Itália: Parque Nacional de Cinqueterre

manarola.jpg
Manarola

Eu estava comentando outro dia com um amigo que trabalha comigo, o Giuseppe Raimondo (um italiano com nome de cearense), sobre a minha tese de que as favelas da Zona Sul do Rio de Janeiro serão para a Humanidade daqui a 500 anos o que Cinqueterre ou, quem sabe, a Costa Amalfitana representam hoje.

Primeiro, ele me olhou e negou veementemente. Depois, ele pensou e concluiu que a tese faz sentido. Os fatos mostram que os primeiros passos nessa direção estão aí. As favelas vieram para ficar e, pouco a pouco, a infra-estrutura vem chegando. Já existem os favela-tours e a hospedagem alternativa do Favelinha… Essa profecia ainda vai se realizar um dia.

Tomara que dê certo no caso do Rio e que, assim como aconteceu com a Cinqueterre, somente sejam mantidas aquelas características que a tornaram um lugar tão precioso: as construções sobre os precipícios, a vista inacreditável dos vilarejos pendurados sobre o lindo mar azul turquesa. As chagas de outrora foram eliminadas: o excesso de habitantes, a falta de mínima infra-estrutura e de condições sanitárias.

A Cinqueterre é hoje um Parque Nacional. Um trecho de cerca de 8 quilômetros que se pronuncia sobre o mar entre La Spezia e Genova e que compreende as 5 famosas localidades que constituem o parque. São elas: RioMaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso.

vernazza.jpg
Vernazza

Talvez alguém note que eu descrevo as 5 vilas na ordem contrária ao padrão do parque, mas é porque eu entendo que é nessa seqüência que se aproveita melhor a Cinqueterre e eu vou explicar no próximo post.
Não se chega de carro à região, mas ainda assim, o acesso é facílimo. Dá para chegar de trem em todos 5 vilarejos a partir de Genova e das cidades que dão suporte à Cinqueterre: Rapallo e Santa Marguerita Ligure.

Se não é difícil de chegar, mais legal ainda é saber que esta região da Ligúria fica bem no caminho entre Lombardia, Piemonte e a Toscana, ou seja, é perfeito para quem está fazendo aquele giro de carro pela Itália que eu acho JÓIA.

Hospedar-se ou não em Cinqueterre é uma decisão que deve envolver o tempo de permanência, perfil, orçamento e o roteiro de cada viajante. Se você tiver apenas 1 ou 2 dias para explorar, não recomendo a hospedagem nos vilarejos. Fará mais sentido montar base em Rapallo ou Santa Marguerita Ligure que são simpaticíssimos balneários. Um lugar gostoso para conhecer o dia a dia de uma autêntica cidade da Ligúria. Nem de longe há aqui a relação Mestre com Veneza. Rapallo e Santa Marguerita são passeios gostosos em si e podem ser sua base também para explorar outro recanto imperdível da região conhecido pelos seus preços altos: Portofino. Ou seja, o viajante econômico consegue montar uma base e escolher um bom hotel para estacionar o seu carro e sua bagagem sem precisar ficar trocando de hotel com freqüência, o que é bem chato.

corniglia.jpg
Corniglia

A hospedagem dentro da Cinqueterre é limitadíssima e relativamente cara pelo que oferece. Não é fácil conseguir reservar um quarto com banheiro que valha a pena por menos de 100 Euros. Se você viajar com muita bagagem então, vai ter que caminhar vila acima e abaixo até encontrar sua hospedagem. Não é nada fácil. Diferentemente de Capri – onde eu acho que é tão gostoso curtir a noite quanto o dia e por isso sempre recomendo que se durma ao menos uma noite lá – na Cinqueterre você pode pegar o trem em qualquer das 5 estações até a meia noite de volta para Rapallo e assim não se perde nada.

No próximo post, continuo na Cinqueterre descrevendo a caminhada pela Via dell’Amore, a trilha que liga os 5 vilarejos e que é a melhor forma de se conhecer a região.

via-dellamore.jpg

79 Respostas para “Itália: Parque Nacional de Cinqueterre

  1. Bá, lugar pra passar a lua de mel!!!!

  2. Jorge
    Sou fascinado por esse lugar. Que show teu post. E como disse o Diogo ai em cima, realmente é um lugar pra lua de mel ou pra qualquer viagem a dois.
    Tudo a ver.
    Abraços

  3. Jorge, se eu tivesse lido esse post há um ano atrás…não teria metido minha mãe, meu irmão e cunhada numa fria.
    No ano passado eles fizeram um tour pela Itália, com roteiro feito a oito mãos (é lógico que eu me meti, mesmo ficando em casa). Eu sugeri a eles Cinque Terre e adoraram, o difícil foi achar hospedagem. No final, conseguimos, mas foi uma estória muito chata, hotel esquisito, gente mal educada, etc.
    Antes tarde do que nunca, quando eles voltarem (meu irmão quer Itália de novo para sua lua-de-mel), vou sugerir Rapallo ou Santa Margherita Ligure!

