Provence: Luberon e o Le Mas des Etoiles

img_1709.JPG

O maior sucesso desta viagem à Provence foi, sem sombra de dúvidas, ter conseguido descobrir o Le Mas des Etoiles.

Combinamos estourar um pouquinho o orçamento no início da viagem para não errarmos, mas sabíamos de que não daria para manter o fôlego nas paradas seguintes. Ficaríamos uns cinco dias no Luberon e precisávamos descobrir um lugar aconchegante, bem localizado, pequeno, bonito, charmoso que não fosse muito caro. E tinha que ser perto de Gordes, porque ali estava o centro “geodésico” de tudo o que queríamos ver entre o Vaucluse e Bouches-DU-Rhône, exatamente onde está o Luberon. Foi tão difícil que eu não sei dizer como é que chegamos ao site do Le Mas des Etoiles. Eu e minha assistente-passageira-e-esposa Tati rodamos todos os sites conhecidos até chegarmos ao Le Mas. Aliás, Le Mas significa um pequeno sítio em francês da Provence.

O casal Forest (cuidado, não vai falar em inglês, fale “FÓrrestê”.) é excepcional. Eu quero ser como eles quando crescer. Eles já viajaram boa parte do mundo, moraram na Argentina, nos EUA e escolheram o Luberon para enfiar todas as economias e construir a casa onde pretendem passar o resto da vida. Para financiar o sonho, eles construíram dois quartos destacados da casa principal, abriram outros três dentro da casa e assim, passaram a receber gente de tudo quanto é lugar.

A gente já foi um com a cara do outro no processo de reserva, François sempre muito simpático em seus e-mails, comentou que tem primos em Curitiba, que os passeios não seriam muito pesados para uma gestante e com algumas semanas de antecedência, ele me ajudou a preparar tudo sobre a região. Deu instruções exatas de como chegar, falou sobre os restaurantes e atrações, ou seja, fez tudo o que o Concièrge do Ritz de Paris deveria fazer, mas duvido que faça para quem paga quarto Standard.

O quarto “des Anges” foi uma ótima escolha. É o quarto mais bonito da casa. Repleto de recordações da família, livros da Annette, fotos, bem iluminado. Tem um chuveiro excelente, uma cama ótima, um terraço e jardim exclusivos e o melhor, ali você tem total privacidade, você não se dá conta de que está na casa de alguém. Não que você precise se preocupar com isso, o casal Forest é nada inconveniente.

Logo que chegamos, François me emprestou um mapa Michelin. Eu já tinha um Michelin com as estradas de toda a Europa, ainda assim ele me emprestou o mapa de Vaucluse que contém todas as pequenas estradinhas vicinais que na verdade funcionam quase como boulevards no Luberon. A cada dois ou três km, você chega a um novo village e são nesses villages que estão as atrações, os restaurantes, o melhor da Provence!

O François também me entregou uma lista com as atrações preferidas pelos hóspedes separadas por categorias. Os melhores passeios para esportistas, para famílias, os melhores restaurantes por cada faixa de preço, não escapa nada. A Annette fazia as reservas, cuidava para que o café da manhã estivesse pronto no momento em que saíamos do quarto. Ela ainda foi responsável pelo programa mais legal que fizemos em Lês Baux ao qual pretendo dedicar um post exclusivo em alguns dias.

Sem o conforto, a hospitalidade e as dicas dos Forest, não teríamos aproveitado tanto nossa estada na região. No próximo post, passo as dicas dos vilarejos do Luberon e Vaucluse.

21 Respostas para “Provence: Luberon e o Le Mas des Etoiles

  1. Que achado em Jorge, desses que tornam a viagem muito mais agradável.

    Muito legal! Explica uma coisa quem escreve a lista preferida pelos hospedes ? Os próprios?

    Abs!

  2. Marcio,
    O François vai anotando o feedback dos hóspedes e compila as preferências.

  3. Muito boa a dica, Jorge, tipo da coisa que não se encontra em guias.

  4. Jorge Bernardes, obrigada x linkar mi blog.
    He contestado a tu pregunta sobre Galicia en mi blog.
    Sé que pronto serás papá y Galicia, creo, que está muy lejos para ir con un bebé, guarda las “dicas” para más adelante, para cuando puedas ir con tu mujer y con Clara. Seguro que os gusta Galicia y también su comida.

