Os caminhos da Provence

Durante muito tempo eu ouvi falar da Provence. Ouvi e li muitos relatos empolgados sobre um lugar especial onde os franceses são mais alegres e de bem com a vida. E se nunca ouvi nada ruim sobre lá, também nunca tinha ouvido nada tão especial, algo emblemático e representativo que me deixasse tão empolgado a ponto de definir que a próxima viagem à Europa começaria por lá.

img_1722.JPG

 Eu descobri que não sabia nada de Provence. Eu não tinha imaginado que era tão próxima ao mar. Na verdade a famosa Cote d´Azur é parte do litoral da Provence e fica numa sub-região chamada Alpes-Maritimes, onde os Alpes encontram o mar.

Ciente de que a Costa Azul não era exatamente um lugar onde brasileiro curtiria praia, eu sabia que o recorte deste litoral, as vilas e estradinhas sobre ou junto ao mar entre St Tropez e Menton, justificariam uma visita. Então, esse trecho foi incluído no roteiro e definido como ponto de partida.

img_1442.JPG

Quando nós, habitantes de um país avantajado, olhamos para o mapa da Europa, a gente acha tudo muito perto e disso surge aquela vontade incomensurável de visitar tudo-ao-mesmo-tempo-agora e transformar o roteiro numa salada mista. O que a gente esquece é que na Europa e especialmente em países como a França, há lugares incríveis por todos os caminhos e torna-se um desafio escolher aqueles que farão sentido no roteiro. E foi assim que ao continuar a pesquisa e rascunhar o trajeto, descobri que na região mais nordeste da Provence ficam os Alpes-de-Haute-Provence e a paisagem ali é… tipicamente alpina, ora pois J. O trajeto entre Nice e Digne-les-Bains pareceu altamente recomendável, lindo, muito bacana, fiquei com muita vontade de fazê-lo de trem ou de carro (são 100 km de estrada “verdinha” no Guia Michelin), mas achei que não seria por aquele caminho que encontraríamos “a verdadeira alma Provence” que a L´Occitane tenta engarrafar e distribuir ao redor do mundo. Doeu cortar, mas foi cortado. 

img_1579.JPG

Entre a Cote d´azur e os Alpes-de-Haute-Provence está o Var e dois lugares chamaram a atenção: o Canyon du Verdon e Moustiers Ste Marie. E mais, descobri que estes lugares estavam exatamente no caminho que nos levaria ao trecho mais legal da Provença: Vaucluse e Bouches-du-Rhone. Gostou? Fez sentido? Então tá combinado e incluído no roteiro.

Foi difícil escolher por onde gastaríamos nosso precioso tempo em Vaucluse e Bouche-du-Rhone, mas o mais importante foi escolher aonde iríamos nos hospedar. Antes de qualquer coisa, a escolha tinha um motivo geográfico, queríamos ficar num lugar centralizado entre tudo que queríamos ver… Foi assim que descobrimos o filet mignon da Provence: o LUBERON. Fica bem no meio de Vaucluse e Bouche-du-Rhone. Pronto, o “draft” do roteiro estava pronto. Eu continuo na próxima.

29 Respostas para “Os caminhos da Provence

  1. Jorge, que delícia de viagem! Eu sonho em botar um roteiro assim em prática desde que li “Um ano na Provence”!

  2. Pingback: "Uma semana na Provence" « Gira Mundo

  3. Adorei suas dicas do roteiro da Provenca!!!Estarei indo com uma amiga e pretendemos ficar uns 8 dias pela Provenca e gostaria de saber:
    – Sairemos de Paris e queremos alugar um carro,qual a melhor opcao, alugar o carro em Paris,ou ir de trem e alugar o carro la,ou???
    – Vc tem alguma dica de hotel,que fique no campo, que possamos acordar e ver as plantacoes de lavanda????
    Se vc tiver alguma sugestao pode mandar. Obrigada.Abrs.Dione

  4. Dione, se você não tem nenhuma parada pensada entre Paris e Provence, então é melhor tomar um trem ou avião até lá mesmo. A estrada é longa e acho desnecessário perder tanto tempo e gastar combustível para um trecho tão longo. O trem é mesmo prático e bem eficiente, mas incluir o trecho interno de avião até Avignon, Marseille ou mesmo Nice pode ser mais barato que o trem se fizer junto com seu vôo intercontinental.