    • Acabei de voltar da Itália e o ponto alto da viagem foi, sem dúvida, a região de Cinque Terre. Felizmente, hospedei-me em Monterosso Al Mare que é o vilarejo que tem boa infra estrutura de hoteis e restaurantes. Hospedei-me no Hotel Palme (www.hotelpalme.it), 150 euros, mas numa próxima viagem vou testar o Hotel Porto Roca (www.portoroca.it) em funçao da vista pois fica no alto de uma colina também em Monterroso. São opções mais caras mas valeu cada centavo! As trilhas apesar de íngremes são super seguras então recomendo. Existem tb. boas opçõs de restaurantes em Monterosso. Fiquei lá 3 dias. Sensacional!

  4. Santa Margherita Ligure é uma graça de cidadezinha, e realmente fica próxima a tudo. Minha sugestão sempre é transformar as Cinque Terre em seis e incluir Portovenere, nem que seja por uma única manhã – só a vista da Baía dos Poetas Ingleses do alto da igrejinha já vale a visita…

  5. Pingback: Itália pra aluna da Carla « Viaje na Viagem

  6. Pingback: Trekking em Cinqueterre « Gira Mundo

  7. Oi, estou indo para cinque terre em duas semanas, gostaria que você me desse algumas dicas sobre o lugar, assim como passeio. Vou ficar em algum albergue, mas ainda não decidi em qual vila. Gostaria que você me indicasse uma.

    abraço

  8. Jorge B, he aconsejado este viaje a unos amigos que querían ir a Italia.
    Ellos adoran Roma y Florencia, también han estado en la Toscana. Estoy segura que les gustará “Cinqueterre”.
    Tchau

  9. Marcelo, eu não recomendo a hospedagem das vilas em Cinqueterre. Eu sugiro que vc se hospede em Santa Margherita Ligure ou Rapallo e tome o trem para as vilas. Não há tanta muita vida noturna nas vilas à noite e a hospedagem é cara e não costuma ser muito boa. Verifique no site http://www.italyby.com e procure algo no seu orçamento e gosto nestas duas cidades. um abraço e boa viagem.

  10. Carmen,

    Legal!!! Tenho certeza de que seus amigos vão gostar de Cinqueterre. Aquele lugar é demais.

    Um abraço,

  11. Vamos, dois casais, fazer uma viagem pra itália entrando por roma e voltando de milão, a princípio pensamos em fazer tudo de carro. O que você aconselha?
    Temos 11 dias contando com o dia da volta, pensamos em fazer roma, nápoles, pompéia, florença (e arredores, mas quais?), veneza e milão. Gostei do cinque terre, será que daria pra incluir? Qual a melhor maneira de fazer esse roteiro, trêm ou carro? Obrigado.

  12. Alessandro, obrigado pela visita. Olha só, com 10 dias inteiros eu começaria por Roma e ficaria ao menos 3 dias inteiros. Ficaria também duas noites em Veneza e gastaria o resto na Toscana. Se vc tiver disposição, dá para emendar Cinqueterre sim. Se são dois casais e vcs toparem trocar o volante, vai ficar legal e mais barato de carro, especialmente para circular nos vilarejos da Toscana. Muito mais fácil que trem, mas para que funcione, vc precisará pegar o carro ao sair de Roma e entregá-lo imediatamente ao chegar a Veneza. Eu cortaria Milão (apesar de eu não conhecer) e Nápoles, Pompéia nessa primeira viagem, pois fica muito melhor fazer uma segunda viagem e incluir o melhor da região ali que é a Costa Amalfitana, mas para isso não vai dar tempo nessa sua primeira viagem. O segundo link abaixo do blog do Ricardo Freire é perfeito para vc e conta exatamente as escapadas legais da Toscana a partir de Florença. Além das dicas dele, eu recomendo Montalcino que não está listada lá. Lucca é deliciosa, Pisa é passeio obrigatório, mas bem rápido e tudo isso fica bem perto de Cinqueterre. Se estiver de carro, não deixe de circular pela estrada S222 entre Florença e Siena e pare em Greve in Chianti!! Se tiver dúvidas, escreva aqui de novo. Obrigado,

    http://viajenaviagem.wordpress.com/2007/06/24/7-dias-na-italia-chegando-e-saindo-por-milao/
    http://viajenaviagem.wordpress.com/2007/04/22/italia-pra-aluna-da-carla/

  13. Olá, estamos indo em viagem de lua-de-mel para Itália. Pensamos em alugar um carro. Ficaremos cerca de 20 dias. Como certo, queremos conhecer Roma e Veneza.
    Quais sugestões e conselhos você poderia nos dar, principalmente em relação aos lugares que devemos visitar?
    Obrigado

  14. Silvia,

    Dê uma olhada nos links que coloquei no comentário acima para o Alessandro. Em que época vocês viajarão?^

