“Uma semana na Provence”

lourmarin.jpg

Bem mais sucinto do que o famoso livro, este post é para quem tem uma semana ou apenas alguns dias na Provence. Vale para todos os mortais, com exceção do Peter Mayle.

Montei uma lista de vilarejos e cidades mais legais para colocar num roteiro entre Vaucluse e Bouches-DU-Rhone.

Dica especial para os vilarejos pequenos é visitá-los no dia e horário da feira. Estará mais cheio, mas será bem mais animado.

lourmarin-ii.jpg

• Les-Baux-de-Provence – Feira às quintas. O mais famoso vilarejo da Provence. Menos por conta da bauxita, mais pela pedra calcária, o vilarejo tem um tom bege quase branco. Muito lindo. Visite as ruínas do castelo e não deixe de conhecer a principal das atrações: Cathedrale d´Images.

• St Remy de Provence – Feira às quartas, mas como St Remy já é uma cidade maiorzinha você pode ir em qualquer dia da semana. Funciona como parada para quem vai a Les-Baux-de-Provence.

• Aix en Provence – A maior cidade da região. Ótimo astral. Melhor comércio da região é um lugar gostoso para ver lojas, especialmente as de alimentos. Ótima para dar uma variada quando cansar dos vilarejos e aldeias. Melhor opção de hospedagem se viajar sozinho.

• Gordes – Feira às terças. Linda vila medieval sobre uma montanha. Bem pequenininha, então, vá no dia da feira. Não deixe de apreciar a vista da cadeia de montanhas do Luberon lá de cima. E se você for durante o verão, não deixe de passar na Abbaye de Sénanque que fica bem perto. Lá, os campos de lavanda foram fotogenicamente plantados para você tirar aquela foto!

lourmarin-iii.jpg

• Lourmarin – Feira às sextas. A feira desta vila é das mais famosas da região. Vem muita gente de longe. Fica bem ao meio das montanhas do Luberon. Cenário de cinema. Bem animada. Fique para almoçar. Lourmarin é o vilarejo favorito do Gira Mundo.

• Isle-sur-la-Sorgue – Feira aos sábados. A especialidade da feira são as antiguidades. Nada muito barato, mas faz muito bem aos olhos. A cidadezinha é toda cortada por canais e o centro fica numa ilhota sobre o rio. Entendeu o nome agora? Francês é bico! Literalmente.

• Roussillon – Feira às quintas. Este vilarejo é todo ocre, extraído dali mesmo. Bem diferente de todas as outras vilas da região!!!! Será? Nem tanto, assim como os outros, também fica sobre uma montanha. Lógico! Visite no final de tarde quando a luz dá um efeito mais legal no tom ocre das construções.

Acho que encerro o Giro pela Provence aqui. Até a próxima, na Borgonha.

70 Respostas para ““Uma semana na Provence”

  1. Cade suas fotos dos campos de lavanda?

    Agora quero ver!!

    Abs!

  2. Pois é Márcio. É uma pena, mas em outubro, a lavanda já secou. Por isso, eu indico a Abbaye de Sénanque apenas no verão para visita. Fora do verão vc não vai ver grandes campos de lavanda. Quando eu estive lá, estava tudo sequinho, sequinho.

  3. Eu li, acho que na Viagem e Turismo, que Lourmarin era a vila onde morava o Peter Mayle, mas o assédio dos turistas era tanta que ele acabou se mudando para um outro canto do Luberon. Como já faz algum tempo, provavelmente ele já deve ter sido descoberto novamente…

  4. Muito bom! Sobretudo pelas dicas sobre as diferenças entre os vilarejos…

    Emília, quando escreveu os livros o Peter Mayle morava em Ménerbes. Até que o assédio de turistas japoneses e a ira dos “locais” fizeram com que ele se mudasse…

    E seja bem-vinda, Clara!!!

  5. Jorge,

    Linkou e foi linkado…🙂

    Bela matéria sobre a Provença. Estou me coçando aqui pra comprar uma passagem de ocasião e passar uma semaninha por lá.

  6. jorge,

    Estou indo passar uma semana em Provence no inicio de outubro, e li acima que em outubro os campos de lananda estão secos na Abbye de Sénanque. Existe algum lugar em Luberon onde eu possa ver os campos de lavanda?

  7. Olha, eu viajei na mesma época que vc pretende ir e não consegui ver muita coisa. Estava tudo seco. Só uma espécie de lavanda, chamada de inglesa, resiste até outubro, mas não é nada comum, vi pouquinha dela apenas em Gordes. Não conte com lavanda em outubro, mas não desanime o tempo e a temperatura estarão ótimas!!!

