Rio de Janeiro: de Cadillac em Ipanema

vieira-souto-em-domingo-de-sol.jpg

O carrinho de “viagem com bebês” da Clara ganhou um nome! Cadillac!

A madrinha da caranga é a “Filigrana” Majô, que imediatamente lascou o nome quando viu o carrinho de bebê da Clara estacionado no piso inferior da Livraria da Travessa em Ipanema.

A Humanidade ainda não se acostumou ao contato virtual. Nós e a Majô achávamos que não nos conhecíamos só porque nunca havíamos nos encontrado pessoalmente. A verdade é que já faz um bom tempo que a gente visita a sala de bate papo onde o mundo em português discute planos de viagens: o VNV do Ricardo Freire.

    carrinho-de-bebe-na-praia-do-leblon.jpg

Cadillac com teto solar fechado!

Foi entre um café, uma água com gás e uma sopinha de legumes – que a Clara traçou ali no nosso colo – que a gente concluiu o óbvio: nós e a Majô já nos conhecíamos, de longa data.

A gente tem certeza de que a Clara achou a mesmíssima coisa. Depois de blábláblá pra cá e pra lá, ela pegou no sono no colo da Majô. Um feito inédito, pois a Clara raramente dorme no colo de quem quer que seja.

    soninho.jpg

Mas vamos começar pelo começo? Por que é que alguém vai ao Rio e segue direto pra uma livraria?

Se eu conseguisse ler tanto quanto visito livrarias, tanto quanto folheio livros, eu já estaria “lido” pro resto da vida… Afora a disposição ao gosto carioca dos livros nas estantes, a questão é que em todo lugar, a gente adora ver se os livros de lá gorjeiam como os de cá🙂

Não, nem eu, nem a Tati e muito menos a Clara planejávamos comprar livros, embora, no final, a gente tenha comprado alguma coisa. Parar na Livraria da Travessa simplesmente faz parte do “programa maior” que é caminhar por Ipanema.

Outras escalas poderiam ser as esquinas de sucos naturais, as especialíssimas lojas de roupa de praia, ou mesmo os bares geladíssimos. Opção é o que não falta.

Nosso passeio de Cadillac havia começado no Bazaar (Rua Barão da Torre, 538), um restaurante bem bacana quase na Lagoa. Foi uma escolha rápida (estávamos morrendo de fome) e certeira. O serviço é notável, o ambiente impecável, os ingredientes são especiais. Com tudo isso de bom a verdade é que a gente esperava um pouquinho mais de “tempero especial” dos pratos, mas, de novo, os pratos eram apenas parte do “programa maior”, entende?

ipanema-com-pedacinho-do-leblon.jpg
Ipanema mais ao longe e um pedacinho do Leblon

Os prédios anos 50- 70 – disputados ao preço do metro quadrado mais caro do Brasil – não têm recuo, você lembra disso quando um pingo de água saído dos onipresentes aparelhos de ar condicionado cai na sua cabeça. Por sua vez, as calçadas são recheadas de árvores. Os porteiros ficam nas calçadas. É como se você entrasse um pouquinho na casa de cada um. Nem parece um bairro tão exclusivo.

Outra delícia é observar as pessoas vestidas como quem vai à praia ou a um casamento, todos na mesma calçada, ou seria no mesmo calçadão? Melhor ainda, na mesma avenida!

Sim, porque o ponto alto do passeio está na avenida, na praia. Que cidade tem uma paisagem assim ali, do lado de onde as pessoas vivem, trabalham, estudam? Eu não consigo me conformar, é simples assim, você dobra uma esquina e… Olha o cartão postal!

Em feriados e domingos, uma das faixas da Vieira Souto (Ipanema) e Delfim Moreira (Leblon) são fechadas… Está ali o circuito perfeito pra pilotar Cadillacs com bebês. A Clara adorou.

E se você tiver a companhia de uma carioca “sangue bom”, como a Majô, que vai te contando histórias, chama a atenção para os detalhes… Mais do que apreciar a vista, você ganha um upgrade e passa a compor a paisagem carioca de cartão postal.

morro-dois-irmaos-com-o-sol-baixando.jpg

Afinal, naquele final de tarde, a gente era apenas um grupo de amigos de longa data passeando com uma bebê no final de tarde. Tem programa de viagem melhor?