    Lua de mel e Toscana têm tudo a ver! E acho que lua de mel pede também poucas trocas de hotel. Talvez fosse legal fazer poucas bases para passeios solo a partir delas. Me fala mais sobre os seus planos… Eu penso que uns 5 dias em Roma, uns 3 em Veneza e o resto espalhados pela Toscana serão ótimos pra vcs.
    Na Toscana, aproveite os restaurantes dos vilarejos do interior que são baratos e ótimos. Aproveite para se hospedar no campo, visite o site http://www.italyby.com e escolha algo que goste. Tem muita coisa boa. Quanto aos passeios, o mais importante é comer, beber, apreciar as paisagens e dormir na Toscana. Quase tudo é programa. Não se preocupe se não der para ver algo específico. Se gosta de arte renascentista e nunca esteve em Firenze, não deixe de reservar a visita à Galeria Uffizzi. É possível reservar e pouca gente sabe disso. Assim como no Vaticano. Aproveite, visite os sites.

  15. nice blog…congratulation

  16. nice blog…congratulations.
    just to invite you to the cinque terre blog on http://www.cinqueterre.com/blog

  17. Olá!

    Estou pretendendo ir para a Europa em agosto e gostaria de fazer o seguinte roteiro: Chegar por Paris (não resisto), alugar um carro e ir descendo até a Provence, passar pelo Noroeste da Itália (e aí incluo Cinque Terres), entrar pela Alemanha pela Rota Romântica e voltar por Paris. Preciso muito de dicas!!!!! Você acha que o roteiro está ok? Tenho até 20 dias para passar fora… Ah! Alguém sabe o nome daquele restaurante lindo com uma tela de cinema ao fundo do filme Um bom Ano? Muito obrigada, gente! Esse é o único trecho da Itália que ainda não conheço… então estou à disposição caso alguém precise de dicas do resto da bota…

    • Ola Karla!
      Olha, aquela cena se passa na praça de Cucuron ,
      ao sul do Luberon , bem pertinho de Anssuis e
      Lourmarin. O restaurante foi bem maquiado no
      filme , mas o lugar e realmente lindo.
      Abraços , Flavio

  18. Não resisto em me comunicar com vcs, é uma energia que cinqueterre e vcs têm, é maravilhoso.
    Estive lá , mergulhei neste mar, e quero voltar agora em julho, viajo sózinha, se tivesse um ou uma companheira poderia ser bem melhor…..
    Enfim, estou a disposição …….

  19. oi sera que poderia nos ajudar? estaremos em nice em um congresso 4dias.pretendo fazer de la minha base e sair p conhecer provence.O que voce sugeria ver ja que so teremos a parte da tarde e noite livres? estamos pensando de tbm sair de nice e ir de carro ate cirque terre e porto fino.Oque vc aconcelha?Onde ficar na italia?Da para alugar um carro em Nice e devolver na Italia? OBRIGADA fANIA

  20. Fania,

    Se voce so tem noites e tardes livres, eu nao arriscaria ir muito longe, nao. Iria ate Saint Paul de Vence (tem um post aqui no blog, veja no menu) e seguiria mais pela própria Cote dAzur. Jantaria em St Tropez sem duvida. Se voce so tem quatro dias, eu nao sei se iria ate a Italia, nao. Vc tera mais dias depois do Congresso?

  21. Obrigada pela atençao. Teremos 4dias livres, sendo que o hotel em Nice continuará a nossa disposição.Meu marido pretende alugar um carro p todos os dias da viagem.O que vc acha que devemos fazer?Estou lendo tudo que me aparece pela frente sobre as regioes e cada vez mais tenho dificuldades em selecionar o que fazer.help please……

  22. oi,fiz confusao.Estaremos em Nice de sexta a quarta feira com hotel já pago p o congresso.De quarta ate sabado ainda naõ temos hotel e nem programaçao instituida.Espero resposta .obrigada Fania

  23. Oi Jorge,

    estou meio que num desespero de ultima hora. Estou indo para Cinque Terre na proxima segunda feira e ateh agora a unica coisa marcada eh a passagem de aviao! Chegamos em Genova de manha e jah queriamos ir direto para Cinque Terre. Temos 7 dias ao todo. Pensamos em tres possibilidades de roteiro:
    1) nos estabelecer em uma das cinque terre e por lah ficar os 7 dias curtindo a vida e a dinamica do lugar. eventualmente dar umas escapadas para regioes proximas, mas a ideia desta opcao seria mesmo aproveitar as cinque terre.
    2) passar metade do tempo nas cinque terre e a outra metade viajando pelo norte da Toscana
    3) cinque terre depois ir voltando de carro por parma, bologna, etc ateh Milao/Bergamos (onde pegamos o voo de volta no ultimo dia).
    Muito bem, (a) nao consigo decidir qual roteiro eh o melhor. (b)onde eh melhor se hospedar tanto nas cinque terre como na toscana – levando em conta q queremos realmente entrar no dia a dia do lugar (nada de ficar sasaricando pra cima e pra baixo, a ideia se ficarmos a maior parte do tempo em cinque terre eh q seja como uma viagem para o litoral norte) e tb o custo beneficio. Oq me leva a outra pergunta… Nessa epoca do ano precisamos fazer reserva? Uma ideia era ir com alguns nomes e escolher lah na hora na esperanca de coseguir ateh algo mais barato, jah que ainda nao eh o alge da alta temporada. Super agradeco qualquer luz no fim do nosso tunel! Juliana