  8. Jorge (Giramundo)… chegarei na Provence por Avignon… pensei em ficar la uma noite e depois seguir para Gordes onde ficaria três noites, depois uma noite em aix-en-provence para depois descer para Nice de onde irei para a Italia…. vc acha q dessa maneira, aproveitarei a Provence??? ou me daria alguma outra sugestão??? Seu blog ja me ajudou bastante…

  9. Leticia, eu vou te dar uma sugestão bem radical. Eu não conheci Avignon e não fiquei interessado também. É uma cidade grandinha que com certeza não reflete o ambiente interessante da Provence que você vai conhecer quando estiver rodando pelos vilarejos, no campo. Dependendo do horário que chegasse, eu tomaria a estrada direto pra Gordes só pra não ter que fazer um check in em hotel pra uma noite só. Ninguém me fala muita coisa especial de lá.. Entre as maiorzinhas, a unanimidade é Aix. Acho que Aix vale a pena, é bem gostosa (como eu imaginava) e faz um contra ponto perfeito pra variar dos vilarejos pequenos. Você viajará sozinha? Se você viaja sozinha, talvez fosse mesmo interessante fazer base nas cidades maiores, mas se você estiver acompanhada, não há nada mais gostoso do que se hospedar no campo, nos vilarejos, mas desde que você tenha um carro, ok?
    De Gordes a Aix é um pulo tão pequeno que eu não mudaria de hotel para dormir apenas uma noite em Aix. Realmente a região do Vaucluse, onde fica Gordes, é a mais central e interessante para ver o melhor da Provence. Entre Gordes e Nice, considere passar pelo Verdon como eu fiz na minha viagem. Fica um passeio bonito que evita a auto-estrada entre Aix e Nice. Se você não se interessar pelo Verdon, então considere passar por St. Tropez ou outro lugar na Riviera. Nice é bem legal e me arrependo de não ter dedicado mais tempo a ela. Insisto na viagem à Provence campestre porque tudo de melhor estará no interior. Restaurantes, por exemplo, os melhores, mais gostosos e com melhor relação custoxbenefício estão nos vilarejos mais improváveis. Você vai adorar. De Gordes, você vai e volta todo dia a Les Baux, St Remy, etc. É tão perto que se você não gostar, você acha outra vila que te agrade.
    Um último comentário, não sei quanto tempo você terá, mas sua viagem está ficando sensacional. Provence e Itália, imagino que você siga até a Toscana, são os lugares mais gostosos que conheci na Europa. São os meus prediletos. Nunca fiz os dois roteiros numa viagem só. Acho que vai ficar demais a sua viagem. Boa viagem.

  10. Oi Jorge, venho acompanhando seu blog há algum tempo, é muito legal. Estamos tentando ir à Provence agora em março, mas tenho algumas (muitas dúvidas). Se vc puder me ajudar, agradeço muitíssimo!!! O primeiro dilema é como chegar lá, TGV até Aix ou avião até Marselha? Achei os preços do TGV bem salgados e aqui no Brasil só vendem via agências de turismo. Tinha pensado em usar Aix com base, pois como será nossa primeira vez na França e nosso francês não é de primeira, estamos um pouco inseguros em alugar um carro. A hospedagem, em Aix, seria melhor no centro?
    Outra coisa, adorei ler a reportagem sobre a Madeira, é linda e um lugar que fica sempre guardado em meu imaginário, apesar de não ter parentes por lá :)))

  11. Rosa, eu tenho muita curiosidade em conhecer Marseille. Eu sairia do Brasil direto pra Marseille (ou seja, compre o bilhete direto pra Marseille saindo do Brasil, fica mais barato) e faria o retorno por Paris ou por outro lugar que vocês pensem em passar. Como é que vocês se viram no inglês? Eu não falo mais do que meia dúzia de palavras de francês e posso te assegurar que nunca fui mal tratado por isso na França, basta perguntar: “je ne parle pas français, can I speak English please?” Sempre funcionou comigo! Eu não teria receio de alugar um carro, não por conta disso. Acredite, o carro faz falta pra conhecer os pequenos vilarejos da Provence. As distâncias são muito pequenas. Aix, por exemplo, está a 60km de Marseille. Vale a pena. Na nossa viagem, eu desci em Nice e entreguei o carro em Paris no aeroporto. É longe, mas paramos na Borgonha, em Lyon, etc, então não foi cansativo.

    Quanto à Madeira, tem um montão de outras fotos para colocar ainda, você vai ver. Obrigado e tomara que você goste.

  12. Muito obrigada por sua resposta tão rápida. nos viramos razoavelmente no inglês. na verdade, quando estive na província de Quebec, no Canadá, onde o francês é predominante, utilizava exatamente o recurso que vc sugeriu, sempre destacando também que era brasileira :))) Vc tem alguma sugestão de onde conseguimos mapas da região, no caso do aluguel do carro (sei que agora tem o recurso do GPS, mas desculpe minha ignorância, ele vem com opção de idiomas ou só o francês?)
    No caso de alugarmos o carro, vc sugere então Gordes como base para hospedar? Sugestão de hotel vc tem alguma? não sei se estou confundindo,mas acho que o q vc sugere no blog, só abre no início de abril. Bem, valeu mais uma vez e a propósito, eu tb li Peter Mayle :))))