    Pero España está a punto de sucumbir con tanta especulación inmobiliaria (en sus costas). Galicia, también está afectada.

  5. Jorge, essa dica é preciosa! Vai ficar arquivada para uso futuro – e espero que esse futuro não esteja muito distante…

  6. Carla,

    Finalmente eu consegui domesticar a função linkar no wordpress, acredita? Editei o post agora e coloquei o link do Le Mas. Fica mais fácil visitar.

    Carmen,
    Muito obrigado pela visita. Olha, sei que a Clara nem nasceu, mas eu e a mãe dela já pensamos em várias viagens com ela🙂

  7. Amei as dicas.
    Quero ler a continuacao…
    E saber qual será primeira viagem internacional da Clara…

  8. Oba camaradas Brasileiros, voces tambem adoram a nossa linda regiao que e o Luberon, por favor nos visita quando estarem por aqui de novo !

  9. Olá Luberon news, pena que você não se identificou porque adorei o seu site. Achei utílíssimo.

  10. Pingback: This is our new Website ! | Le Mas des Etoiles

  11. Acabei de voltar de uma longa viagem pela França, cujo roteiro incluiu a Provence. Aproveitei muito as dicas do Giramundo.
    Infelizmente, não guardo boas recordações do Le Mas de Etoile. Os proprietários fizeram alguns comentários depreciativos sobre os brasileiros em geral e a lista do que fazer ou não fazer era infindável. Por exemplo, não podia comer no quarto ou qualquer lugar da casa, não era permitida a utilização a geladeira da casa (e nos quartos não tinha frigobar), não podia pisar com os pés molhados no chão. Havia uma regra expressa também de que se as toalhas ficassem sujas de maquiagem, o preço da lavagem seria cobrado do hóspede.
    Destaco que todas as regras estavam impressas em uma folha de papel e a redação utilizada não era a mais cortez, o que reforçava o perfil comercial da hospedagem.
    A limpeza dos quartos também deixou a desejar. Mesmo ápós 3 dias de hospedagem, as toalhas não foram trocadas e o chão não foi varrido. Apenas a cama foi arrumada.
    Registro ainda que a proprietária do local, após verificar que meu marido e um amigo consumiram o total de 7 cervejas em 3 dias de hospedagem, afirmou literalmente que eles “beberam como uns animais”, denotando extrema grosseria.

  12. Terrible! Terrible! Terrible!
    Fui à hospedagem em razão das dicas do site, porém o local não traz nenhuma comodidade. Ao revés, denota extremo desconforto porque, para começar, logo que você é recebido, são dadas as regras que apelidei de DO NOT. Não se pode comer nos quartos ou dentro da casa, mas também não se pode comer na varanda ou fora da casa. Também não há frigobar nos quartos e a geladeira de fora não pode ser usada pelos hóspedes, “a não ser para guardar medicamentos ou comida de criança…” Enfim, se você sentir alguma fome, lugar de comer é na rua, bem longe dali!
    A sra. Anete, esposa do sr. François, também nos guardou um tratamento rude e inconveniente. Ela simplesmente não consegue te deixar tranquilo nem um segundo. Acabou por nos aborrecer com seus comentários sobre o Brasil. A grande verdade é que ela é argentina, fantasiada de francesa…
    Mau gosto total também a caixa de fósforos no banheiro com o aviso mais ou menos assim: “este é o jeito ecolóigico de eliminar o mau cheiro…” Para mim isso é tradução de pão duragem para não se ter produtos adequados de limpeza sanitária!
    O quarto também não era limpo nos dias que fiquei e nem ao menos aspirado.
    A instalação deixou muito a desejar. Não recomendo mesmo! Ainda mais porque, lá, você não consegue descansar tamanho o desconforto.

  13. Estive neste B&B no início de setembro. Não gostei da “marcação cerrada” dos donos, vigiando todos os nossos passos e solicitando cumprimento de muitas regras. São indelicados em certos momentos. Sugiro os hotéis nas cidades próximas, muito mais charmosos e…tranquilos.