  24. Fania, eu acho que no seu lugar, ficaria na Provence mesmo. Aproveitaria para esticar até a região do Verdon ou Luberon que é o coração da região. Ficaria confortável sair de Nice para o Luberon na quarta e voltar no domingo. Aqui no blog tem várias dicas sobre Provence e Luberon, veja no índice.

  25. Juliana,

    Deixa ver se eu consigo te ajudar. Eu estava viajando até ontem e só li agora seu comentário. Se você tem apenas uma semana e embarca nesta segunda, eu acho que faria a Cinqueterre com a região de Lucca no norte da Toscana. Eu me hospedaria em Rapallo ou Santa Margherita Ligure, iria à Cinqueterre por dois dias e seguiria para a região de Lucca. Eu acho fundamental reservar hotel pelo simples fato de poder aproveitar mais o tempo sem ter que me preocupar em achar algo bom e que caiba no meu orçamento lá. Pense no tempo que você gasta na internet aqui pra procurar um lugar legal e conclua que levará mais tempo lá, durante a sua preciosa viagem para conseguir a mesma coisa. Seja lá qual for a época do ano, eu acho que sempre vale mais a pena sair daqui com o roteiro definido e os hotéis reservados. Se você, lá, quiser mudar alguma coisa, é bem mais fácil fazê-lo a partir de um roteiro pré-definido do que do nada. Pense nisso e invista suas últimas horas antes do embarque fazendo as reservas e acertando o roteiro. Bologna parece ótima, se você já foi à Florença, Siena, etc, vale muito a pena. Boa viagem. Mande notícias no retorno.

  26. Olá ,

    Vi no seu comentário que não se usa o carro. A princípio , projetamos uma noite em Santa Margheritta e uma noite em La spezia , aproveitando o caminho e fazendo paradas na Cinqueterre. Qual a sua sugestão? Esquecer talvez a noite em La Spezia e ficar em Santa Margheritta? Qual seria o site para comprar as passagens de trem?

    Obrigado e parabéns pelo blog , as fotos estão fantásticas!!

  27. Quero parabenizar a pessoa que teve a iniciativa de escrever este trecho tão LINDO da Italia no BLOG ! Certamente estas dicas tem muito valor eu anotei todas e estou certa de vou curtir tanto quanto voces e DOPO darei meu parecer aqui!
    Muito obrigada e mais uma vez parabéns!

    Mariel

  28. Olá, gostaria de uma ajuda. Vou viajar no inicio de outubro, vou de Paris para fazer o norte da Itália e terei que voltar para Paris (avião). Pelo que li, pensei em descer em Veneza, depois Florença e cidades proximas, depois Genova com Cinque Terre. Gostaria de conhecer Lucca pois já via vários elogios a esta cidade, em qual momento ela entra no roteiro. Tenho 20 dias para gastar e não quero correria. Gosto de sentir o local, as pessoas, costumes , culinária, vinhos e etc.
    Parece que deixei para última hora, mas infelizmente meu roteiro era outro, com uma amiga, porém ela teve o carro novo (apenas 3 dias) roubado, nesta última semana, e perdeu a vontade de ir. Se puderem dar dicas de local para ficar, estilo hostel, ou restaurantes que não devepassar em branco agradeceria muito. Esatrei viajando sozinha .

  29. Marcelo, compre os bilhetes em http://www.trenitalia.it

    Raquel, se você vai viajar sozinha, prefira sempre as cidades maiores, ok? Eu pularia Genova e me dedicaria à Veneza e Florença com mais intensidade. Acho que você vai sentir falta de companhia se for à Cinqueterre, sei não.

    Um lugar fora do circuito que estou louco para conhecer é Bologna. Para quem gosta de gastronomia italiana, parece perfeito e é uma cidade grande, bem bacana. É uma dica não usada, mas acho que não tem erro, não.

  30. GiraJorge querido, eu passei por este post antigo hj pq… bem, estou preparando minha próxima viagem na surdina, q vc pode imaginar pra onde será…😉

    Enfim, muito obrigada pelas informações. Excelentes links, excelentes dicas.

    Beijão e aloha.