  13. Rosa, a locadora costuma ter bons mapas da região. Se você quiser garantir antes de chegar lá, eu comprei um mapa da Europa toda (rodoviário) do Michelin na Livraria Cultura. Acredito que você consiga comprar online e mandar entregar onde quer que você esteja no Brasil. A sua idéia é sensacional, como não pensei nisso? Alugue o carro com GPS. Eu nunca aluguei na Europa um carro com GPS, mas já usei nos EUA. É o máximo. Conheci pessoas que já testaram na Europa e o aparelho tem seleção de idiomas, inclusive Português. Confira com a locadora. A Hertz é a mais famosa pelo serviço. Eu nunca aluguei porque acabo optando por modelos mais baratos que não oferecem o serviço, mas na próxima viagem, investirei nesse conforto que é bem um item de segurança. Quanto sua base na Provence, acredito que a região toda do Vaucluse está no coração do que há pra ver. Não precisa ser Gordes necessariamente, mas lá é ponto que gostei mais de ficar. Que pena que o François só abre o Le Mas em abril, estou aqui pensando que pode ser que haja muita coisa fechada ainda em março, dá pra considerar mudar algumas semanas a data da viagem? Abril seria excelente.

  14. Jorge
    Acabei de reservar o carro com a Hertz, com o GPS, o acréscimo é de menos de 10 euros por dia. O problema das datas é que só conseguimos hotel em Paris (boa relação custo benefício) para o final de março, ou seja, a Provence primeiro, mas vou repensar e rever, valeu!!!!!

  15. Rosa, eu ia esquecendo. não deixe de visitar os vilarejos no dia da feira!!! Fica muito mais legal.

  16. Com certeza! Espero conseguir chegar, depois conto como foi. Mais uma vez muiiiiiiito obrigada pela atenção.

  17. Jorge , parabens pelo blog . Nunca comentei antes , mas suas viagens sao fantasticas ! A Rosa tera muita facilidade de rodar pela regiao , ainda mais com GPS . Morei em Aix e estudava em Marseille e iamos todos os dias de onibus .
    Na epoca nao tinha GPS e tb nos viravamos com o mapa Michelin .
    O transito de Marseille , principalmente no Viex-port e muito lento . Nas outras regioes , se nao for no horario de pico ( 9-10 da manha e 5-6 da tarde) e tranquilo . Em Aix o transito e bom – so e dificil estacionar .
    Uam cidade proximo que vale muito a pena e Cassis.
    Para Nice a estrada secundaria que vai proxima ao mar e linda !!! So vale a pena ir pela autoroute se vc nao tiver tempo !
    Gostei muito de Avignon . Tb gostei de Arles e Nimes .
    E para Paris e melhor ir de TGV .
    Se vc chegar de aviao por Marseille o aeroporto fica entre Marseille e Aix .

  18. Jorge, obrigada pela resposta lá no Riq.Meu roteiro é saindo de Barcelona até Paris com sete dias nessa região(de trem) quero muito ir a Arles e Aix. Procuro hotel em duas ou tres cidades.Será que você tem alguma dica ?Que lugares ficar e quais visitar? Vou em maio com duas amigas. Parabéns pelo blog.

  19. Oi Jorge… obrigada pelas obsevrações mas deixa eu aproveitar então para te explicar melhor como farei a viagem e vc me ajuda…
    Vou com meu marido, ficaremos 5 noites em Paris e depois pegaremos um carro para o Vale do Loire onde passaremos duas noites…. De la seguiremos para a Provence… como a viagem é longa, são quase 700km ate Avignon… eu optei por parar por la… e seguir para Gordes no dia seguinte, entendeu?? ai aproveito e dou uma olhadinha em Avignon e talvez em Chateneuaf du pape.. onde parece que existem vinicolas.. estou pesquisando ainda… O Riq sugeuriu que eu nao desse essa esticada do Loire ate a Provence.. mas a Provence é um sonho antigo, faço questão de ir la e como me falaram q a estrada é boa… vamos arriscar… ja que eu e meu marido ja fomos algumas vezes de BH para Buzios ate sem parar no caminho numa boa.. e a distancia é relativamente a mesma…. depois conto se valeu a pena…
    Vc acha q então talvez vale a pena eu tirar essa noite em Aix e neste dia que passaria la, ir para Nice, dormir la e flanar por la um poquinho??? pq na verdade iamos so passar por Nice… entregariamos o carro la e seguiriamos de trem para Rapallo para fazermos a Cinque Terre depois…. e em seguida a Toscana… outro sonho antigo… com Florença e Roma.. acho q a viagem esta show para uma primeira ida a Europa… rs
    obrigada e espero suas dicas

  20. Taysa, obrigado pelas dicas!

    Isalma, eu só me hospedei no campo. Gostamos muito de Arles! Acho que pra se hospedar nessas cidades maiores, eu não fugiria da combinação Trip Advisor/Venere, mas consultaria também o http://www.franceby.com pra ver se encontrava algo mais charmoso com bom preço.