    Para ver as plantações de lavanda, você precisa ir no verão, especialmente julho. Quando você vai? Eu costumo sugerir sempre o site http://www.franceby.com e o Le Mas des Etoiles em Gordes, mas ali a plantaçãozinha de lavanda é pequenininha só para enfeitar o jardim do François. Um abraço,

    Jorge

  5. Lúcia Helena Gomes

    Vou viajar para Itália em Setembro próximo para conhecer Genova e Cinque Terre, e gostaria de conhecer Monaco, Cote d’Azur e Provence saindo de cinque Terre e depois voltando para Cinque Terre, pois sigo para Venice depois Croacia com uma amiga, mas não quero alugar carro, queria saber qual o melhor meio de transporte, se há Vans que fazer excursões para lá e quantos dias daria para conhecer Provence.
    Aguardo breve resposta,
    Lúcia

  6. Olá Lúcia Helena, viagens pelo interior são mesmo muito melhores quando feitas de carro, mas se isso é impedimento pra você, o melhor é tomar um trem de Gênova para Nice e lá você pode tentar usar os serviços de van da http://www.med-tour.com . Eu não usei mas li num fórum do Trip Advisor. Eles tem day trips em vans para as cidades próximas da Cote d’Azur, Mônaco e as pequenas cidades da Provence próximas a Nice como Grasse, St Paul de Vence.
    Depois, você segue de trem para Avignon e de lá você pode tentar a http://www.viator.com e fazer os tours de van com eles, mas achei bem caros.
    Como não há trens entre os vilarejos da Provence, o melhor é mesmo fazer tudo de carro, mas se isso é impedimento pra você, acho que esses tours podem ser uma solução alternativa. Pense em pelo menos uma semana para valer a pena o esforço de tempo e dinheiro.

  7. Oi Jorge,estou seguindo suas dicas ao pé da letra. Eu e meu marido vamos ficar na pousada que vc endicou em Gordes.Estamos animados com a confirmaçao de nossa reserva.Me falaram que a cidade é uma das mais especiais da região.Vamos ficar em Nice 5 dias e depois partiremos p Gordes,4 dias.Vc acha melhor ir por qual estrada p termos a opçao de ver as melhores paisagens? O rio Vermon e a rota de Napoliaõ!? obrigada pela atenção e pelo já ,ótimo tbalho que vem desenvolvendo em seu blog

  8. Oi, Jorge! Q legal seu blog!! To morando em Barcelona e eu e meu marido vamos tirar 13 dias de férias em agosto. Queríamos ficar 9 dias na Provence e 4 na Ligúria, Itália. Mas a dúvida toda está na Provence. Vamos alugar um carro, mas já desenhei uns 5 roteiros diferentes e nao consigo decidir pq fico querendo conhecer tudo, mas temo ficar cansada. Queria pedir sua ajuda a ver que vc pode nos sugerir. Chegamos dia 10 à noite em Nice partimos pra Itália no dia 21 e queria conhecer: Nice, St. Paul de Vence, Villecroze, Gorges du Verdon, Moustier Ste Maire, Abbaye de Senanque, Vaison la Romaine, Séguret, Chateauneuf du Pape, Avignon, Aix e todo o litoral voltando até Nice, Monaco e Menton. Ai……. pode me ajudar??? Obrigada!!

  9. Lucia Helena Gomes

    Mto obrigada Jorge pelas dicas, mas tive uma informação que ficar em GRASSE é imperdível, há muitas guest house por ali, e então explorar a Provence a partir dali. Qual sua opinião.
    E agora tem mais uma amiga que quer vir junto para essa viagem, seremos em tres mulheres, e agora queremos alugar uma carro a partir de Genova/Cinque Terre/ Porto fino/Nice/Monaco/ seguindo até Provence, me dê uma orientação de alugueis de carro economico e que sites encontrar e qual o preço da gasolina pela Europa?? queria saber se vale a pena conhecer a ilha Córsega. Lúcia

  10. Lucia, suas dicas estão certas. Eu sou louco para conhecer a Corsega e também Grasse. O pior é que passamos em frente a Grasse e não parei. Burrada! Para alugar carro, visite o site http://www.mobility.com.br. Eles são brokers de aluguel de carro e cotam várias locadoras simultaneamente. O preço da gasolina anda oscilando muito lá fora, eu estou fora de mercado para te ajudar com essa informação.