  31. Olá. Estaremos (eu e a “patroa”) no período de 2 a 8 de Abril hospedados em Nice. Pretendemos conhecer Cinqueterre…ja temos hotel e carro alugado….Aceitaria TODA A AJUDA sobre roteiro…e tambem informações sobre temperatura…

    abraço

  32. Olá
    Estou lendo regularmente o seu blog, onde encontrei sugestões maravilhosas sobre Cinque Terre. Preciso de um roteiro para conhecer os Lagos de Como e Garda. Alguém poderia me ajudar? Pretendo alugar um carro. Será que vale a pena? Obrigada e parabéns pelo blog

  33. Olá, estarei passando de carro pela região e a idéia era almoçar em Sta. Marg. Ligure, mas quando vi Cinque Terre, mudei de idéia. Essa opção é realmente melhor ? Consigo chegar de carro até lá ?

  34. Jorge,
    Irei a Itália em Setembro, e já estou planejando minha viagem. Adorei tanto seu texto que gostaria muito de visitar Cinque Terre, mas tenho apenas 1 dia pra isso porque ainda tenho Roma, Veneza e reigião da Toscana a visitar.
    Como você me recomendaria visitar Cinque Terre e aproveitar a incrível vista dessa “Favela”, tendo como base Florença?
    Como o tempo irei de trem.

  35. Olá Jorge, fiquei encantada com suas informações de Cinqueterre, nem conhecia mas agora quero ir lá. Estou indo em setembro para Italia, farei um cruzeiro que sairá de Savona no dia 29/09. Chego em Roma no dia 24 as 19h. Pretendo também conhecer Florença. Agora quero incluir Cinqueterre. farei o percurso de trem. Peço sua opinião se fica viagem muito corrida com essa inclusão e que sugira o roteiro.

  36. Olá Jorge
    Estou viajando para a Itália com meu marido. Vamos passar 23 dias. Chegamos em Roma, pegamos o carro no aeroporto e pensava vagar pela Toscana por cinco dias e depois ficar três só em Florença. Dali vamos a Veneza de trem por três dias e depois a Roma também de trem onde ficaremos oito dias. Queria ver se incluia Cinque Terre nesse passeio pela Toscana, mas como tu podes ver não somos de correr muito nas viagens. Gostamos de curtir bem os lugares. Tu achas que cinco dias pela Toscana (excluíndo Florença) e mais Cinque Terre é viável, ou vai ficar muito corrido? Acontece que os hotéis de Roma. Florença e Veneza já estão reservados, por isso não tenho como aumentar os cinco dias. Gostaria que me sugerisses um roteiro para esses cinco dias. Se achares que dois dias são suficientes para Florença, podemos incluir mais um dia para visitar algum lugar próximo que desse para ir e voltar para dormir em Florença.
    Desde já muito obrigada
    Heloisa

  37. Esqueci de dizer que estamos indo agora em fevereiro, inverno deles. Sei que a Toscana não é tão bonita. Por isso pensei em Cinque Terre.
    Heloisa

  38. Pretendemos ir para Itália de navio, chegando em Gênova, está em nossos planos passear pela região Cinqueterre… final de março/2010 : Pergunta o clima estará adequado aos passeios, firmando base em Rapallo será que 03 dias são suficientes para conhecer as região ? Obrigada

  39. Olá ! Em 2007 viajamos para a Provence e aproveitamos todas as tuas sugestões sobre a região.
    Estamos planejando ( dois casais) ir para a Itália em setembro. Teremos 21 dias e gostaríamos de incluir a Toscana, Roma e Costa Amalfitana. Já lemos os comentários do teu blog, mas temos dúvidas quanto à viagem como um todo: onde começar, onde ir de carro, quando é melhor o trem. V amos deixar fora Veneza, que já conhecemos e queremos incluir Cinque Terre. Podes nos ajudar? Obrigada. Um abraço, Silvia

  40. Estive na Liguria em 2007, fiquei fascinado cada vea a Iatália me surpreende, fiz o caminho entre as cidades a pé. Outro lugar que adorei foi Rapallo e Sta Margarita Ligure. Passei uma semana maravilhosa nessa região.
    Marivaldo Pimentel
    Designer de Jóias

  41. Pretendo viajar em agosto, durante 20 dias para alguns lugares da Italia. Ja conheci Roma e a Costa Amalfitana em 2008 , foi maravilhoso, e tenho muita vontade de conhecer Cinque Terre, Firenze e a Calabria.
    Vc acha que da tempo de fazer todas essas regioes mais Roma e Costa Amalfitana?E sobre ir sozinha para essas regioes?

  42. Olá! Decidimos nosso destino por causa desse blog.Chegaremos em Cinque Terre no final de maio, por Pisa. Sabe dizer se no aeroporto há necessidade de mostrar reserva de hotel e aquela coisa toda como na França e na Inglaterra? Alugamos um flat pela internet, com a Anna Michielini. Obrigada.

  43. Bem objetivo:

    Estamos traçando nosso roteiro para uma viagem de 2 semanas que incluem 6 dias na Itália, chegando no aeroporto (talvez Milão) dia 4/set.

