Provence: Os restaurantes do Luberon

gordes.jpg
Final de tarde em Gordes. Hora de pensar no jantar.
Se você já se hospedou no Le Mas des Etoiles e escolheu o quarto dos Anjos, agora é hora de escolher onde comer. Este post também só pode existir porque foram o François e a Annette que nos indicaram estes quatro restaurantes que foram testados e aprovados com louvor pelo Gira Mundo e três deles também pelo quase tão reconhecido Guide Michelin!

Falando mais uma vez no Le Mas, o François descobriu o post que fiz para ele aqui no Gira Mundo antes que eu pudesse enviá-lo. Ele colocou o link na página principal do site deles traduzido em Francês e Inglês. Que surpresa bacana! Não sei dizer quem ficou mais surpreso com quem. Ele me mandou um email dizendo o quanto eles haviam ficado felizes com a menção do Le Mas em tão distinto blog e eu fiquei mais ainda quando vi meu texto na página principal do site deles. Essa blogosfera tem me pregado cada peça!!!

Durante o dia os passeios no Luberon serão bem contemplativos e você não gastará muita grana, então acho que vale a pena você deixar de comprar aquele souvernirzinho que você viu em Gordes ou em Aix en Provence e investir num bom e memorável jantar. Os restaurantes não são pechinchas, mas eu acho mesmo que pela experiência que você vai ter, fica até em conta.

Nos passeios diurnos você vai encontrar bons lugares para comer, mas é difícil encontrar lugares especiais. O circuito dos restaurantes especiais fica em pequenas aldeias fora do circuito diurno de passeios. Lembro a você que cada jantar precisa ser planejado. Reservas são essenciais. Não há bem uma regra: um pode fechar nas quintas, um outro não abre nas quartas, etc.

Bom, mas como eu dizia antes sobre o dia perfeito na Provence, o mais gostoso será se você não se cansar demais durante o dia para aproveitar o roteiro gastronômico à noite no Luberon. Quem sabe um cochilo antes do jantar? Acho altamente recomendável!

Um bom jantar aqui vai completar aquela sensação de viagem inesquecível. Cada jantar dura pelo menos umas duas horas (viu porque é bom não chegar exausto?) e você não vai pular nada, combinado? Tome um biotônico Fontoura se não estiver com muito apetite. O atendimento nesses lugares costuma ser tão personalizado que as reservas são todas feitas mais ou menos para o mesmo horário e as mesas não giram. Cada mesa atende apenas um cliente por noite.

Em todos os bons lugares, o chef vai mandar uma pequena entradinha junto com o couvert. Normalmente, é algo que o chef está preparando ou experimentando e quer dividir com os clientes. Depois, seguirão a entrada, o prato principal (nunca há massas), os queijos, a sobremesa e o café com mais alguns doces.

Le Vieux Bistrot: é o menorzinho da lista e o preferido do Gira Mundo. São pouquíssimas mesas, ambiente bem descontraído e o menu tem poucas opções. Mas isso é ótimo, sinal de que tudo será feito com primor. Ótima carta de vinhos, o sommelier – e proprietário – é uma figura! Pedimos um Condrieu (vinho branco, particular da Região do Ródano, elaborado com a uva Viognier). Espetacular! O restaurante fica numa pequena aldeia chamada Cabrières d´Avignon, ao lado da igrejinha principal. Delicioso lugar, o Vieux Bistrot ganhou uma menção no Guia Michelin pela ótima relação custo x benefício.

L´Estellan: quase em frente ao Le Mas des Etoiles na aldeia Les Imberts em Gordes. É um restaurante familiar. O chef é o dono do lugar, a mulher dele trabalha lá e os filhos atendem às mesas. As sobremesas são memoráveis. Também tem estrelinha do Michelin e é muito simpático, apesar de mais formal. Bem espaçoso. Tem um menu maior, disponível na internet.
estellan.jpg
Foto do site. É bonito mesmo.

Le Clos de Gustave: este fica bem na vila de Gordes. É maior e disputado, pois o custo não é muito alto. Casual. O destaque é o atendimento muito simpático. Nossos pratos demoraram bastante, pois todo mundo chega mais ou menos no mesmo horário (vale dizer que o brasileiro prefere jantar um pouquinho mais tarde, mas não há essa possibilidade nessa região!). Mesmo assim, achamos delicioso. O atendimento compensou com muita atenção.

