Provence: Parc DU Verdon & Moustiers Ste Marie

verdon-com-ponte.JPG

Sim, o DU tem que estar em maiúsculo, pois eu adoro escrever esse negócio: “DU”. Acho engraçado. É “DU” Verdon, é “DU” Quebec – como diria a Mari, diretora do Gira Mundo, atual correspondente em Miami e ex-correspondente du Quebec. E o negócio é que o Verdon é mesmo “DU Carrâmba!”.

Lá no passado, quando eu me surpreendi ao descobrir que a Provence estava pertinho do mar, eu não tinha idéia de que, também na Provence, tinha um lugar tão surpreendente quanto o Verdon. O melhor “DU” Verdon é que ele está no caminho “DU” Var e “DU” Vaucluse que, como eu já havia dito em posts anteriores, formam o melhor DA Provence (acho melhor parar por aqui com o “DU”).

Nós conhecemos o Verdon quando seguíamos de St Paul de Vence para a parada seguinte em Moustiers-Ste Marie na divisa do Var com Alpes-Haute Provence.

tunel-verdon.JPG

O rio Verdon forma um canyon de águas esverdeadas, produto do derretimento dos Alpes. Ao longo desse canyon, seguem duas lindas e pequenas estradas, a D71 e D952, uma de cada lado do Canyon e que estão igualmente marcadas em verde pelo Guia Michelin. Se você não conhece, o guia Michelin de estradas marca em verde os trechos das estradas em que o cenário vale a pena. E neste trecho, ambos os lados são dignos de nota. A estrada é alta e bem estreita, com lindos “belvédères”. Infelizmente o tempo não estava bom, mas ainda assim, o Verdon vai ficar na memória. Até porque o final marcava uma surpresa para nós: ao passar pelo trecho mais estreito do canyon, a cor da água ficava mais intensa.

canyon-verdon-de-perto.JPG

Ao final, quando a chuva realmente não conseguiu mais esperar nosso passeio terminar para cair, paramos para almoçar na pequena Aiguines que fica já perto de Moustiers, no finalzinho do canyon. E São Pedro avisou que “agora, só amanhã”. O tempo não iria melhorar naquele dia.

aiguilles-restaurante.JPG

A nossa próxima parada foi num hotel à altura do que havíamos deixado para trás. Eu esperava bastante, pois este não seria um hotel qualquer, mas um hotel gourmet, um hotel comandado por um respeitado chef “da modinha”: Alain Ducasse. Já era então de se esperar que o La Bastide de Moustiers tivesse em seu restaurante um dos pontos altos de toda a região.

bastide-moustiers-frente.JPG

Por isso, já que estava chovendo e o hotel prometia, era melhor mesmo correr para curtir o hotel. Que decisão mais sábia. O hotel havia nos reservado um quarto especial e dormimos “de sonhar” como crianças até a hora do jantar… E que jantar… Aquilo foi uma experiência gastronômica. Todos os meus preconceitos sobre a culinária francesa caíram por terra nesta viagem e o principal deles era sobre a quantidade. O chef dos bons restaurantes sempre manda um “petit” qualquer coisa antes da entrada para abrir seu apetite, pode ser um creme de qualquer coisa, mas caprichadíssimo, de forma que o seu apetite é aberto em grande estilo. Depois, vem entrada, o prato principal, um sortimento de queijos finos (o meu queijo de lavanda era tão bom que passei a questionar se esse negócio de reserva de mercado e subsídio a pequenos agricultores bancados pela União Européia não deveria mesmo ser mantido pelo menos para as tais vacas alimentadas por lavanda), tem a sobremesa e o café que, embora não seja nem de perto tão bom quanto o italiano, vem acompanhado de mais alguns pequenos doces, sempre surpreendentes. Não dá para passar fome e os jantares foram ficando melhores a cada dia.

moustiers-com-montanha.JPG

E como São Pedro é santo protetor do Gira Mundo, o amanhecer foi espetacular. Um dia de sol e temperatura exata para um passeio neste vilarejo incrustado na montanha. Eu preciso dizer também que o Alain Ducasse não dá a menor bola para café da manhã. Fraquíssimo. Apesar de nos servir num jardim externo bem bonito, o café fica devendo e muito!