    Pensamos no seguinte roteiro para o casal:
    tentar chagar dia 4/set à noite em Veneza, ficar lá por 2 dias e dia 6 à tarde tentar ir direto para Cinque Terre(hospedarmos em Rapallo…) terminando este trajeto no dia 9.
    Você acha viável? Qual a facilidade de atravessar de Veneza à Cinque Terre de trem?

    Grato pelas belas dicas lidas acima!

  44. Adoro o blog mas odiei Cinqueterre.
    O trem rente ao mar é lindo.
    Mas as cidades são lotadas (ou são em Setembro, não sei) de americanos. Tem até sorveteria vendendo ice cream ao invés de gelatto. Vender em inglês não tem nada a ver com espírito italiano.
    Abraços.

  45. Tem alguém que fala português em cinque terre, em algum restaurante, hotel, albergue???

  46. Olá, fiquei muito interessada nos seus comentários sobre Cinqueterre. No final do mes 3 amigas e eu estaremos indo para um giro pela Itália de carro. Ficaremos hospedadas em La Spezia e temos 3 dias para conhecer Cinqueterre. Vc acha que estamos muito “fora de mão?” Somos da “melhor idade” e gostaríamos de receber algumas sugestões de passeios. Obrigada.

  47. Ola,
    estou indo com meu marido para a Toscana e temos 2 dias em Cinqueterre A princípio , projetamos uma noite em Santa Margheritta e 2 noites em La spezia , aproveitando o caminho e fazendo paradas na Cinqueterre. Qual a sua sugestão? Esquecer talvez a noite em La Spezia e ficar em Santa Margheritta ou ficar em Rapallo, ja que Portovenere e limitado de hoteis.
    Aguardo sua dica, e parabens pelo blog
    Christiania

  48. Adoramos a região.
    Esse blog nos ajudou, por isso queremos colaborar.
    Ficamos em Rapallo no Hotel Miramare 3 noites. Adoramos!
    Perto da estação de trem e da marina, além de ótimo hotel.
    Fomos e voltamos a Portfino a pé, mergulhando pelo caminho, foi divino, recomendamos! Um passeio delicioso.
    Cinque Terre fomos de barco, o que não recomendamos, o barco pára somente em 3 das 5 terres, tem horários e para em vários portos pelo caminho recolhendo turistas. Acreditamos que pela trilha deve ser muito melhor, vimos a trilha do barco e parece muito fácil de fazer e muito bonita.
    Constatamos o que foi dito aqui, é uma ótima parada para quem está fazendo a Itália e visitando os belíssimos museus e igrejas, mas que em quantidade, cansam e merece uma pausa na natureza exuberante e diferente da brasileira.

    • OI Monica, meu marido e eu estamos indo para Italia em julho, pensamos em ficar hospedados em Portofino para conhecer Cinque Terre, o que voce acha?

  49. tentando responder a alguns do blog:
    Os passeios que recomendo são esses 2: Portofino a pé de Rapallo, mergulhando pelo caminho.
    E a trilha para Cinque Terre.
    Fomos trem de Veneza para Rapallo, ótimo.
    E na volta trem, de Rapallo para Milão, só o que não foi bom, é que era domingo e tivemos que ficar em pé.
    Recomendamos comprar com antecedência.
    O hotel Mirame de Rapallo falam francês, inglês e são muito gentis.
    Três dias são suficientes.

  50. Digitei cinqueterre no gps portugues e o bendito me mandou para cinquecierre outra regiao de encontro de 5 serras. aff fazer o q ne, infelizmente nao tive outro dia para fazer o passeio.

  51. Gostaria de uma dicas de endereços de hoteis c/preços bons, estaremos visitando a região no começo de abril/2011 , somos em 3 pessoas das quais 2 são da melhor idade, pode nos dar dicas de passeios . obrigada.

  52. Jorge, parabéns pela forma clara e contagiante com que fala sobre suas viagens. Irei a Portugal e Itália na segunda quinzena de abril, tenho dez dias para estar na Toscana, penso em ir a Pisa, Siena, San Gimignano, Luca e Chinque Terre. Gostaria de ouvir a sua orientação quanto a cidade em que poderia me hospedar por uns três dias, considerando que na volta, venho para Pisa pegar o avião para Lisboa/Brasil. Irei com meu marido, duas amiga e um amigo e não pretendemos, a princípio, alugar carro. Seria algo obrigatório? Talvez para Toscana! O que você me diz? Abraços, Maria Teresa

  53. Cinque Terre é linda, apesar da legião de americanos que a invadem rs rs rs. Vernazza, na minha humilde opinião, é a cidade mais bonita. Eu aluguei um quarto na http://www.ivocamere.com e foi tudo ótimo. Só um detalhe. Não há elevador nestas cidades !!! então preparem o braço. Ele também é dono de um restaurante simples onde se pega a chave. Lá eu comi uma pizza ao pesto maravilhosa (Pizzeria F.lli Basso – Via Roma, 1)