46 Respostas para “Rio de Janeiro: de Cadillac em Ipanema

  1. Nossa, como a Clara está grandona… quase uma moça.
    Vocês estão xuxando comida nessa menina, heim! Parabéns.

  2. BACANA a série de fotos, os detalhes passados pela Majô e esse passeio gostoso!

  3. OS detalhes às vezes fazem uma brutal diferença na nossa percepção de uma cidade…

  4. Jorge,
    Amei seu olhar terno sobre nossa cidade, e como sempre a maneira gostosa de relatar viagens e experiências. Que palavras gentis e maneira delicada você descreveu nosso encontro. 😉 Assino embaixo tudinho, pois sinto da mesma maneira em relação à família Giramundo. Como você bem disse, nossa amizade começou no VNV do querido Riq e lá nos fez ” íntimos “, era como se já nos conhecêssemos desde sempre. É o lado bom da Internet.
    Agora vi a carinha da fofinha dormindo em pé ! Muuito fofa a afilhada VNV e com muita honra !! 😉

    Haha o Cadillac da Clara estacionou na praia e não levou multa, que cartaz hem ! 😆

    Gira, obrigada mais uma vez por palavras tão doces relatando nosso encontro, vou puxar o lencinho. 😉

    Voltem rápido, o Rio espera a família Giramundo e o Cadillac de Clara de novo de braços abertos. 😆

  5. Jorge,

    a Clara tá bem de vida, viu? Tao pequenininha e já com tantos lugares lindos visitados!

    Lindas fotos do Rio, principalmente as panoramicas do post anterior!

    Abracos,
    Carla

  6. Obrigado Rosa, obrigado Carla!

    Sim, Arnaldo, eu já tinha mesmo até feito um post sobre viajar pra uma cidade onde se tem um amigo local pra te passar os detalhes!!!

    O próximo post é do Forte!

    Majô,

    Que bom que você gostou. Você merece! Fizemos (lembra do que te falei: eu escrevo e a Tati revisa tudo!) a quatro mãos.

  7. Beijos e beijos para Tati 😆 😆

  8. Delícia de passeio, ainda com a companhia da fofinha (cada vez mais linda) e da Majô, que tive o prazer da companhia por uns breves momentos em Congonhas.
    E o que você diz é verdade: apesar da distância, nos sentimos próximos dessas pessoas com quem nos familiarizamos.
    Dia delicioso deve ter sido, Jorge!

  9. NÃO vejo a hora de ler sobre o Forte de Copacabana, porque, afinal, eu fui coadjuvante…

  10. Jorge

    Adorei as fotos do Rio…fiquei com saudades!!Quando fiz 18 anos ( há seculos atrás…) estive aí 2 meses e não me cansei nunca de passear no calçadão…Voltei depois em Lua-de-mel vai fazer 15 anos em Janeiro…tanto tempo…
    Em nenhuma dessas viagens consegui fazer o vôo panorâmico…tenho mesmo que voltar de novo e agora com o Francisco!!
    Também fiquei com inveja do sol e do calor…por cá está bem mais frio!!
    Podem ir preparando as roupinhas de Inverno e gorros para a Clarinha…eh!eh!eh!

    bjs

  11. Jorge B e familia,

    É verdade nâo há um programa de viagem melhor que passear e falar com os amigos. É um boa viagem e con boa companhia.

    Eu comprendo a Clara, porque Majô é uma pessoa que dá tranquilidade e paze.
    Muitos beijos

  12. Chego sempre quando todo mundo já veio. Clara, Tati, Jorge e Majô e ainda com o Rio atrás? Qué coisa mais bunita?

  13. se vc me permite sugerir (ou se preferir, “botar o bedelho”!), acho que ficaria bacana o vídeo Samba do avião – cujo link envio abaixo – o qual tem tudo a ver com essa série deliciosa que vc está escrevendo:
    http://br.youtube.com/watch?v=5E2w8W74seA&feature=related

  14. Jorge Gira,
    Estou atrasadinha igual ao Beto😀
    Eu já tinha lido mas sem tempo para comentar, e esse lance de RSS eu não sei bem🙄

    Adorei o cadillac da lindissima da Clarinha, e eu sinto a mesma coisa que você disse em relação a Majô ou ao pessoal que se conheceu atraves dos blogs de viagem, é tão gostoso, e as coisas/interesses e desejos em comum nos tornam mais ligados e de certa forma amigos.
    Um forte abraço pra família toda, Jorge, Tati e Clarinha🙂

  15. Arnaldo,

    Adorei sua sugestão! Sério, só preciso descobrir como colocar som no WordPress. Sou ruinzinho tecnologicamente…

    Patsy,
    Quando você descobrir como usar o RSS, você me ensina, ok?🙂

    Beto, Emília, a gente vai fazer um post assim aí em Santos. Passei ontem no Guarujá e deu vontade de tomar a balsa pra Santos…

    Margarida,
    O Francisco vai adorar o Rio. Pode apostar. Nem brinca que tá fazendo frio aí já… Sério? Tomara que a gente dê sorte de pegar um iníciozinho de inverno bem ameno.

    Carmen, tente vir mais ao sul na próxima vez que vier ao Brasil. Ao menos até o Rio!

