Les Baux de Provence: Cathedrale d´Images

cathedrale-dimages-1.jpg

Trata-se de uma idéia simples: o idealizador, Albert Plécy foi um jornalista que se dedicou à fotografia e o uso da imagem para transmitir o seu trabalho.
Ele passou anos fazendo estudos sobre fotografia, estimulando novos profissionais e fazendo mostras ao redor do mundo até que teve a grande e simples idéia de utilizar uma antiga pedreira de bauxita e pedra calcária ao lado de Les Baux de Provence para projetar imagens e criar o que ele batizou de Cathedrale d´Images.

cathedrale-dimages-7.jpg

Este é o melhor programa pago de toda a Provence. E é uma dica exclusiva do Gira Mundo. Sim, sem modéstia nenhuma, pois este lugar está aberto ao público há 30 anos e eu não me conformo de não ter visto em nenhum guia ou revista de viagens uma matéria indicando este lugar como ele merece.

cathedrale-dimages-6.jpg

Dentro desse espaço de 4000m2 e com paredes de 12m de altura, há uma mostra diferente a cada ano. O tema de 2006 foi a obra de Cézanne em homenagem aos 100 anos de sua morte. A entrada da pedreira foi fechada para que lá dentro a escuridão fosse total. A apresentação começa e reinicia a cada 30 ou 40 minutos, sempre ao som de boa música erudita, mas você passa facilmente 2 horas lá dentro, vendo e revendo sempre impressionado com a beleza dessa idéia tão inusitada. Os seus olhos não querem mais ir embora.

cathedrale-dimages-5.jpg

A mostra de 2007 é de imagens de Veneza. E eu preciso dizer que mais uma vez, nós só descobrimos este lugar porque este é um dos lugares favoritos da Annette Forest do Le Mas des Etoiles.

5 Respostas para “Les Baux de Provence: Cathedrale d´Images

  1. Oi Jorge, bom dia!
    Como vi seus posts sobre a Provence, queria saber se você também teria dicas sobre a região do Vale do Loire e Bordeaux, incluindo algumas vinícolas.
    Obrigada!
    E que tudo corra bem com a sua Clara!

  2. Analice,
    Xiii, infelizmente eu não tenho dicas sobre essas duas regiões. Meus próximos posts sobre a França vão ser sobre a Borgonha. Loire e Bordeaux ficaram para uma próxima viagem.
    Obrigado pela visita e pela torcida…

  3. Jorge,
    Obrigada a você por estes posts sobre todos estes lugares maravilhosos!
    E parabéns mais uma vez pela Clara!

  4. Pingback: O dia em que Van Gogh teve uma epifania « O meu lugar

  5. Jorge, Olá!
    Vou para a Provence em maio e achei o Gira Mundo. Adorei as dicas mas fiquei triste ao saber que o Cathedrale d´Images foi despejado e não haveria mais apresentações (acessei o link no seu post). Você sabe o que houve?
    Muito obrigada.
    Bárbara

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s