Moustiers foi fundada nos tempos das Cruzadas, é linda, pequena, habitada, autêntica, tem um pequeno riacho límpido que a corta e se você gosta de consumir, é o lugar da cerâmica faiança, ou faïence para os frescos e franceses. Nós preferimos mesmo gastar no hotel e no jantar. Levamos apenas uma garrafa de água de Moustiers.

moustiers-com-riacho.JPG

Ainda um bom passeio, é subir à igreja de Notre-Dame-de-Beauvoir e, como o nome da igreja já indica, vislumbrar os belos campos da Provence por cima de todo o vilarejo. Com minha melhor e única passageira grávida, então de três meses, achei melhor não subirmos para não exagerar no esforço, mas fica dada a dica. Pelo que eu vi ali, se eu fosse você, eu subiria. Eu continuo com Vaucluse e Luberon na próxima.

47 Respostas para “Provence: Parc DU Verdon & Moustiers Ste Marie

  1. Jorge, que fotos lindas e que viagem encantadora. Ano que vem, Provence!!!

  2. Jorge, obrigado pelo link, tbm estou linkando o Giramundo na Janela.
    Aproveitando tenho um meio de semana em abril de segunda a sexta e estou babando nos seus posts de Provence. 5 dias são suficientes?Acha que no meio de abril é uma boa época? e outra coisa, eu iria sozinho acho mais econômico usar outro transporte do que alugar um carro. É possível? Qual aeroporto mais próximo?
    Abs!!!
    Marcio

  3. Vaquinhas alimentadas com lavanda? Isso dá queijos com perfume de alfazema? Preciso disso no meu próximo barquinho pra Iemanjá🙂

  4. Jorge, eu estive ali pertinho, na Côte d’Azur, e não tive tempo de dar uma esticada até a Provence… Estou viajando direto na sua viagem, e me prometendo voltar à França assim que possível!

  5. Jorge, estou me lembrando dos livros do Peter Mayle…foi a primeira vez que ouvi falar do Luberon.
    Adorei o Gorges du Verdon, que fotos lindas…queremos mais!!!

  6. Marcio, um dos mandamentos do Gira Mundo é fazer a viagem que for possível, mas não deixar de fazê-la. Dá para fazer um roteiro bacana em com 5 dias sim. O meu próximo post vai incluir a região que acho que dá para vc fazer com esse tempo. Tudo muito perto. Já vai olhando aí os bilhetes para Marseille que é o aeroporto mais próximo de lá.

    Ricardo, sim, as vacas comem a lavanda e fica tudo com gosto de lavanda. O queijo, o leite…Acho que foi porque pegamos o fim do verão, então o pasto era tudo lavanda seca… Menos mal, pelo menos ali tá garantido que as vacas continuam herbívoras!!!!

  7. Las fotos son espectaculares, me han asombrado.

    Francia siempre sorprende. La Francia rural y costera me gusta

    Pero no he tenido muy buenas experiencias en París.

  8. Olá, amei suas dicas e que fotos maravilhosas!!!

    Estou planejando minha viagem para Paris, e quero sem dúvida reservar uns 5 dias para passear por Provence…
    Queria algumas dicas suas…vc acha que a gente consegue se virar sem falar francês??? Só falo inglês, e meu marido, espanhol…o que é imperdível???? Eu queria ir até o Canyon Gorges Du Verdon e quero muito ver os campos de lavanda…tem conexão entre as cidades de trem???
    Muitos obrigada desde já!!!
    Beijos

  9. Olá Adriana, obrigado! Seja sempre bem-vinda no Gira Mundo. É o seguinte… Se você tiver 5 dias inteiros para a Provence, eu sugiro vc se hospedar no Le Mas des Etoiles (veja o post que fiz para eles) e dali rodar por
    Aix (1 dia),Les Baux + St Remy (1 dia), Gordes+ Roussillon (1 dia), Lourmarin + seguir até Moustiers Ste Marie (1 dia) para ver o Verdon no dia seguinte, Verdon (1 dia). Pode ficar apertado, mas dá, porque afora o Verdon, o resto fica tudo pertinho. Para ver os campos de lavanda, só se vc for no verão e não recomendo ir em Agosto, pois pode estar quente demais e muito cheio. Se vc faz questão dos campos de lavanda, melhor tentar Julho.
    O canyon do Verdon pode ficar apertado se vc não tiver os 5 dias inteiros na Provence. Ah, outra coisa, trem entre os vilarejos é muito complicado. Não vai ter. Melhor fazer tudo de carro. Dá para ir de TGV de Paris até Avignon, dali é tudo muito pertinho de carro.