  14. Em nome dos Mas des Etoiles em Gordes, Provence, François e Annette desejar um feliz ano novo 2010 a todos os nossos Amigos Brasileiros.
    Graças à gentileza de Jorge Giramundo Bernardes, Temos um monte de Brasileiros no Mas des Etoiles e são mais satisfeitos com a nossa casa. Muitos, por sua vez recomendado seus próprios amigos. Estamos fazendo o melhor que têm a melhor memória.

    Infelizmente, existem algumas excepções, e eu só aconteceu para ver as más opiniões escritas pelos turistas que tinham vindo final de setembro de 2009. Eles também haviam nos “assassinado” em Tripadvisor e eu imediatamente respondeu. Aqui está o texto publicado pelo TripAdvisor mesmo:
    …………………………………………………………………………………………………………………………………….
    Resposta da Administração
    27 de outubro 2009

    Uma boa recomendação para os viajantes, antes de reservar a Mas des Etoiles está a analisar cuidadosamente os comentários no Tripadvisor convidados e os nossos 2 sites que dão um monte de detalhes e imagens. Ele vem por causa de nossa reputação internacional temos reservas por pessoas que pensam que somos um hotel de 4 estrelas e não sabem o que é realmente um B & B. Há uma confusão. Eles querem tudo o que nos não temos e eles não gostam do que oferecemos. Culturas e educações oposição. Às vezes, a diferença não pode ser eliminado por causa da má comunicação (Annette e eu falo além de Francês, Inglês, Espanhol e Italiano, que é rara em França). Portanto, há pouco podemos fazer. Pela maneira, há recomendações para ter uma estadia agradável aqui e respeitar os outros partidos. Eles são escritos em um estilo limpo e positivo (por exemplo, “segurar as persianas para o vento Mistral Provence”, etc …) Todos entendem que é útil. Além disso, existe uma enorme geladeira à disposição de todos a qualquer hora na sala de jantar de verão. Mas não é projetado para realizar compras de supermercado, por ter à noite um jantar completo no quarto de cama. Todos os gourmets sabem que temos os melhores restaurantes apenas muito proximo e que valoriza bastante sobre isso. Também quase todas as noites, as pessoas compartilham conosco e novos amigos suas próprias descobertas de vinhos, queijos e enchidos no terraço
    ……………………………………………………………………………………………………………………………………

    Nós não poderia dar mais detalhes pois isso não interessa ao mundo total.
    Mas eu vejo em Giramundo ataques grave e suposições sobre a nossa posição vis-à-vis os Brasileiros em geral. Isso não pode ficar sem resposta clara e especifica.
    É nojento e estúpido,
    Eu vou explicar rapidamente o que realmente aconteceu.
    Os dois casais chegaram 20 de setembro. Naquele dia eu fiz um ataque de obstrução intestinal e contorcia de dolor na minha cama. Acabo cumprimentou e Annette foi o anfitrião de costume (Mas des Etoiles apresentação, discussão e visitas a restaurantes …).
    Na manhã seguinte fomos para a emergência do hospital e, finalmente, tenho sofrido uma séria operação cirúrgica após 15 dias.
    Quando eles saíram, eu perguntei Annette, como é normal, se a sua estadia foi muito bem. Ella me disse o seguinte :
    Eles estavam tristes e recusou todas as conversas. Eles não fizeram visitas que foram feitas quando se está em Gordes e nada parecia interessá-los.
    No café da manhã, houve um grupo de muito bom francês que tentou conversar com eles, sem sucesso. Exceto uma mulher que nenhum deles falava Inglês ou Espanhol e eles preferiram permanecer como conspiradores e falou baixinho.
    Mas a partir terceiro dia eles não teve nenhum comentário desagradável a todos os que estão em Giramundo e TripAdvisor. Eles normalmente são saidos sem dizer nada.

    Annette disse-me que provavelmente foram um pouco perdido e eles não estavam no hotel certo para eles. Eles eram algo como contador de governo na capital federal e ao nível do nosso B & B foi muito alto para eles.
    Eles nunca me perguntou se minha saúde era melhor.

    Todos dizem que é um tecido de declarações proferidas com estupidez e maldade.

    Quanto ao Brasil e os Brasileiros, é inacreditável. Talvez não as suas deficiências linguísticas bem como humor Annette ter induzido em error.