  21. Leticia, eu endosso o que o Comandante falou e se você faz questão de conhecer a Provence, então por que você não considera trocar o Vale do Loire pela Borgonha. Vejo que você gosta de vinhos, etc. A Borgonha é linda e está bem mais no seu caminho. Como dica geral, eu evitaria ao máximo passar apenas uma noite num hotel. Acho isso muito chato, já fiz isso muitas vezes, mas hoje não gosto, não. Prefiro passar um tarde numa cidade apenas do que uma noite apenas num mesmo hotel. Se for pra evitar apenas uma noite em Aix e dormir uma a mais em Nice, faça isso, sim.

  22. Jorge… mais uma vez obrigada… discutirei sua sugestão com meu marido… voltando em outubro darei noticias e tendo outras duvidas nao farei cerimonias em continuar perguntando… rs
    obrigada
    Leticia

  23. Jorge… queria sua ajuda mais uma vez…
    Mandei dois emails para o Les Mas des Etoiles há 10 dias e eles não me responderam. Como vc fez a reserva??? Mandamos o email em ingles, sera que o problema foi esse??

  24. Jorge e Leticia , estou aproveitando o papo de vcs pq em julho vou p/França pela 1a.vez com minha familia. Estou confusa qto ao roteiro , mas já me inteirei com algumas cidades por meios das dicas do blog. Como tenho um casal de adolecentes e um marido totalmente fanaticos pelo novo mundo (7 vezes Disney e 5 vezes NYC), convence-los para uma viagem ao velho continente não foi facil, principalmente qdo eles descobriram que meu intuito era ver a plantação de girassois e lavanda em Provence. Por isso p/acalmar os animos planejei ficar 5 dias em Paris , desse 3 dias vou literalmente perder em parques (eurodisney, Asterix, Ciência), depois alugo um carro com gps e parto p/ o sul. È ai que começa meu dilema, alias não começa, pq não sei por onde começar, terei 11 dias de carro p/percorrer o interior da França e gostaria de passar pelo vale do Loire.
    Será que vc poderia me dar algumas dicas? Tenho a mesma opinião que vc, não gosto de ficar dormindo uma noite em cada cidade, prefiro ficar baseada numa cidade central e sair p/visitar outras cidades durante o dia e retornar p/dormir.

    Jorge espero que possa me ajudar a fazer o meu roteiro, todas as amigas que já viajaram p/França só sabem dizer: A França toda é linda…é dificil dizer uma região . Meu sonho é conhecer os campos de lavanda.

    Aguado seu retorno,

    Obrigada

    Lila

  25. adoraria ter um roteiro para poder fazer de carro a Provence em sete dias.
    Bjs
    Beth

  26. Jorge Gira, boa tarde!

    Estou precisando de uma ajuda! Vc tem locadoras de carro na região para recomendar? Vou pegar um carro saindo de Veneza, rodar a Toscana e terminar meu périplo em Avignon. Já dei uma olhada na autoeurope e na europcar. A easycar, parece que só atende chegando e saindo de aeroportos, o que complicará um pouco meu projeto, logisticamente falando! Vc pesquisou quais para alugar? Dei uma procurada por aqui, mas não vi essa informação…🙂

    Desde já, obrigada!

  27. Elizabeth

    Não sei se vc é de SP, mas na Maison eu peguei um mapa com o roteiro : caminho dos impressionistas, passa pelas vilas que o Jorge descreve, acho que vou seguir esse roteiro. Assista ao filme um bom ano p/vc ter uma ideia da paisagem de Gordes, estou muito animada , tomara que os campos de lavanda estejam floridos. Só não sei se estico até Nice ou Cannes.

  28. Jorge, fiquei empolgadissima com teu blog. Em Novembro (primeira semana) gostaria de comemorar Bodas de Prata na Provence. Contudo tenho receio do tempo, do frio, do tal do vento Mistral. Tenho dúvidas também sobre a dificuldade em transitar de carro como também acerca do risco de encontrar aqueles charmosos restaurantes fechados. Peço pois tua opinião, se vai dar para comemorar ou se a opção não é a melhor. Grata.

  29. Angela, se eu fosse você, eu trocaria a Provence por Andaluzia nessa época do ano… acho que você corre o risco de pegar muita coisa fechando ou desanimada.

  30. olá Jorge, estou indo à França dia 20/09 .Passarei pelo vale do Loire,Provence,Côte e de avião irei à Paris.Tenho dúvida se faço base em Blois,nos três dias no Loire ou vale dormir em outro lugar tb. Saindo de lá tenho dúvida de qual cidade escolher como primeiro ponto, e se vale fazer base em alguma ou ir me hospedando por onde passo.Fico 6 dias.Como fica pra achar hotéis ou pousadas?Se puderes me dar uma dica,estou pensando em mudar meu roteiro original na última hora!Abração

  31. Carmen, eu acho sempre preferível fazer bases. O problema é que nunca estive no vale do Loire, então é difícil fazer uma recomendação. Na Provence, eu recomendo uma base em qualquer lugar do Luberon e na Côte em Nice. Para achar bons hotéis no campo, escolha o http://www.franceby.com Seis dias podem ser pouco para Provence e Côte… Eu, no seu lugar, cortaria o Loire e focaria no sul da França.

