Provence-Alpes-Maritimes: St Paul de Vence

Estava decidido que nossa viagem pela Provence começaria no aeroporto de Nice. Ficou resolvido também que investiríamos num bom hotel na chegada para compensar o périplo da longa viagem que faríamos: São Paulo-Amsterdam-Paris-Nice pela KLM-Air France, que ao final de setembro de 2006, na alta temporada e sem a Varig, era a única forma de chegar a Europa por menos de 1500 dólares.

st-paul-de-vence.JPG

Não podia ser distante do aeroporto. Eu não agüentaria guiar por muito tempo após a chegada. Pensei em ficar em Nice, mas não encontrei nada com o custo benefício interessante. Eu havia lido no blog do guru Ricardo Freire um relato sobre o Hi Hotel em que ele destacou algumas inconveniências deste lugar que mostrou ter mais design do que funcionalidade (http://viajenaviagem2.zip.net/arch2005-06-01_2005-06-30.html#2005_06-20_11_40_48-2048312-0). Descobri, também, que não eu não podia pagar o famoso Hotel Negresco de Nice (www.hotelnegresco-nice.com) e o Trip advisor e o Venere não me davam muitas outras opções convincentes.

 

extraäo do site do hotel

Foto extraída do site do Le Mas de Pierre (mas é de verdade, eu atesto!!!)

Com um carro alugado, dá para ousar um pouco mais na localização da hospedagem. E acabei chegando ao link do Le Mas de Pierre (www.lemasdepierre.com). Embora, este hotel esteja pertinho de St Paul de Vence, ele está muito perto do aeroporto de Nice, uns 10 km. Depois de visitar o site, já não conseguia olhar mais nada. Tinha que ser este. Adoramos a idéia de chegar num lugar longe da muvuca, bem sossegado para descansar. E para isso este lugar é perfeito. Os quartos são super arejados, tem um ótimo chuveiro, ótima cama, uma vista bacana e o café da manhã é o melhor que já tomei na vida: um sortimento de frutas vermelhas da região, queijos, iogurtes, cereais em uma combinação de serviço buffet com serviço à mesa. Um espetáculo. O restaurante do hotel para o jantar também é memorável. Nada ali está errado, nem o preço. Você simplesmente conclui que é você que não ganha o suficiente. Eles entregam o que cobram. Tudo.

O plano era fazer descompressão de viagem no hotel bacana, explorar St Paul de Vence e montar uma base para rodar o litoral a leste de Nice até Mônaco e a oeste de Cannes até St Tropez.

st-paul-de-vence-com-tati.JPG

St Paul de Vence era mesmo o que eu esperava. Pequena e linda. Uma vila murada em perfeito estado. Muito bonita. O que não foi preservado foi reconstituído e os franceses são famosos por serem chatos além da conta com isso. Eles não perdoam Carcassonne por ter ficado reconstituída demais! Sem dúvida, vale o passeio. Tão importante quanto a vila murada é o importante museu de arte moderna de lá www.fondation-maeght.com.

A pequena cidade é uma amostra grátis da Provence, é muito gostoso caminhar pelas pequenas galerias, vislumbrar além muralhas de lá de cima, caminhar sem compromisso, mas para mim faltou algo ali… faltou o café. Tem café, tem alguns cafés por ali, tem até o Café de la Place na entrada da vila bem em frente ao famoso hotel Colombe d´Or, mas ele parece mais um restaurante. Dentro da cidade murada, não tem uma pequena pracinha que tenha um café “do bom”, aquele café forte, espresso, curto e bem encorpado que você não consegue desfazer a espuma. Um lugar assim poderia ter me segurado por muito mais tempo ali. Se tivesse uma pracinha com um bom café espresso, gente passando, gente admirando quem passa, isso pareceria… a Itália? Pois é, essa questão filosófica nos perseguiu boa parte da viagem.

 

11 Respostas para “Provence-Alpes-Maritimes: St Paul de Vence

  1. Jorge,
    Eu já era louca pra conhecer a Provence, e depois do seu relato, acho que deve ser tudo que eu imagino. Pretendo programar essa viagem em um futuro próximo, por isso aguardo ansiosamente a continuação do seu relato.

  2. Jorge, umas das melhores viagens que já fiz na vida foi um roteiro que saia de Paris a Lyon (de TGV) e de Lyon, de carro, até Marselha, toda a Costa azul até Mônaco, retornando a Lyon pela Rota de Napoleão.

    Gostei tanto que pretendo repeti-la novamente um dia. Só que além de Nice (que não gostei tanto) e Cannes (que adorei), pretendo dar mais tempo às cidadezinhas da Costa Azul (algumas só vi de cima, dos mirantes da estrada), como Cap d’Antibes, Fréjus, Saint-Tropez, Villefranche-sur-Mer, Cap-Ferrat, Juan-les-Pins, entre outras. Vou ficar LIGADO e atento a essa sua reportagem pra pegar todas as dicas e idéias! Se eu precisar de algo, pergunto, ok?

    Abraços.

    • Olá, Arnaldo. Estou planejando uma viagem com a minha mulher para Provence. Gostei do seu roteiro de Lyon a Marsella. Poderia me dar algumas dicas? Vamos a Paris e depois Provence.

      Um abraço,

      Bruo

  3. Jorge,

    Mais um lugar que incluí na minha lista, muito legal o texto! Quantos dias são necessários para fazer o tour completo na sua opinião? e qual melhor época para fazer a viagem?

    Abs!!

  4. Marcio, obrigado pela visita.
    Eu acho que uns 7 a 9 dias dá para curtir tudo com calma. Qto à época, eu acho que junho para o final é o ideal, embora eu tenha ido em outubro. Ainda não estará quente demais e você pegará tudo coberto de lavanda. A cor muda a paisagem. Segunda opção: Maio ou Setembro/Outubro.

  5. Paula, pode deixar, vou colocando no ar a viagem completa. Quero carregar também sobre a Borgonha.
    Arnaldo, do que eu puder ajudar:. à disposição. Sejam sempre bem vindos.

  6. Oi Jorge,
    Valeu pelo comentario la no blog! Eu respondi pra ti la, viu?! Depois vai la de novo…
    Cara, obrigadao pelos elogios, e venho aqui tbm pra prestigiar a ”casa”, e dizer que as fotos e comentarios tao demais!!!

    Um abracao, e to curioso com o proximo post teu ja. Pra onde sera que tu vais hein?

  7. Que hotel maravilhoso esse Le Mas de Pierre, Jorge! Com certeza vale anotar para quando for para lá, que acredito que seja logo.

  8. katherine melissa

    todo super informativo muy creativo.

  9. gostaria de conhecer as cidades que fazem parte de rota de napoleão. vc conhece? quantos dias de carro são necessários. quais cidades que devo pernoitar? espero resposta !! abração. Blattes

Deixe uma resposta