  10. Vinicius Luiz Albrecht

    Jorge! O seu blog foi um achado! Estamos de partida para a França, ficamos duas semanas, e pretendemos ficar 3 ou 4 noites em Nice (descemos direto lá), 5 noites em Noves (10km de Avignon), 3 noites entre Dijon e Lyon, e mais 3 em Paris. Vamos em família, 9 pessoas (todos adultos, 1 solteiro, todos jovens), alugamos casa em Nice e Noves, e Dijon, Lyon e Paris ficaremos em hotéis. Estaremos com 2 carros. O que mais você pode nos sugerir além das dicas que já estão no teu relato? Agradeço a atenção e parabéns pela iniciativa, certamente ajudará muitas pessoas que viajam pra lá. Grande abraço.

  11. Vinicius Luiz Albrecht

    Mais um detalhe que ia esquecendo, vamos dia 12 de maio e voltamos 27, você pode me dizer qual a temperatura média nesta época? obrigado.

  12. Vinicius, prazer em conhecê-lo. Sabe que fiz uma viagem parecida com a sua? Sim, desembarcamos em Nice e lá aproveitamos para fazer alguns passeios pelo litoral até St Tropez. Demais! E depois em outro dia até Mônaco. Achei que não fosse gostar de Mônaco, mas achamos 10. Só não vá pela Autoestrada. Há 3 estradas entre NIce e Mônaco e o ideal é vc seguir pela do meio que vai por cima das encostas (faça uma parada em EZE, vila medieval sobre as encostas) de onde se tem vistas lindas do Mediterrâneo. O retorno pode ser pelo litoral pela estrada baixa. A estrada alta é a auto-estrada que vc não precisa usar! Sem graça demais.

    Eu não dormi em Dijon, mas se vc quiser fazer o roteiro da Borgonha, não deixe de parar em Beaunne e fazer o trecho de carro entre Beaunne e Dijon pela estrada secundária. Esse será o roteiro dos grand crus. Beaune vale a visita. Muito boa, ótimas adegas e ótimos restaurantes. Lyon é grandinha, mas não demos muita sorte com o nosso hotel. Ficamos na parte histórica, mas acabo gostando sempre mais das cidades menores. Lyon é bem grande.

  13. Olá Jorge, parabéns pela chegada da Clara!!! Que o Papai do Céu abençoe muito sua família!!!

    Jorge, queria mais algumas dicas…farei uma excursão pela Italia por 11 dias que terminará em Roma…de Roma, eu gostaria de ir para Provence e passar uns 3 dias por lá e depois partir partir rumo Paris. Queria saber qual o melhor meio de chegar na Provence saindo de Roma…em início de setembro tenho alguma chance de ver os campos de lavanda, Jorge???
    Quanto tempo será que levo de Avignon até Gorges Du Verdon???
    Senão estou pensando em deixar para fazer uma super viagem de 8 dias só pela Provence no ano que vem no período de julho, que acredito ser o melhor…

    Mais uma vez, muito obrigada Jorge!!!

    Tudo de bom!!!

  14. Adriana, obrigado pela visita.
    Olha, em setembro há chance de ver alguma lavanda. Será final do verão. Eu estive no início de outubro e estava tudo queimado já, mas em setembro é bem provável que estejam por lá sim. Outra coisa, se vc tiver somente 3 dias, nem pense em ir ao Gorges du Verdon, vai ficar meio longe de Marseille e se vc tiver somente 3 dias, será melhor investí-los em Les Baux, Vaucluse, etc. Não ouvi nada bom sobre Avignon. A única vantagem é que vc pode tomar o TGV ali e rapidinho chegar em Paris. Para ir de Roma a Provence, pegue um vôo para Marseille.

  15. Oi, Jorge.
    Estou comecando a planejar meu roteiro pela Europa. Minha ideia e rodar de 20/30 dias pela Italia (Roma, napoles, Veneza), Franca (Provence subindo pra Chamonix), passando pela Suica pra chegar a Alemanha (rota romantica)… Eu sei, e muita coisa, mas to comecando a pensar. E muito dificil abrir mao… E tudo lindo. Sorte que ja fiquei em Florenca e visitei Pisa, entao to abrindo mao da Toscana…

    Bom, eu queria MUITO ver as lavandas… Vc acha que indo em MAIO eu ja consigo?