Le Mas Tourteron: o lugar é lindíssimo. É o restaurante mais famoso deste canto do Luberon. Tem uma chef famosa (Elisabeth Bourgeois) e o atendimento mais requintado entre os quatro mencionados aqui. O marido da Elisabeth coordena o atendimento dando um toque mais informal ao ambiente sofisticado. O menu está disponível na internet e as reservas na temporada são disputadas. Fica perto do Le Mas do François.

Ah, vale dizer que, em todos eles, você vai se divertir com a comunicação. Não se fala outra língua que não o Francês. Vale um pouco de mímica! Mas deixe estar, por mais que você peça algo que você não tenha a menor idéia do que seja, VAI SER BOM! Na noite que jantamos no Le Mas Tourteron, eu quis pedir carne de boi para variar e havia uma palavrinha que não entendia no menu das entradas e o maître não conseguia me explicar…Arrisquei e descobri que se tratavam das partes baixas do animal. Pobre boi, sim, pobre dele, porque estava muito bom.

8 Respostas para “Provence: Os restaurantes do Luberon

  1. Jorge, muito engraçado o final do seu jantar no Le Mas Tourteron…e parabéns pela sua coragem, nem todo mundo tem, para enfrentar essa parte, digamos, delicada do boi. Eu já experimentei, mas nada que eu quisesse repetir…
    Aconteceu algo parecido numa cidade chamada Cahors, no sudoeste francês (região lindíssima, aliás, recomendo), e na época não falava francês, era o bonjour e merci básico. O meu acompanhante pediu um prato com alguma coisa de ‘canard’, e achando que estava garantido. Mas a palavrinha que nem eu nem ele tínhamos entendido era algum miúdo do bichinho e foi difícil ele terminar a refeição…nessa hora quem tem menos restrições alimentares (ou frescuras…rs…) se dá melhor, como você.

  2. Emilia,
    Foi o super molhinho que me salvou hehehehe.

  3. Amigos apaixonados pela Provence, como nós, nao provamos das delicias desses restaurantes, mas em Lourmarin, proximoa a Gordes, tivemos a chance de provar um magnifico jantar no hotel La Ferniere, e comprovo o que vcs dizem sobre nao ter nunca massa, e uma abundancia de sobremesas deliciosas.

  4. Suas dicas são muito boas,mas gostaria de saber se do Le Mas de Etolies é possivel tb visitar a região de Aix-Provence ou é melhor ficar por perto?

  5. Olá,estou pesquisando,sobre PROVENCE p/ trabalho fac;e cheguei aqui ,AMEI tudo isso!
    Vc tem algumas dicas de site p/ pesq.Faço fac,gastronomia ,e sobre Provence ; curiosidades, temperos historia, e uma região muito vasta.
    att,

  6. Pingback: Gordes e Roussilon | Nós no Mundo

  7. Olá. Parabéns pelo post! Boas fotos e tudo muito bem explicado. Vamos à Provence em maio e, quem sabe, você pode tirar algumas dúvidas nossas:

    1) O Mas des Étoiles fica a que distância de Gordes? É fácil parar de carro na cidade à noite? Se formos jantar na cidade e tomarmos um vinho, tem algum problema para dirigir depois de volta ao hotel (digo em termos de legislação/fiscalização)?

    2) Para o jantar na nossa primeira noite, numa segunda-feira, queríamos algo acolhedor e romântico. Qual você acha melhor para essa “primeira impressão”? O L’Estellan ou o Le Vieux Bistrot (fica muito distante do hotel?)?

    Obrigado e abraços,

    Leandro

  8. Margareth Tavares

    Olá! Estou adorando suas postagens! Vi que vc postou várias experiências com bebê. Tb já viajei muito com meu filho, que hj tem 8 anos, mas confesso que na época em que ele era bebê as experiências gastronômicas não nos interessavam muito, ao contrário de hj em dia. Vamos para a Provence no final de junho, com meu filho e minha bebê de 6 meses, e tenho dúvidas se os restaurantes de lá aceitam bem os pequenos… Vc teria alguma dica nesse sentido?
    Obrigada!
    Margareth

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s