  32. Bom dia Jorge.
    Primeiramente meus parabens por seu trabalho. Adorei suas dicas e comentarios. Gostaria de uma ajuda. Meu marido e eu estamos planejando uma viagem a Franca no inicio de junho de 2009. Ja fomos a Franca este ano e temos voltade de voltar na primavera pois no inverno as paisagens estavam bem diferentes. Queremos ficar 4 dias em Paris e depois uns 6 dias na Provence e costa. Temos como ideia voarmos ate Paris, ficarmos os 4 dias e depois alugarmos um carro para irmos a Provence. Voce sugeri a parada em Paris na ida ou volta? Qual aeroporto na Provence seria melhor? Nice?
    Muito obrigada.
    Michelle

  33. Olá Jorge….

    Planejo uma viajem para a Provence passando pelos vilarejos que vc citas em suas super dicas. O detalhe é que essa viajem está planejada para o começo de março. Sei que os campos de lavanda são lindos, mas esse não é o meu maior interesse na Provence. Gosto mesmo de aproveitar a atmosfera das pequenas cidades. Sabendo disso, vc acha que é uma boa época para se visitar a região?

  34. Prezado Jorge,
    Pretendo viajar para a Provença e gostaria de saber:
    1) qual é a melhor época para se ver a lavanda ?
    2) é melhor escolher Aix como centro das visitas ou haveria outras opções ?
    3) Poderia me indicar 3 opções de hospedagem de charme, mesmo fora das localidades do item 2 ?
    Obrigado,
    Eduardo

  35. Jorge,Vou viajar agora em maio pra França terei 17 dias começando por Paris de carro preciso de sua opinião:Eu e meu marido estamos pensando em começar pelo Loire 2 ou 3 dias.depoisir seguindo viagem e parar pra dormir e continuar seguindo e conhecendo,com atenção e dias dedicados a Gasgonha,Carcassone,Provença e côte d’azul,Borgonha,claro com dias dedicados a lugares lindos que vimos no guia e no seu site.Por favor nos ajude,pois viajaremos agora no começo do mês.Acha que está bom e que vai dar tempo?oq vc sugere,devemos não andar tanto nas estradas,é pq falaram tanto para meu marido que a estrada e a paisagem na frança ja vale a pena o tempo nas estradas e vilarejos.Espero sua grande ajuda.Obrigada.

  36. Olá Jorge,

    Meu marido e filha (7 anos) estamos programando uma viagem à Valencia – Espanha onde meu tio reside há anos. Quero ficar 15 dias conhecendo Madrid, Valencia, barcelona. Quero muito conhecer o sul da frança, então estamos com o propósito de conhecer provence, Carcossome e Marsellha. Você tem alguma dica para nossa viagem? o que não posso voltar sem conhecer?
    ah! viajaremos com o carro do meu tio, de Valencia até França.
    Queremos ir este ano, e infelizmente não pegaremos o verão de provence. Iremos em Novembro.

  37. Olá, Jorge! Parabéns pelo blog e pelas dicas!
    Gostaria que você me desse uma sugestão para minha lua de mel.
    Eu já conheço Paris e a Itália, mas meu noivo não conhece. Amo Paris e pretendia passar minha lua de mel só na França, mas o sonho do meu noivo é conhecer Roma. Assim, pretendo conciliar os dois interesses.
    Por favor, gostaria de uma opinião e dicas: Nossa viagem vai começar no dia 08/11 e terminará no dia 19/11. Além de Paris e Roma, será que dá tempo de conhecer Provence ou outra região da França ou vai ficar muito corrido? Quantos dias você sugere em cada cidade?
    Aguardo contato!
    Obrigada!

  38. Boa Noite!
    Vou me casar em07 de novembro e viajaremos direto para Paris do dia 09 ao 30/11.
    Planejamos ficar 05 ultimos dias emParis.
    Queremos muito conhecer a Provence e Vale do Loire.Pela época, vale a pena?
    Ou devríamos optar por um roteiro tipo Praga, Viena? Ou Itália, Toscana?
    Caso indique irmos ao Vale do Loire e Provence, como seria seu roteiro de viagem? Sairia de Paris de trem,carro ou avião?
    Considere que adorariamos conhecer a Provence e Praga.Daria pra fazer os dois em 15 dias? Nessa epoca(novembro)?
    Help us…
    Obrigada,
    Adriana e Francisco

  39. Jorge,
    muito legal as dicas. Vou para Toulouse em um casamento. De lá, pretendo pegar um carro e parar primeiro em carcassonne, depois Gordes ou Aix en Provence ou Arles.
    Seguindo para Toulon, Saint Tropez , passando por Cannes, ficando em Grasse, visitando Mônaco e depois uma noite ou duas em Nice (deixo o carro). Pego o avião e vou para Paris.
    Preciso reservar hospedagem antes? (Vou em 22 de março para a Provence e fico até 30) De 30 a 03/04 em Paris.
    Nestes vilarejos que Você menciona, há hospedagem boa e barata?
    Muito obrigada pela atenção,
    abraços,
    Sandra.