  16. Aline, eles falam que a temporada alta da lavanda é em junho/julho, então acho que no final de maio pode ter lavanda sim, mas confirme com o hotel que você escolher. (escolha o Le Mas des Etoiles que tá aqui no blog que eu garanto). Mas olha, a Provence é linda o ano mesmo sem as lavandas, todo o resto vai ser lavanda, fique tranquila.
    Vai me passando seus detalhes de viagem e eu tento ajudar. Se preferir, escreva pra giramundo(ponto)blog(arroba)gmail(ponto)com que eu tento responder com ajudas…
    Exceto Chamonix, eu penso que já estive em todos os lugares que você listou. 20 dias será pouco, quem sabe 30…

  17. Oi, Jorge! Muito obrigada mesmo pela resposta tao rapida… Vou organizar melhor as coisas e volto a te perguntar!😉

    Obrigadinha,
    Aline

  18. Le Mas des Etoiles:

    Mas e caro? Eu nao estou achando as tarifas… Vc se incomoda em dizer quanto pagou na epoca que foi pra eu ter uma ideia?

  19. Le Mas des Etoiles:

    Acabei de achar! So resta saber se maior e alta ou baixa temporada ainda…

  20. Ooops! Encontrei la isso tbm:

    “The high season starts on 16 May and ends on 10 September.”

    Vou entrar em contato para saber se haverao lavandas antes do dia 16!🙂

  21. Legal Aline, me passa seus planos e a gente conversa!

  22. ola jorge,

    Estou planejando uma viagem à Provence com emu marido. Eu adoro tudo que leio sobre este inigualavel lugar, mas estou um pouco preocupada com meu marido pois ele é mais urbano, adora conforto, boa mesa…

    adoraria achar um roteiro que incluisse tudo isto. Por onde começamos? Nice ou Marseille?
    Gostariamos de um hotel bem bacana e romantico. Os restaurantes maravilhosos precisam ser garimpados, mas estamos abertos às boas dicas .
    Um abraço,
    Magda

  23. Magda, eu começaria por Nice e terminaria em Marseille. Aqui no blog tem várias dicas sobre a Provence, inclusive restaurantes. Se tiver uma dúvida bem específica, deixe aqui…. Quando eu for a BH, vou visitar o seu café!

  24. ola Jorge, estou adorando suas dicas de Provence. Estou planejando ir para lá em novembro ( 18 à 24 ). A única coisa que está me deixando um pouco preocupada é o clima. Nesta época chove muito mesmo??!!! Obrigada, kika azevedo

  25. Oi Kika, a informação que eu tenho é que nunca chove demais na Provence e que são cerca de 300 dias de sol por ano. Mas sim, é em novembro que costuma ter a média maior de chuvas. Eu não deixaria de ir.l

  26. Olá Jorge tudo bem? Estou programando de ir para nice e Provance em agosto deste ano. Depois pegaria um carro e iria até Paris. Dá para fazer tudo em 10 dias?
    Obrigada,
    Elaine

  27. Olá Jorge!!!

    Sou uma cinéfila assumida e desde que vi o fim, “Um bom ano” com Russel Crowe, que foi filmado em Provence, fiquei apaixonada por tudo!!!
    Eu estou querendo passar pelo menos uns 07 dias para conhecer toda a região, será que dá para conhecer bastante coisa?
    Estava pretendendo ir ano que vem, já li que as melhores épocas são de maio – julho, ou em setembro…é isso mesmo…o que vc me aconselha???
    Estou amando todos os seus post, comentários e dicas…transmitem paixão … Parabéns!!! O Blog está lindo de morrer!!!!

    Abraços e Obrigado..pelas dicas do Blog!!!!

    Claudia Amorim

  28. ola, adorei suas dicas. como me comunico com o hotel? les mas des etoiles? desejo saber tbem se em junho poderei ver as flores de lavanda.
    bjs

  29. ola pretendo ir a provence no final de junho.conseguirei ver as flores de lavanda ja nesse mes? tem sugestoes de transporte da provence para roma

  30. Olá Jorge!!que bom descobri seu blog num livro do ricardo freire..estou programando uma viagem com meu esposo pra setembro e sou apaixonada na frança desde que me entendo por gente..adorei suas dicas ,porem será a primeira vez que viajo sem minhas filhas..então acho que não aguento mais que dez dias..por gentileza me ajude amontar um roteiro romantico por provence,Cotê d’ Azur e talvez 3 dias na tão sonhada Paris…(MOTIVO de ter que ser muiito especial é minha primeira viagem à europa ..meu marido vai duas vezes por ano sem mim a trabalho..vamos comemorar 6 anos de casados.)..

