu o “destemperados”, hehehe!

    ah, concordo em genero, numero e grau. nao soh com o numero seis, como eu todos os outros nove!

    abracao.

  29. Oi Neco, estou super orgulhosa de seu talento e sensibilidade. Abrir mao de mais um roteiro de viagem, em nome de cuidar de sua filhinha Clara que está chegando, não tem preço. Que paizão hein! E eu que tia, orgulhosissima e ansiosa por ver a Clarinha em poucos dias. Parabéns ! Beijos da sua irmã, sua admiradora e cliente preferencial da Jorge e Tati TOUR. Beijos. Estela Bernardes

  30. Cirilo, aka "Seu Siliro"

    Jorge,

    adorei o blog, a iniciativa em divulgar as as “incursões” pelo mundo afora e as dicas.

    Desejo que a Clarinha acumule muitas milhas e participe de muitas “péctures” ao seu lado e da Tati.

    Blog adicionado e divulgado!!!

    Um forte abraço,

    Seu Siliro e Dona Lelha

  31. Jorge: que bom nao precisar mais pedir as dicas viagem por viagem, agora é só entrar e copiar……
    Precisa colocar as dicas de restaurantes e vinhos, para garantir o bom programa.
    Eu acho que eu vi um derriére conhecido na foto de uma ladeira com um arco ao fundo…
    Parabens,
    Ro

  32. otimo, lindo, maravilhoso.
    quem tem sobrenome luger?

  33. Já virei fã dessa blog! Só não contrato a Jorgetur pra minha próxima viagem, porque sou totalmente a favor de planejar sua própria viagem… ms continuo aceitando seus super valiosos conselhos, tá? : )
    Beijos!

  34. Pingback: GiraMundo na (contra) capa de revista « Gira Mundo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s