  54. Gostaria de algumas opiniões: irei em setembro para Italia. E o roteiro será:
    saindo de Milão ; Portofino; Sta Margharita e irei dormir no mesmo dia – La Spezia. O que visitar nestas três cidades: Portofino; Sta Margharita e La Spezia? Dormir em La Spezia é o ideal? Tem sugestão de Hotel em La Spezia? Depois partirei para Lucca.
    Luca – Bologna; – Bologna – Parma e – Parma – Milão -Suiça -Portugal. Aguardo ansioso pelas dicas e sugestões.
    att,
    Marcelo Santos

  55. Olá Jorge.

    Muito legal seu blog, acabei de mudar o roteiro de minha viagem depois que li. Gostaria, se for possível de algumas dicas. Chego na Itália no sábado dia 28/05 em Veneza, fico lá 3 noites e no dia 31/05 vou até a região de Greve in Chianti onde fico hopedado até o dia 03/06. Aqui pretendo alugar um carro para rodar pelas redondezas (ainda estou na dúvida até onde pego o trem, mas provavelmente será de Veneza a Florença e lá alugo). Depois disso só sei que devo voltar no dia 07 de Florença, ou seja, tenho mais 4 noites para aproveitar. Minha primeira idéia era manter o carro alugado, ir até Cinqueterre no dia 03 ainda, mas passando para conhecer Lucca e Pisa.
    Depois que li o blog, estou pensando em ficar pelo menos uma noite hospedado na região e voltar para Florença no dia 04 onde ficaria até minha partida. Também posso retornar para Florença só no dia 05 para aproveitar mais. Será que você pode me ajudar com esta parte final do roteiro? Quanto tempo eu precisaria para conhecer passando de carro por Lucca, Pisa e região? E uma última pergunta, minha esposa está grávida, portanto, não é indicado caminhar demais, mesmo assim vale a pena Cinqueterre?
    Obrigado e desculpe pelo tamanho do post.
    Paulo

  56. Se tivesse que escolher entre a costa Amalfitana com Pompéia e Napoles ou Cinqueterre Qual seria sua opção?
    Tenho para esta parte da viagem de 30 de setembro a 6 de outubro.

  57. Legal o seu post. Em minha última viagem, 2 meses atrás, também visitei as Cinqueterre. Fiz a maior parte dos trajetos entre as vilas de barco, com exceção do último percurso, entre Manarola e Riomaggiore, que fiz à pé. Realmente é espetacular. Mas o que eu achei interessante em seu post foi a sua comparação com as favelas do Rio. Isso porque só vi seu post agora, mas já havia comentado com familiares e amigos exatamente essa sua teoria. Em minha opinião, faz todo sentido.

  58. Olá, ótimas dicas !!!
    Estamos indo para Itália neste Reveillon e gostaríamos de visitar Cinque Terre. Você acha que dá para aproveitar este passeio e trilhas no inverno ?? Sabe se as trilhas fecham ?? Tem alguma dica especial para esta época do ano ?? obrigada, Cristina

  59. Olá, parabéns pelo Blog!
    Vamos chegar em Genova e de lá pegar o trem para Cinque terre agora no final de outubro. Ficaremos em Monterosso. depois vamos de carro para Verona. Recomenda? aonde podemos alugar o carro proximo de Cinque Terre? Vi que tem uma locadora em La Spezia. é facil de ir de Monterosso para La Spezzia?
    Muito obrigada
    Daniela

  60. Olá Dell’Amore´s estamos indo para a Italia a procura de pessoas da nossa familia(Dell’Amore). Gostaria de saber se alguns de voces tem contato com os Dell’Amore´s.

  61. Parabéns pelo blog!!!! Gostaria de saber se vale a pena visitar Cinque Terre no Inverno. Estarei na região no início de fevereiro.
    Muito obrigada pela ajuda!!!
    Depois eu volto para contar minha experiência!

  62. Luiz Felipe B. Santos

    Parabéns pelo seu blog ! Minha dúvida : é conveniente (recomendável) hospedar-se em LUCCA para, a partir daí, visitar CINQUE TERRE ? Estaremos de carro e gostaria de saber se há estacionamento no acesso para CINQUE TERRE . Grato.

  63. Obrigado pelas informações do seu blog! São muito úteis.

    Pretendo fazer um bate volta de um dia de carro vindo de firenze apenas para conhecer a região.

    Eu vi que a cidade mais próxima das vilas, vindo de firenze é La Spezia. Você sabe se desta cidade existe alguma forma fácil e rápida de chegar nas vilas?