    Mas nos insultar abertamente!
    Temos uma parte de nossa família que emigraram da Argentina para o Brasil e tem uma grande empresa do setor automotivo em Curitiba. As crianças são todos os brasileiros e para ser feliz. Annette e eu temos sido muitas vezes no Rio e na língua brasileira é o nosso favorito. A maioria dos brasileiros é amigável, aberto e inteligente. Eles são definitivamente muito parecido com nós mesmos o francêses.
    Annette e eu temos falado novamente esse problema por acaso esta tarde (Ela viu Tripadvisor mas eu escondi os dois artigos em Giramundo: Eu não quero ver morrer de raiva ou tristeza).
    Como é a nossa casa pessoal, em retrospecto, ter pessoas como esta entre nós é um estupro real com feridas profundas.Tínhamos começado a tela de candidatos para voltar para casa, mas a porta estava aberta para todos os brasileiros.
    Temos advogados juízes, industriais, empresários, artistas, todo tipo de gente bem educada e interessante, com una curiosidade intelligente.
    Infelizmente, temos também alguns espécimes que acreditam que qualquer licença e não têm nenhum respeito pelo outros.

    Mas estamos indo causar este incidente tomar medidas correctivas Nós vamos ser no futuro muito mais seletiva.

    Se as pessoas demonstram o menor sinal de insatisfação, convidamos-los a partir e eles vão restituir as noites. Vuolons Nós não repetir essa experiência. Com a web é muito fácil saber quem são as pessoas. Quando em dúvida, iremos recusar. Se as pessoas acham que o que os nossos « amigos » muito agradável em Brasília, disse que está bem, boa sorte em outros lugares.

    O hotel em frente é muito bom. Os quartos estão tristes. Os preços são mais caros. Não há regras. Não há nada de quebrar. Olhe em opiniões TripAdvisor (Google Senancole Mas Gordes …). Ninguém oferece a qualidade dos cuidados que nós oferecemos e que atraiu a maioria dos hospedes .

    Queremos que as pessoas amigáveis, com sorrisos e diversão. Haver fun,divirtir-se e rir.
    Finalmente, se as pessoas querem saber mais sobre como nós vivemos em Provenza, Uma das nossas filhas (agora havemos 12 netos) tem um blog muito interessante (no Google … keep moving forward …) É em três idiomas.
    Nosso novo website está http://www.chambre-hote-gordes-luberon-provence.com/. Vou fazer uma história sobre a amizade entre os Mas des Etoiles e Brasil. Você pode fazer perguntas e deixar comentários.
    Em 2010, pretendemos reduzir o número de quartos disponíveis para atendimento ainda melhor os nossos clientes. Também vamos inaugurar a nova piscina biológica (adicionado a piscine sem apresentar clorina que existe hoje).
    « Bonne continuation » a todos os amigos. (Desculpe-me, eu não escrevo bem em Português).
    Francois

    Aqui estão algumas outras comentários feitos no verão 2009 por Hospedes do Brasil no Tripadvisor Mas des Etoiles. Eu coloquei por que o leitor vê que não está sendo dito unicamente coisas negativas sobre nós.

    Francois

  15. Aqui estão algumas outras comentários feitos no verão 2009 por Hospedes do Brasil no Tripadvisor Mas des Etoiles. Eu coloquei por que o leitor vê que não está sendo dito unicamente coisas negativas sobre nós.

    Francois

    Um lugar especial
    Le Mas des Etoiles
    fsiqueira
    belo horizonte, mg,
    20 août 2009
    Eu e minha esposa passamos 6 dias no Mas des Etoiles, em julho de 2009, e adoramos: a acolhida amiga e especial de François e da Anette, sinal de quem gosta do que faz, o convívio com a familia deles, a liberdade de se sentir em casa, e o lugar super gostoso, numa região maravilhosa. O guia que eles oferecem na chegada, com as dicas do Lubéron, e a mordomia das reservas nos melhores restaurantes são ótimas. Detalhes provençais da casa, e a informalidade complementam o gosto de ficar no Mas des Étoiles.
    A François et Anette, notre amitié!
    Firmino e Ana

    Um sonho de pousada, com charme, alma e natureza exuberantes
    Le Mas des Etoiles