  31. olá Jorge,estou aguardando seu contato..para definir com segurança meu roteiro..obrigada lysia zanatta

  32. Olá Jorge. Encontrei seu blog procurando por “campos de lavanda ” pois meu marido é encantado com eles a algum tempo, e finalmente vamos poder viajar para a europa. Achei muito interessantes as dicas e como vc se dispôs a dar dicas para algumas pessoas, gostaria de me incluir nesta gentileza, pode ser?

  33. Olá, gostaria muito de uma ajuda sua e rápido! No próxima semana parto em viagem para vários lugares da Europa e um deles é Nice! Chego dia 31/10 e volto dia 02/11, mas pelo que vi, existem lugares encantadores por essa região. Eu particularmente, fiquei deslumbrada com Verdon! O que é aquela água azul? Meu Deus, que paraíso!
    Bom, gostaria muito de ficar só um dia em Nice e passar os outros em Verdon, conhecendo os canyons e, quem sabe, fazendo alguma coisa mais radical! Bom, não encontrei lugar barato pra ficar, estava atrás de albergue ou coisa assim, que caiba no orçamento de estudante. Você pode me ajudar com essa informação? Quero muito ir lá! Me apaixonei!
    Obrigada, abraços!

  34. Pretendemos minha irmã e eu ir a França e na Provence em 2010 quero conhecer e fotografar os campos de lavanda, voce pode nos orientar qual o período mais favorável para apreciar os campos lilás de lavanda? E quanto a estadia existem pousadas rurais próximas das plantações?
    grata pela atenção.

    • Pessoal,
      Só para dar um aviso àqueles que querem ver os campos de lavanda. Estive na Provence no início de Agosto de 2005 e a lavanda já havia sido colhida.😦 Não vi um campo lilás.. nem na Abadia de Senanque, nem no Museu da Lavanda, nem em qq outro lugar. Então, quem faz questão de vê-los deve ir em Julho ou Julho. Mas a Provence vale a pena de qq jeito. Estou indo novamente pra França agora em e vou focar na região do Languedoc, mas vou dar uma passadinha na Provence, pq nunca é demais!🙂
      Jorge, obrigada pelas dicas!

  35. Oi Jorge,
    Você anda mesmo inspirando muita gente! A Dri viu as suas fotos e veio conferir pessoalmente a beleza desse desfiladeiro. O texto foi publicado la no “Persa”. Beijos!

  36. Pingback: Persa Brasileiro na Provence » Um dia passeando pelo desfiladeiro de Gorges du Verdon. Uma aventura vivida e fotografada pela Dri, do Carrossel de Sonhos.

  37. Em Abril deste ano estivemos na Provença e Côte Azur. Para reviajar um pouco fizemos um blog com a descrição da viagem – http://reviajar.blogspot.com/ – Espero que gostem e que ajude quem está a preparar a viagem.

  38. Olá, Jorge! Parabéns elo blog! Muita dicas incríveis! Vou enviar um pré-roteiro do que estou programando fazer com o meu marido nas férias de julho. Gostaria, se possível, que vc comentasse ou desse dicas de quais vilarejos devo incluir durante minha visita à Provence. Mais precisamente, as que estão próximos a Avignon, Lyon e Aix (os mais imperdíveis).

    Muito Obrigada!!

    Dia 09.julh: saída para Paris 19:50 TAP
    > Dia 10.julh: chagada em Paris e hospedagem
    > dia 10-13: Paris
    > Dia 14.julh: saída de trem para Geneve (Suíça). Chegada e hospedagem
    > Dia 15.julh: Geneve
    > Dia 16.julh: saída de carro de Geneve para Annecy. Chegada e hospedagem
    > Dia 17.julh: saída de carro de Annecy para Lyon
    > Dia 18.julh: Lyon
    > Dia 19.julh: saída de carro de Lyon para Avignon. Chegada e hospedagem
    > Dia 20.julh: Avignon
    > Dia 21.julh: saída de Avignon para Aix-en-Provence. Chegada e hospedagem
    > Dia 22. julh: Aix-en-Provence
    > Dia 23.julh: saída para Marseille.
    > Dia 24.julh. Volta para Fortaleza

  39. Olá Jorge
    Em junho próximo estaremos saindo de Nice (Domingo) em direção à Aix-en-Provence. No caminho gostaríamos de conhecer “Gorges Du Verdon” e Moustiers-Ste-Marie, disponibilizando o dia inteiro. Confesso que estou preocupado com a estrada até o “Lac de Ste-Croix” e tenho algumas dúvidas onde estacionar o carro, qual o melhor lugar do canyon para conhecer e por onde começar o passeio, como passear de barco/pedalinho etc. Sou fotografo e não gostaria de perder essa chance. Qto à estrada, qual das opções, a partir de Grasse, você sugeri :
    a) D6085 > D21 > D71 ou ou
    b) D6085 > D4085 > D952 > Riez > D11 > D111
    Sugestões são bem-vindas. Um abraço e obrigado
    João