  40. Esqueci de perguntar se no litoral existem lugares para ficar sem ser nas praias badaladas . Obrigada novamente🙂

  41. Jorge,que otimo ter encontrado seus depoimentos a respeito da Provence.Estou indo a Paris em meados de abril,para descer pra essa região…e imagine como estou louca pra ter informações a respeito de tudo!!!
    Por favor,gostaria de saber a respeito de pousadas nessas cidadezinhas indicadas,pois tenho 12 dias pra ficar perambulando por la.Vamos eu e meu marido e uma irmã.Gostaria muito que vc. me ajudasse.Outra coisa é se em abril ja teremos os campos floridos (lavanda)
    Um grande abraço………
    Maria Edna.
    meu email é:maredato@yahoo.com.br

  42. Oi Jorge!
    Fiquei super entusiasmada em viajar depois de ter conhecido seu blog. Viva a internet . Viva Jorge!!!
    Gostaria de receber sua opinião sobre o melhor roteiro para ir a Paris, Provence e Toscana e o melhor transporte para os traslados. Vou com mais 3 amigas.
    Um forte abraço,
    Jane

  43. Oi Jorge
    Adorei o seu blog
    Ótimas informações.
    Estive em Barcelona, Madri, Lisboa, e França(Paris, Pontorson – Mont Saint Michel, Rouen, Angers e Reims no período de 26/09/2009 a 30/10/2009 – mesmo pegando um pouco de frio. adorei.
    Fui de Paris para todos o interior da França, em TGV,tendo comprado os bilhetes aqui no Brasil e não por agência de viagens, como li no comentario de Rosa, de fevereiro de 2008 – comprei pela TAM – que tem um departamento de “TRENS NA EUROPA” – você manda o seu roteiro – via e-mail e ele respondem com o que existe.
    Achei ótimo.
    Estou pensando em agosto ir à Provence:
    Lyon, Aix-en-Provence, Marselha e Grasse(???) – vale a pena?
    Pretendo novamente usar o TGV e olha que tenho 70 anos e a viagem que fiz foi toda programada e reservada por mim.
    Mais uma vez parabéns .
    Arquivei todas as suas informações e pretendo usá-las em minha próxima viagem.
    Atenciosamente
    Yêda Saraiva

  44. Oi Jorge.
    Tão logo acabou o nosso almoço, todo mundo foi embora, e eu fiquei no silêncio do meu QdC, entrei no seu blog e adorei as matérias. Vou te mandar um relato que fiz do restaurante do Francis Malmann eu Garçon, a mais ou menos 60 km. de Punta del Este.
    Estou considerando ficar no início de junho por perto de Aix en Provence. Você tem alguma sugestão de pousada?
    Av]bs.
    Sergio Lima

  45. Estou montando um roteiro – Paris —Cote Dazul –Lourdes (Perpignan) e finaliza em Barcelona. Algu8em alguma dica?

  46. digo Estou montando um roteiro — Paris – Côte d’Azur (ou Provence)- Lourdes e finaliza em Barcelona. Tenho 22 dias para esta viagem Preciso de ajuda! alguma sugestão.

    Agradeço desde já
    Atenciosamente

    Gabriella

    • Gabriela,
      acabei de chegar de um roteiro que montei.
      Aluguei um carro em Toulouse (mas vc pode ir direto de avião para Avignon ou Marseille.
      Fiquei em Cabríère d’ avignon, no Vieux Bistrot (muito bom), no quarto Luberon. Fiz uma base por três dias e no primeiro dia conheci as vilas ao redor: Gordes, Mernèbes, Loumarin, Bonieux e Roussillon ; no segundo dia, Isle de la sorgue, fontaine de vaucluse; st Remy, Les Beau (Catedral das Imagens) e dei uma passada rápida em Arle – a mais romana das cidades francesas).
      Depois, no terceiro dia, segui bem cedinho no sentido APT, passei pou Moustier Saint Marie (paramos prá almoçar) e pelo maravilhoso Gorges du Verdon, depois Castelhane (tomamos um café) e finalmente chegamos em Grasse, a noite (sete horas de viagem). Dois dias em Grasse (a fábrica de perfumes e o museu international da perfumaria valem a pena), o primeiro para conhecer a cidade e no segundo, sait paul de vence. Após, três dias em NIce. Primeiro dia Nice, segundo dia Mônaco e terceiro Saint Tropez (expeimente o crepe da Bretanha – de blé noir e a tarte tropeziènne. No dia seguinte, deixamos o carro no aeroporto de Nice (foram 1.600km, em um carro a diesel, pelas estradas verdes, evitando os pedágios, e , na volta, quatro dias em Paris (no Hotel D’ orsay) super bem localizado, mas o café da manhã não vale a pena.
      Espero tê-la ajudado e boa viagem.
      Ah, não esqueça de comprar um mapa do sul da França, fica bem mais fácil.

  47. Jorge,

    Puxa, será nossa 1ª viagem à França em maio/10 e gostaríamos de fazer um passeio de balão. Existem castelos na região da Provance ou somente no Vale do Loire? De lá, vamos à Roma. Qual melhor meio de transporte ?