    Obrigado,
    Fernando

  64. Oi. Adorei seu blog e dicas de viagem. Queria pedir sua ajuda também🙂 Viajo em final de maio com 2 amigas para passar 20 dias. Vamos desembarcar em Barcelona e alugar um carro. Pretendíamos conhecer a região de Provence, depois ir para Cannes, Nice etc, passar por Cinqueterre e Toscana. Mas como não conhecemos nada por lá, não sabemos bem como organizar isso tudo, por exemplo quantos dias seria legal passar em cada região, que lugar usar de base, se é bom reservar hotel aqui do Brasil ou se podemos fazer isso chegando nos lugares mesmo. Gostaria de sua opinião. Obrigada, Marina.

  65. Jorge, seus post me ajudou muito. Fiz um post no meu blog agradecendo a ajuda generosa dos blogueiros. Passa lá! http://deunstempospraca.blogspot.com.br/2012/03/pedindo-ajuda-aos-univers-ops.html

  66. Olá!! Eu, meu marido e mais um casal vamos para Italia + França e estou fazendo o itinerário.
    Não temos mais que 2 dias inteiros em Cinque Terre (partiríamos de Gênova) e inicialmente pensei em nos hospedar em Riomaggiori. Entretanto veio a dúvida quanto ao tempo para conhecer tudo: tinha pensado no primeiro dia conhecer Riomaggiori e Manarola e no segundo Corniglia, Vernazza e Monterosso, mas daí teria que voltar a Riomaggiori para dormir e no dia seguinte voltar a Genova para seguir o trajeto a Milão.
    Ou vc acha que seria melhor nos hospedar em Genova o tempo inteiro e no primeiro dia ir de trem até Riomaggiori e Manarola, voltando para dormir em Genova. E no segundo dia ir de novo para Corniglia, Vernazza e Monterosso, e voltar a dormir em Gênova para no dia seguinte seguir a Milão?
    Pergunto isso pois não faço idéia da facilidade (especialmente tempo gasto) das conexões entre as cidades…
    E vc acha que esse (pouco) tempo para cada localidade vale a pena?
    Obrigada!!

  67. Olá! Qual a melhor época pra visitar este lugar?

  68. Amei seu blog! Consegui muitas informações para fazer alguns dos planejamentos de viagem para meus clientes. Também sou blogueira. Quando puder passa para conhecer o meu blog e deixar sua opinião.
    blog.izapelomundo.com.br
    Abs,

  69. Pingback: Cinque Terre: Um pedacinho do céu! | Guest Deluxe

  70. Olá, boa noite…antes de tudo parabéns pelo blog e pelas informações oferecidas. Gostaria uma dica. Em outubro estou indo para a Itália com minha esposa e um casal, ficarei 4 dias na Toscana, em Firenze e Cortona especificamente. Gostaria de tirar um dia e pegar o carro, saindo de Firenze, dando uma paradinha em Pisa antes de chegar em Cinque Terre. Acha que dá pra fazermos isso? Caso seja pouco tempo, qual dessas cidadezinhas merece atenção especial?

  71. Prezado Jorge, pretendo visitar Cinque Terre, saindo de Lucca e parando em Pisa. Entretanto, no início do seu blog você diz que não dá para entrar no parque de carro. Como eu faço, então? Como vou fazer um bate-e-volta, qual das cincos vilas vale a pena visitar? Grazie.

  72. Sandra Regina ProttiMonteiro

    Excelentes dicas, Jorge. Pretendemos ir pra Itália em setembro de 2015,porém gostaria que você opinasse sobre o roteiro que pretendemos fazer e se o tempo é suficiente.Partiremos de Roma/Sorrento- 4 dias para Costa Malfitana- depois Sorrento/Cinque terra – (Qual a distância de carro?) 3 dias – Cinque terra/Florença (Qual a distância de carro?) 6 dias
    Melhor seria irmos de Roma a Sorrento de trem ou de carro para conhecer a costa? O meio de transporte seria mais fácil de barco?
    O período estipulado para cada local é suficiente?
    Obrigada e aguardo retorno. Sandra

  73. Vera Lúcia da Silva

    Vou ficar 5 dias em Genova. Dá para fazer Cirque Terre em dois ou três dias. Gostaria de saber o que vc acha. Obrigada.

    • Sandra Regina ProttiMonteiro

      Vera Lúcia, tranquilamente você visitará as cinco terras em 5 dias. Explorar uma em cada dia, porém desconheço a distância de Gênova a La Spezia.
      Fizemos nossa base em La Spezia, então ficou muito tranquilo partir de lá todos os dias, A Estação de trem de La Spezia é bem próxima das 5 terras.

  74. Pessoal, boa tarde!
    Preciso de uma dica para explorar a região das Terre. Viajo à Itália no alto verão (julho e agosto). Ainda não sei se sairei de Milão ou de Florença em direção à Liguria. Nossa intenção é conhecer Gênova, Cinque Terre, Portovenere e Portofino. Quantos dias devo dedicar à essa região? Onde monto minha base? Pensei que poderia fazer um pit stop em Gênova, caso saísse de Milão e montaria minha base em Rapallo ou Santa Margherita. O que acham?

Deixe uma resposta