    GigiCuritiba Curitiba
    15 août 2009
    O charme da arquitetura e decoração típica provençal, aliado a um jardim exuberante e a alma doce dos proprietários François e Annette. Nos sentimos especiais de verdade, a acolhida é formidável. Ambiente limpo, agradável, com os aromas da Provence. Para o Mas des Etoiles, cada detalhe é importante. Sempre com novidades, piscina com água salgada, piscina natural, simplesmente imperdível… Voltarei logo e sempre
    5 dias maravilhosos no Le Mas des Etoiles
    Le Mas des Etoiles
    BetoSauer
    Rio de Janeiro
    10 juin 2009
    Ficar nesse hotel foi uma grande experiência por vários motivos. O François e Anntte são pessoas especiais, extremamente atenciosas e que nos deram dicas ótimas de restaurantes, os melhores locais para visitar, o caminho mais bonito, a melhor feira. etc. Com isso, aproveitamos o melhor da região. O Hotel, além de bonito, é bem decorado e tem ótima roupa de cama. Tudo novo e funcionando bem. Ficamos no quarto dos Anjos, que é bem grande, isolado e muito silencioso. Lembro de nunca ter ficadoum silêncio tão grande. Um lembrete, o jardim do François tem uma variedade enorme de plantas. Conversar com ele sobre isso é uma boa terapia. O café da manhã foi ótimo, bons queijos, variedade de pães, suco, café, yogurte, tudo ótimo. Fomos no início da primavera, não pegamos o seu auge, mas imagino que seja de uma beleza incrível as parreiras que cercam o hotel.
    Foi muito bom.
    Simply beautiful, magical and enchanting

    Le Mas des Etoiles
    alinepoly 63 contributions
    Rio de Janeiro, Brésil
    20 déc. 2009
    Located in a beautiful place, with a magical atmosphere and one of the most beautiful landscapes I’ve ever seen. The house and the rooms are nicely and detailed decorated by Anette. The gardens are really amazing.

  16. Best 3 days ever
    Le Mas des Etoiles
    feremau 2 contributions
    São Paulo, Brésil
    I spent 12 days in France, and the best 3 days were the days that I stayed at Mas des Etoiles. I wished to have Francois and Annette as my grandmother/ father. Beautiful place, very clean, delicius breakfast, very good location, but the best is the happiness athmosphere in the air. Francois answered all my questions by email before the trip, helping me to plann the 3 days, gave me maps and all tips, and made the restaurant reservations. Annette, I wished to have more time to talk to you because I’m sure you have great stories. I will never forget, love, loved, loved! I will be back for sure!

  17. Estivemos – eu e minha mulher- no Le Mas des Etoiles, no início de setembro de 2009, por 7 maravilhosos dias. François e Annette nos receberam muito bem, sempre simpáticos e atenciosos. François nos deu dicas de restaurantes maravilhosos – aliás um ponto forte e imperdível da região – de passeios, piqueniques, feiras, enfim um perfeito anfitrião.
    E Annette, no maravilhoso café da manhã, sempre presente, aproximando os hóspedes – brasileiros do Rio e Brasília, franceses, belgas, argentinos, suiços…
    Os quartos do Le Mas são lindos, confortáveis, aconchegantes, bem decorados e limpos, guardando, através da decoração , a história da família. Enfim, nossa estada na Provence e mais precisamente no Le Mas des Etoiles foi inesquecível. Pretendemos voltar outras vezes.

  18. Maria Edna Anunciato

    JORGE,POR TER ACHADO SEU BLOG E SUAS INDICAÇÕES NA PROVENCE É QUE HOJE ME ENCONTRO AQUI COM MEU MARIDO ,HOSPEDADA NO MAS D´ETOILE.
    OBRIGADISSIMA POR FAZER ESSE TIPO DE COMENTARIO QUE MAIS FUNCIONA COMO UM SERVIÇO!REALMENTE É TUDO O QUE VC. COMENTA E MAIS UM POUCO,POIS PRECISEI DE MÉDICO (POR CAUSA DE UMA ALERGIA)E FRANÇOIS E ANNETE FORAM SUPER GENTIS.
    UM GRANDE ABRAÇO….OBRIGADA….ATE UMA PROXIMA….