  40. Olá Jorge,

    Estou combinando uma viagem para provence em agosto, vou sair daqui no dia 17 de agosto, ficarei em Nice 2 noites, depois aluguei uma casa em Avignon, depois vou para Reims, dormirei uma noite lá e depois irei para Paris. Me deram o seguinte roteiro, será que você pode me ajudar e dar uns pitacos?

    Chegarei em Nice à noite, entao dia 19 passarei o dia em Nice, dia 19 farei St paul de Vence e Monaco, em Nice me indicaram o restaurante les dents de la mer e o Roger Verger.
    Dia 20 parto para Avignon, atraves da rota Napoleon, parando em Castellane para almoçar, queria passar por Aix Provence ou Gorges du Verdon mas nao sei se dá certo.
    Chegraei em Avignon e ai pretendo ir nas seguintes cidades:(ficarei 7 dias inteiros em Avignon) Fontaine de Vauluse
    Isle Sur La Sorgue
    Les Demoiselles
    abbay de Senanque
    Gordes
    Gourdon
    Avignon

    De Avignon ir para Vezelay e almoçar lá, passar em Baune e chegar em Reims para dormir. no dia seguinte ir para Paris parando na cidade medieval de Provins.

    Gostaria muito da sua ajuda, pois estou apaixonada com as dicas do seu blog e estou bem perdida.

  41. Olá a todos!

    – A Primavera na Provença e Cotê D´’Ázur
    – O Inverno na Toscana
    – Veneza no Inverno

    Relato de viagem com muitas dicas em:

    http://www.reviajar.net

    Fiquem bem! E boas viagens!

  42. Olá!!! Adorei o seu blog!!!! Cada lugar mais lindo que o outro!!!
    Gostaria de saber se você tem alguma dica de como chegar a Provence de Paris… Meus pais irão para Paris nesta quinta e gostariam de conhecer Provence, principalmente a área de lavanda, mesmo sabendo que n é epoca das flores.🙂
    Obrigada!!!!

  43. Jorge, adorei seu Gira Mundo! Em julho/12 passarei 4 dias na Provance vindo de Roma com destino a Paris. Lá pretendo alugar um carro e gostaria da sua ajuda para escolher a cidade base e quais lugares você não deixaria de conhecer considerando o tempo disponível e que quero muito ver campos de lavanda, conhecer lugares lindos e comer bem! Me ajuda!?
    Obrigada/Adriana

  44. Olá Jorge… Que bom ter conhecido seu site / blog antes de embarcar… Bolei um roteiro, mas preciso demais da sua ajuda. Vou estar em Marseille no meio do mês de maio. Vamos alugar um carro (1 casal) saímos de Marseille para Aix (2 noites) para conhecermos a redondeza. Dai partimos por Roussillon até chegarmos (espero ver os campos floridos nesse percurso), Manosque, Valensolle, até chegarmos a Moustiers (1 dia), dai seguimos para Castellane e Gorges e voltamos p Marseile. Num total de 5 dias. Minha duvida é se devo me hospedar em Gorges DU ou Castellane? Gostaria de dicas de hotéis Moustiers, Gorges ou Castellane e os possíveis passeios… Sei que já esteve por esse percurso, então vc seria a pessoa mais certa para me ajudar. Valeu pelo site. Vou enviar fotos e dicas qdo estiver por lá… BJS e obrigada. Suzana…

  45. Bom dia Jorge, estamos embarcando para Marseile no dia 05 de outubro. Estaremos 5 noites na Provence, penso em ficar 2 noites próximo de Aix e 3 noites no Luberon ou Les Baux. Para ir de Aix ao Verdon, passando por Moustier-Saint-Marie, qual a sua sugestão de trajeto? Qual a melhor estrada para as fotos, D952 ou D71? Abraço!

  46. Olá Jorge,
    Adorei seu site e suas dicas!!! Fundamentais.
    Gostaria de uma ajuda para decidir a hospedagem. Ficaremos na região da Provence por 4 dias inteiros e depois partiremos para Cinqueterre, via Nice. Onde você indicaria a hospedagem? No Le Mas des Etoiles mesmo?
    Obrigada
    Nayara

Deixe uma resposta