  48. Estou indo à Europa pela primeira vez em junho deste ano. Como todos que vão pela primeira vez quero conhecer o óbvio: Paris, Lisboa, londres, madrid.. no entanto, quando viajo meus principais interesses são os lugares pequenos, pouco conhecidos. Gostaria de dicas de roteiro com o que está ineressante nessa época do ano. Acho que só poderei passar 3 semanas..
    Agradeço bastante a ajuda e parabéns pelo blog!!!!!

  49. Gostaria também de dicas de passeios interessantes e diferentes, como passeios de balão, etc.
    Grata,
    Lyvia Montoril

  50. Acabei de chegar de um roteiro que montei da seguinte forma:
    Saímos de Toulouse (mas pode ser de Marseille ou Avignon),aluguei um carro e a primeira base foi em cabrière d’avignon, por três noites.
    Primeiro dia na Provence: Gordes, Menèrbes, Bonnieux, Loumarin e Roussillon.
    Segundo dia: Isle de la Sorgue, Fontaine du Vaucluse , st Remy de Provende e lês baux de Provence (só para visitar le cathedral d’images) e Arles, a cidade mais romana da Provence.
    Terceiro dia: Sai cedo – sentido APT – Moustier Saint Marie (almoçamos lá) – e depois sentido Castelhane (passando pelo Gorges du Verdon – um escândalo) – chegamos em Grasse no final da tarde.
    Em grasse, ficamos no Mercure, muito boa a relação custo benefício – no primeiro dia, conhecemos a cidade, Museu Internacional da Perfumaria e uma fábrica de perfumes.
    No segundo, pé na estrada para Nice, mas almoçamos e conhecemos Saint Paul de Vence.
    Chegamos em Nice – base de três dias, no primeiro, conhecemos a cidade, muito linda, no segundo Mônaco e Monte Carlo, um luxo só, causa até constrangimento – estes contrastes sociais – é de arrepiar. No terceiro dia, saint tropez (linda – lá poderá experimentar o crepe de blé noir, típico da região da Bretanha).
    Depois, deixamos o carro em Nice (rodamos 1.600 km – a diesel e pelas estradas verdes – são paisagens maravilhosas, além de evitar os pedágios).
    Em Paris, ficamos no Hotel D’orsay, ao lado do museu – na Rua de Lille, o café da manhã não é bom, mas a localização a melhor possível. Espero tê-la ajudado.

  51. Jorge, já vi que é um expert em Provence, que legal!
    Meu principal objetivo é ver os Campos de Lavanda e claro apreciar as outras maravilhas que imagino ter além das flores roxas…
    Termos 10 dias e vou chegar de avião em Marseille, aí alugo um carro e vou para Aix en Provence por 2 noites….3 noite em Apt para ir atrás das Lavandas, seus produtos, o aroma e tirar mil fotos (incluí Gordes, Museu da Lavanda, não sei se visitarei a Abadia de Senanque..Sault, e tentar visitar Chateauneuff du Pape) depois desses 3 dias iria seguir com destino a Monaco mas irei ficar próximo (Vence ou algum lugar mais baratinho)…e talvez incluir o Verdon…e na volta ficar em Cassis…o que acha do meu roteiro por favor?

  52. Jorge, Estou indo em Outubro para Região da Prvence.
    Começaremos a viagem em Nice, onde ficamos hospedados 3 noites e depois iremos pegar o trem em Avignon para Paris.
    Estou na dúvida onde ficar mais 3 dias, quando sair do hotel de Nice: Avignon ou Aix provence. Qual é o melhor local para termos de base para conhecer a região?
    Estaremos de carro.
    Obrigada

  53. Em Abril deste ano estivemos na Provença e Côte Azur. Para reviajar um pouco fizemos um blog com a descrição da viagem – http://reviajar.blogspot.com/ – Espero que gostem e que ajude quem está a preparar a viagem.

  54. Jorge, adorei seu blog e suas viagens. Meu marido e eu estamos indo no final de maio para o sul da França. Temos 8 dias para traçar um roteiro a partir de Nice até Paris. Vamos alugar um carro. Gostaria que vc me ajudasse a montar um roteiro com lugares imperdíveis entre Cote D’Azur e Provence. E principalmente que cidades usar como base até chegarmos em Paris. Ah! e se vc tiver dicas de hotel, eu tb apreciaria. Vc consegue me ajudar? Obrigada e abçs, Malu

  55. Jorge,

    Seu blog nos ajudou muito a desenhar nossa viagem a Provence agora em abril . Fui a todos os restaurantes que vc indica no Luberon. São maravilhosos.
    Para somar, indico o Hotel du Poéte em Fontaine de Vaucluse onde ficamos hospedados. Excelente.
    Obrigada.
    Teresa

  56. Oi Jorge,
    iremos para Lyon em setembro, 4 dias para passear no interior e 2 que teremos que nos hospedar em Lyon mesmo. Li o roteiro da tua viajem e achei sensacional. A ideia é alugar um carro e sair….são tantas cidades imperdíveis e tão pouco tempo que estou completamente indecisa quanto ao nosso roterio, seria abusar muito pedir uma ajuda?
    obrigada
    ines

  57. Oi Jorge, viajo para Nice dia 12/10 e pensei em ir a Aix de Provence e até Gordes… tenho que voltar a Nice dia 17… Que roteiro vc me sugere? Qtos dias ficar em Nice e conhecer a regiao? Qdo ir para Aix? Hospedar-me em Gordes? Qual a distancia entre Nice e Aix? Nice e Gordes? Aix e Gordes?
    Quais vilas sugere visitar de passagem? Me envie dicas de restaurentes, hotéis nas cidades citadas. Obrigada!!! Márcia.