  11. Fania, coloque o nome das cidades que vc parte e chega na Provence no site http://www.ViaMichelin.com e siga pelas estradas sugeridas em verde no mapa. São sempre as que tem paisagens mais bonitas.

  12. Paula, tudo o que vc quer ver é praticamente o roteiro que eu fiz. Siga todos os posts com o título Provence deste blog…. Olha, eu não iria à Avignon, não. A não ser que vc tenha muito interesse em conhecer as antigas instalações papais…🙂 Ninguém lá me recomendou. Então não serei eu quem vai te recomendar…

  13. Jorge, parabéns pelo seu Blog, excelente, super prático e obrigada pelas dicas !
    Estou indo para Barcelona encontra minha filha para passar o Natal lá e meu filho que atualmente mora em Dublin também irá nos encontrar em BCN. Após isso, gostaríamos de passar o final do ano em algum lugar interessante e q não seja caro, Você sugere Provence ou outra região ?Depois irei até Dublin e volto para Barcelona. Qual o roteiro que Vc nos recomenda ? Desculpe o trabalho e desde já lhe agradeço a atenção.

    Isabel

  14. ola
    adorei suas orientaçoes.sera que consigo um roteiro pela provence com a quilometragem entre as cidades mais interessantes? bja

  15. mto interessante suas dicas .como chegar a gordes?

  16. gostaria de ter sugestoes de onde parar indo de paris ate marseille de carro em novembro.Faremos este trajeto em dois dias.Obrigada

  17. Olá Jorge, eu e meu marido estamos planejando uma viagem à Europa em junho de 2010 e depois de passar 7 dias em paris iremos para a região da Provence, então gostaria de saber em qual cidade devo me sediar: Marselha, Toulon, Grasse, Nice, etc??????. Estou cheia de dúvidas…e depois de conhecer essa região toda, partiremos para Milão, Veneza, Florença e Roma. Aguardo um retorno. Obgda.

  18. Olá Jorge, estamos indo eu e meu marido para frança em final de maio e iremos á provence, pretendo ficar dois dias em marseille dormir uma noite em grasse depois voltar por aix en provence e tentar chegar no vale do loire de carro, o que vc acha, seraá que é muito distante… vale a pena ou não…. devo voltar a paris de tgv ou ir de carro …. me de umas dicas, Vc sabe me dizer se existe trens entre cidades por lá, por ex.marseille a grasse, grasse a aix en provence, existe algum site para eu ver.obrigado desde já. Nancy

  19. estou viajando com 03 amigas para França em outubro, vamos ficar aos dias em Paris e temos 02 dias para visitar outra cidade ou região. Pensamos em Provence. O que vc acha? Tem alguma sugestão? Será muito importante, pois estamos meio que perdidas.
    bjs

  20. Oi Jorge,

    O “Persa Brasileiro na Provence” completou três anos em 2010 e como presente de aniversário o blog ganhou um novo visual com páginas onde os assuntos foram distribuídos para facilitar a navegação, detalhes cheios de charme e um logo que é a cara da Provença! Tudo isso com um endereço mais curto e simples: http://www.naprovence.com.

    Espero que você goste do resultado como eu e saiba que tudo isso foi feito para que você encontre a informação que procura sobre o sul da França da maneira mais agradável possível. Sugestões e comentários sobre a mudança vão ser muito bem-vindos assim como as suas próximas visitas. Um abraço.