  16. Acompanhei toda a viagem de vocês e fiquei surpresa e feliz em ver que deu tudo super certo. Estou até pensando em viajar assim com meu filhote, mas acredito que é um pouquinho mais complicado, pois ele já tem 1 ano e 8 meses e, portanto, cheio de vontades e quando contrariado, cheio de birrinhas. Mas queria muito. Um momento especial para dividir com alguém mais que especial. Parabéns a vocês. Tudo de bom pra Clara, que é uma sortuda de ter pais assim. Beijinhos.

  17. Jorge,

    eu ainda nao sei muito bem como linkar os videos do YouTube, fica tudo totalmente nao-automático, mas se voce quiser tentar…

    Quando voce estiver no video que voce quer postar, clique em SHARE. Ele te dá uma opcao: POST to BLOG. Aí voce tem que registrar seu blog (é rápido) e o YouTube cria diretamente um post com o video!!!

    O grande problema é que nao sei como encaixa-lo diretamente em um post… entao eu pego o link nesse post que o YouTube cria automaticamente e colo no post que eu quero…

    É um processo bem tosco e se alguém souber como automatizar melhor isso, ótimo!!!😆

    Abracos,
    Carla

  18. Caraca, que coisa boa esse passeio!!

    Gira, diz cá uma cousa: que dia queres ir e voltar pra Punta? Mas como assim, que esse destino nunca teve nos teus planos? Cara é O point mais bambambam do verão do hemisfério sul. Vais te apaixonar. Mistura um pouco Hollywood com Mykonos com Ibiza e uma pitada de Buenos Aires.

    Imaginou?

    Vai perguntando que no que eu puder ajudar, vou ajudando. Volto pra lá dia 23/12, fico até o meio de janeiro, e depois retorno novamente pro carnaval. Nos vemos lá será?

    Abração

  19. Gira,

    Mais um passeio sensacional!!! Quer melhor do que descansar na sobra em Ipanema?? Demais!!!

    Abs!

  20. márcio,

    seu blog é um incentivo bacana para este pai-viajante.
    eu, minha mulher e beatriz (aos 06 meses) passamos uma semana adorável em buenos aires.
    a capinha de chuva do carrinho é item fundamental!
    estivemos no rio também. e a idéia é ir cada vez mais longe.
    andei pesquisando o natal na ilha da madeira. sei que é lindo e estou seguindo alguns passos teus. vc tem dicas para passar sobre este destino. e o aéreo, vc vai de tap mesmo?
    outro destino que me pareceu interessante: patagônia. será que é heavy metal demais com um bebê de 01 ano?
    aguardo tuas dicas!
    parabéns pelo giramundo!
    abs

  21. Pedro,

    Então você levará sua pequena também para a Ilha da Madeira? Legal!!! Você passa o Reveillon lá? Parece que os fogos são bonitos….

    E tão importante quanto a capa de chuva é o guarda sol de carrinho. Puxa, como fez falta na Europa.

    Eu estou buscando algumas dicas sobre a Ilha da Madeira também. Achei um blog que estou todo dia pra mandar um email, se eu conseguir algo, eu te passo também, ok?

    Um abraço,

    Jorge

  22. Jorge,

    E quando a família Giramundo vem a Minas?

    É muito bom vir aqui e ler seus textos.

    Um abraço do sumido

    Rodrigo

  23. Oi Neco e Tati, santo de casa não faz milagre mesmo! Eu só vi as novas da Clara hj. Vê se pode. ???!!! Muito legal esse Bebe Plaza Hotel. Adorei. A Majo, tb boa ideia. Beijos.

    Estela Bernardes

  24. Oi Neco,

    Só pra te deixar um abraço!!

    Diogo

  25. Oh Neco, da uma olhada lá no blog, no post do Serena. Só pra tirar a prova dos nove, hehehe!!!

    Abração, e liga lá na Bovespa urgente, porque tem muita oferta de compra e nenhuma de venda. Tá lindo o book, hahahahaha!!!

  26. Oi Jorge,
    vim aqui só para reafirmar tuas palavras sobre a Majô. Vc já tinha me avisado de como ela é, lá no blog dela vc me deixou uma mensagem de incentivo. Mas mesmo sendo avisada por vc fiquei surpreendida com tudo que ela fez por nós.
    Eu li que sua viagem ao Rio foi ótima, mas a nossa parece que foi mais que especial, eh, eh!
    Beijos

  27. Caros Jorge e Tati, quero lhes deixar um abraço e votos de paz, saúde e felicidades neste NATAL.

    Um beijo carinhoso na Clara .

    Não sei se terei tempo de voltar aqui antes do NATAL.

  28. Ei, olha lá no post de hoje (La Bourgogne) o marcador que eu inclui. E vê se tem a ver com o teu propósito…

    Acho que tem tudo a ver. Talvez o jantar do dia D tenha que ser lá, hein?!