  58. Oi Jorge, tudo bem? Passei para uma visita e lhe convido a fazer o mesmo na http://www.naprovence.com
    Se a troca de links lhe interessa é so me avisar. Seria um prazer contar com você no nosso blogroll: http://www.naprovence.com/contato/links/
    Um abraço!

  59. Jorge, ir a Provence nos primeiros 10 dias de abril é uma boa?
    Mari G

  60. Mari G, depende do que você quer ver…se forem os campos de lavanda vá mais pra frente..final de junho até metade de julho. A Provence é linda sempre…mas se for para ver as roxinhas…é só nessa época.

  61. José Geraldo Monteiro de Matos

    Jorge, chego em Marseille dia 14 de julho próximo e dia 15 sigo para Aix onde ficarei 7 dias com minha esposa e alugarei um carro. Preciso de uma dica para a melhor seqüência das cidades que visitarei. A cada dia pretendo sair de Aix e visitar 2 ou 3 cidades. Onde posso conseguir um roteiro para me organizar melhor? Obrigado!

  62. Jorge, preciso de ajuda: vou para Aix en Provence em julho e ficarei por 20 dias, gostaria de sugestão de casa ou hotel para alugar que tenha piscina, pode ser na redondeza mesmo (penso que no centro não haja). Obrigada,

  63. Pessoal, bom dia! Eu e meu marido iremos fazer uma festa de celebracao da nossa união e queremos ir para França em lua de mel. Casaremos no dia 20 de set/14. Pensamos em ficar uns dias em Paris e de lá seguir de carro para o Vale do Loire, Provence e até mesmo ir a Riviera Francesa, se houver tempo. Qtos dias vcs acham q seria o mínimo necessario?
    Outra coisa é que não somos muito ligados a vinho, queremos conhecer, experimentar os vinhos, claro, comer bem, mas esse não é nosso principal interesse, até pq iremos sempre buscar lugares com uma comida bem leve, pq meu marido é vegetariano, mas temos tb interesse por trilhas, passeios de bike, e o q mais tiver… Sei q a contemplação dos lugares, dos campos por lá já vale por qualquer outra coisa!
    Alguém aqui poderia nos passar uma ideia de roteiro, dicas de lugares, restaurante e passeios?
    Muito grata!!

    • Oi Cris! Parabéns pelo casamento. Eu fiz Vale do Loire numa viagem e Provence e Riviera incluindo Monaco em outra viagem. Dá sim pra fazer de carro e até incluir o Mont St. Michel na sua ida pro Vale de Loire (vale super a pena conhecer e dormir uma noite no Mont!). No Loire não precisa ver todos os Castelos, recomendo Chenonceau, Villandry e seus lindos jardins. Cheverny (pequeno, lindo mas meu interesse foi seu canil com mais de 100 cães), Chambord. Recomendo se hospedar em Blois (não visitei o castelo) mas é uma cidade encantadora.
      Sinceramente deixaria a Provence para quando os campos de lavanda estiverem floridos (maio a julho, auge de florada em junho!).

  64. Ah sobre comida. Come-se muito bem na França e não precisa ser acompanhado de vinho mas é tentador, ainda mais se já estiver friozinho.

  65. Olá pessoal! Minha esposa e eu faremos 25 anos de união em 06/3/16 e gostaria de passar uma semana em Provence! Mas por tudo que vejo , março parece ser um mês pouco aproveitável… É isso mesmo?
    Abraço , Renato

    • Provence para mim é sinônimo de campos de lavanda floridos e março não é época da florada. Se seu objetivo não é ver as lavandas, que florescem em junho/julho então vá.

  66. marta helena neves

    Olá Jorge,
    Estarei viajando para Paris no dia 29/07 e retornarei dia 12/08.
    Nosso grupo é uma grande família composta por 12 pessoas, das quais 6 são crianças de idades variadas.
    Estamos com hotel reservado em Aix en Provence do dia 01/08 à 03/08.
    Estaremos nos programando para fazer o passeio de barco aos Calanques, saindo de Marseille.
    Gostaria de indicação de que passeios poderemos fazer por perto de Aix e se você indicaria alguma vinícola para irmos.
    QUANTO às plantações de LAVANDA, queria saber se ainda conseguimos ver alguma nesse período.
    Muito obrigada
    Marta Helena

Deixe uma resposta