    MARIA EDNA

  19. The owner, François Forest, mixes up hospitality and hostility.
    On arrival, the pool was dirty and green. There was no reason because there had been no mistral for the last week. Since 16 years we are in the region, a few months each year, so we know what we are talking about. The garden was badly maintained. The house has a large living room with open kitchen but as guests we were not allowed to sit inside except in our bedroom or outside. The rooms are nice and the breakfast was good. During breakfast we heard the owner yelling at the maid and she was crying.
    We were refused by the owner to watch the news on the TV; he said shortly: “We do not look television over here. You can watch the news on your PC”. He replied our request for the code for Wifi by saying he would bring a cable. He commanded to hand over our PC to him to make the connection with the cable by himself. He got angry when we wanted to make the connection with our PC ourselves. Him being unfriendly all the time he started yelling and cursing and he insulted my wife by repeating all the time, pointing his finger to her, “You are bad, bad.” On arrival he commanded us to give him all our Credit Card details. The evening before leaving early next morning we went down to pay the bill. He told us that he debited already from our Credit Card account (without telling us and without permission). We were flabbergasted and told him he had no right to do so. I told him also that I do not accept him insulting my wife. Then he got extremely angry and pointing with his finger at us, he cursed and yelled “You are bad and you are null.” He cried out: “I will take any amount I want from your Credit Card and I throw you out of the house!” I tried to calm him down, but nothing helped. Then he took his camera and started to make pictures of us, repeating and yelling “You are crazy people”, etc. All this time my wife did not say a word and wa mostly looking down. Then I asked her to take het mobile and make a video. She did and we now have his incredible behaviour on tape. Then we phoned the alarm number of the police. They told us in this situation you better leave. When we went up to the room to pack quickly our luggage, he followed us, yelling and cursing and forced his way into the room.
    At 10 PM when we drove away, he stand outside with his two arms widely waving at us. Our 2-night turned out to be a 1-night stay and a nightmare. An insult to the hospitality of the Provence!
    Foppe

    • Smart Thieves or Dinosaurs ? Certainly not guests of Mas des Etoiles !
      You have seen a vengeful comment made by M. Seekels Foppe and Mrs Clemers Marlyse. They were not true guests. There has been no contractual engagement and no prior exchange of correspondence with them.
      Foppe called us on September 1, for 2 nights and arrived in minutes.
      He had no booking. Here, 100% of the bookings are made by the Internet and we can easily check the status of the potential guest and evaluate the risk.
      So we opened the door by charity (he said the lady was exhausted) and we were obliged to put them out of the house on the second day. I pass on the details. Here are the important points.
      From the beginning, they were arrogant, criticizing everything and said in substance : We do not need to give you our ID’s as we are very wealthy and over that. So they escaped to fill the form as required. We proposed them to leave twice and it is only after a strong command ( do it or leave immediately) that I got a Visa card #. For some reason, they wanted to stay, but were quarrelling my wife and me on any subject.
      They were very evasive about their life, said they lived in Malta and what we knew of their story looked odd and fabricated. Everything with them was bizarre. They cut the conversations implying they did want to speak to inferiors. Also it seemed that , while they could easily go to the best hotels around, they selected us because they assumed in a guest house controls are lower and not followed by the Police. They looked like International Hotel thieves and we were a good prey. As we have a lot of pricey things in the house, we feared a trap. The lady looked mentally insane and silly enough to steal us a major piece and disappear with the man forever in the night.
      Before the second night ( they had planned a very early – out of the eyes – departure, they started to question our usual terms for payment and I saw that they were going to go without paying and worse maybe steal us. So we immediately managed to put them out as quickly as possible. Not easy. It was 9 30 PM. We were much relieved when their car left the estate. First time in seven years.

      So if you come to see such comment we ask you to drop it.
      As I said they were not true guests but intruders in our house.

      Thank you.

      Francois Forest

  20. Jorge, esta dica que vc deu sobre o Les Mas des Etoiles foi de extrema importancia para o planejamento da minha viagem! Sem palavras para agradecer a generosidade!🙂
    O le mas é incrível! O casal super simpático nos deixou super a vontade e a inpressão que tenho é que estou hospedada na casa de um simpático casal da Provence.
    Nos foi providenciado mapas, guias da regiao. No inicio da noite um pouco de vinho, conversa boa, enfim, vc nos deu a dicada cereja do bolo!🙂
    E agora me delicio com os relatos da viagem com a Clara! Me dá até mais coragem de começar a pensar em filhos! Rsrsrs
    Abraço e Obrigada!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s