    Abraço forte

  29. Ei, olha lá no post de hoje (La Bourgogne) o marcador que eu inclui. E vê se tem a ver com o teu propósito…

    Acho que tem tudo a ver. Talvez o jantar do dia D tenha que ser lá, hein?!

    Abraço forte

  30. Jorge, foi muito bacana conhecer o pessoal VnV! Pena que sentamos longe e nem deu pra conversar com vocês. Também estávamos tímidos. rs
    Mas com certeza no próximo encontro vamos pentelhar você e a Tati!
    Abração.

  31. Finalmente entrei no site e me deliciei com o relato das viagens e as fotos. Tem TODO o meu apoio e incentivo em curtir as viagens com a Clarinha, afinal ela é um ANJO de tranquilidade, o q só vem a favorecer os “sasaricos” turísticos. Bjs

  32. Passei por aqui de novo para lhe desejar um NATAL maravilhoso, repleto de paz, saúde, harmonia e felicidades. Que a pequena CLARA tenha um NATAL lindo com seus maravilhosos pais!

    Eu e Alice desejamos tudo de bom, com muita prosperidade e saúde, harmonia e paz!

    Aproveito para lhe convidar a visitar o FATOS & FOTOS de Viagens e ver o primeiro capítulo da matéria “INVERNO na CRISTA da ONDA – Dezembro no Havaí”, com fatos e fotos ao vivo!

    Abraços, te vejo lá!

  33. Estamos passando para deixar votos de saude, paz, sucesso e muitas viagens no ano de 2008.

    Parabens pelo blog e excelente servico de ajuda e incentivo para os loucos por viagens….

    Grande abraco,

    Familia Nomade.
    http://www.diarionomade.wordpress.com

  34. Feliz Natal pra Clara e família!!!.
    Muitos beijos

  35. Olá Jorge

    Tudo preparado para outra grande viagem??Preparados para o frio??hehehe…nós por aqui estamos gelando…zero graus de manhã e 1 grau á noite!!!Mas não se assustem…na Madeira está optimo…temos visto o tempo lá nas notícias e estão cerca de 20ºC…hehehe.Se quiser ver o tempo lá sempre actualizado é só ir a http://www.meteo.pt
    O presidente do governo da Madeira promete que este ano vão ser os melhores fogos de sempre…que maravilha para quem lá vai estar!!
    Depois quero um relato com todos os pormenores!

    Feliz Natal,com muita saúde,paz,alegria…e muitas viagens também!

    Beijinhos para os três

  36. Só pra te dizer que depois de amanhã (dia 20) eu volto aqui pra cantar “parabéns à você” pra esse post, que vai estar aniversariando!!

    Abração

  37. Parabééééééns pra vocêêêê / Nesta dataaaaa queridaaaa / Muitas felicidadeeeees / Muitos anos de vidaaaaaaa!!!!

    (com 35 minutos de antecedência, mas tá valendo)
    😎

    Um mês de idade tem esse post, hahahahaha…

    Abração Gira, e toma vergonha nessa cara meu😉

  38. Olá, família Giramundo, vim aqui deixar um montão de beijinhos pelo natal e também lamentar não ter estado presente para recepcioná-los na minha terrinha. O que me tranquiliza é que vocês estiveram MUITO BEM ASSESSORADOS. A Majô é nota dez!
    Tudibão procês em 2008, que a milhagem da clarinha seja Smiles Diamante😀

  39. Jorge,
    Que este primeiro fim de ano da Clara seja especial.
    Boas Festas e um excelente 2008 pra vocês.
    Boas viagens!
    Abraço,
    Luciano

  40. Jorge,

    Um feliz Natal para toda sua família e um ótimo Ano Novo recheado de muita saúde, felicidades, sucessos e viagens!

    Um beijo especial na Clara. Nossa mascote!

  41. Eu também vim aqui para deixar um grande beijo para a família Giramundo: Jorge, Tati e a super fofíssima Clara😀
    Um lindo Natal para vocês e um ótimo começo de 2008, fazendo o melhor, viajando! Que as viagens se multipliquem no próximo ano…
    Aproveitem!

  42. Tati, Jorge e doce Clara, passo aqui para desejar um FELIZ NATAL , repleto de paz, saúde, harmonia e ótima viagem para Ilha da Madeira. Beijo grande à família Giramundo😆

  43. Pessoal, obrigado pelas mensagens. Vocês são demais. Estou de férias e corri demais para deixar tudo arrumado até o Natal. Agora, estou saindo!!!! E não deu tempo de atualizar o blog, mas no retorno, eu volto ao que era antes.

  44. Pingback: Ilha da Madeira: Reveillon para bebês! « Gira Mundo

  45. O melhor lugar do mundo!!!

Deixe uma resposta