  21. no final de maio, começo de junho irei passar dez dias na provence. queria saber se é tranquilo ir de carro sem reserva de hotel..assim teria mais liberdade de ficar por onde achasse mais legal.
    além disto gostaria de saber qto se gasta mais ou menos em refeiçao e hotel
    ab;cos

  22. Roberto Posternak

    Caro Jorge, em primeiro lugar parabenizo-lhe pelo blog e suas dicas. Realmente são muito interessantes e esclarecedoras. Gostaria de uma ajuda sua. Estou para fazer uma viagem com um pequeno grupo de 06 pessoas. Chegaremos na europa por Marseille ao 12:00. A idéia inicial era dormir em Aix en Provence neste dia e no dia seguinte visitar algumas cidades na região (Loumarin, Roussilon, Gordes, St Remy en Provence) e dormiríamos em St Remy. No dia seguinte iríamos para Nice, passando Cannes. Dormiríamos em Nice e no dia seguinte visitar Monaco e pegar o vôo para Paris. A paergunta é a seguinte: Qual a sugestão? Deixar como está ou esquecer Nice e centrar a visita na Provence?

  23. Jorge, boa tarde! Descobri muito tarde o seu blog. Estou com dificuldades de achar hotel nesta região. Minha viagem na Provence inicia dia 20 em Nice e retorno dia 29 por Lyon. Desejamos eu e minha esposa, ficar de 5 a 7 dias nesta região. Poderia voce me sugerir um site de reserva? ou algum hotel que voce conheceu, porque o seu hotel não esta mais disponível. Achei fantástico seu blog, e o espírito de viagem que queremos fazer é de acordo com teu pensamento. Aguardo retorno, Abraço Antonio

  24. Sônia Maria Valques Johansen

    Oi Jorge, bom dia! Meu marido e eu iremos pra Europa em maio de 2011. Teremos um mês pra conhecer, de acordo com o roteiro feito por um casal de sobrinhos, que irá conosco, a Espanha, Portugal e Itália> Meu marido e eu queremos incluir a França (Paris e Provence, ou Paris e Vale do Loire), mas, meus sobrinhos estão resistindo. Na Itália, queremos mesmo é a Toscana e, é claro, que Roma. Como é uma viagem sonhada há quase 40 anos e, talvez, seja a única, gostaria muito que você nos desse um aconselhamento sobre a nossa ideia. Aguardo sua resposta valiosa. Obrigada. Sônia. Você acredita que $20.000,00 serão suficientes pra nós dois?

  25. Oi! Não existe aqui no Brasil uma agencia de turismo com interprete que fale francês, gostaria de conhecer Paris e a região da Provence (Grasse)?
    Obrigada!

  26. Oi Jorge.
    Qual a melhor forma de fazermos o trecho BARCELONA—PROVENCE?

  27. Ola, eu e duas amigas acabamos de encontrar seu blog e estamos encantadas com suas dicas. Queremos fazer uma viagem em setembro chegando a Paris e daí queremos ir a regiao da Provence, mas nao sabemos quais cidades seriam interessantes ver, queremos alugar um carro mas nao sabemos onde devemos nos hospedar, que cidade seria melhor para ficar e daí realizar os deslocamentos para conhecer o maximo da regiao em um tempo de 3 dias. Daí queriamos ir a Italia, talvez até Florenca, que meio de transporte seria mais barato e interessante para chegar a Italia? Agradeco suas informacoes. Um abraco.

  28. Eu e meu marido iremos de carro de Lisboa a Monaco.
    Gostaria de saber quais as cidadezinhas imperdíveis , no litoral , perto de Nice. Aguardo sua resposta. Obrigada . Luiza Vigne – Rio – Brasil
    Já escolhi na Provence: Gordes, Roussillon,Apt,Saignon,
    Aix-en-Provence,Lourmarin
    Les Beaux en Provence ( para ver a mostra de Klint)
    Além de: Saint-Cirq-Lapopie .
    Aguardo

  29. Boa noite! Muito legais suas dicas!!!
    Tenho uma viagem marcada agora em início de junho para paris, fico uma semana! Sou amante do motociclista e pretendo fazer um bate-volta a alguma cidade próxima de paris! Pretendo reservar um dia inteiro para isso, e já reservei uma Harley para isso!
    Estamos em 2 casais e estou muito “pendido” a ir para o vilarejo medieval de province. Gostaria de informações sobre essa estrada até lá, como onde poderia parar no caminho para fotos legais, ou algum vilarejo interessante no caminho, plantações de lavanda, etc. Qualquer dica será bem-vinda. Obrigado desde já e parabéns pelas pastagens! Gde abraço

Deixe uma resposta

