Viena e Cuiabá: cidades irmãs!

    catedral-santo-estevao.jpg

Catedral em reforma… Foto à noite fica mais bonita🙂

Na Europa, a geminação de cidades é algo muito popular. Basta chegar à entrada de qualquer cidadezinha de interior para dar de cara com uma placa que lista as cidades irmãs ou gêmeas (como eles gostam) daquela localidade.

Em Viena, eu não vi placa alguma na entrada da cidade. É mais difícil achá-las em cidades grandes. Talvez estivesse na saída do aeroporto, mas eu não vi. Ainda é possível que a tal plaquinha tenha passado enquanto estávamos no táxi, ocupados com a Clara e suas malas, maletas e frasqueiras.

Seja lá como for, isso não importa mais. Talvez Cuiabá e Viena não sejam oficialmente cidades irmãs mas, na minha memória, elas sempre serão!

prefeitura-de-viena-vista-de-longe.jpg

Nas minhas primeiras horas em Viena, por mais que os meus olhos não vissem nada de semelhante, eu só conseguia me lembrar da sensação de estar em Cuiabá!

Certamente, agora que é inverno lá, eu jamais faria tal associação mas, no meio de julho, debaixo de 42ºC com ar bem seco, era difícil não me lembrar de Cuiabá.

Para falar a verdade, a gente viu, sim, algo semelhante e foi na atitude das pessoas.

monumento-da-peste-centro-de-viena.jpg
Basta o sol partir para o povo ganhar as ruas.

No meio da tarde de verão, quase não havia ninguém na rua. Mas bastou o sol dar uma trégua para que a vida retomasse as ruas de Viena. Como em Cuiabá!

Acho que pegamos alguns dos dias mais quentes do ano. A previsão do tempo mostrava que, de fato, a onda mais quente de calor no centro da Europa estava se dissipando e as temperaturas ficariam menos tórridas nos dias seguintes. No nosso primeiro dia em Viena, só saímos do hotel à noite, quando a temperatura baixou para algo mais confortável, ainda acima dos 30ºC, mas sem o solzão queimando a testa.

Nesse ambiente, o clima de férias permeia a todos. Mesmo aqueles que estão de alguma forma trabalhando.

violinistas-em-viena.jpg
E a violinista fez pose para a foto!

Curti muito apreciar este grupo de jovens músicos que tocava ali bem pertinho da Catedral de Santo Estevão. Não me pareceu um grupo comum de artistas de rua que fazem disso uma profissão. Aquela garotada estava ali para juntar alguns Euros, sim, imagino que estivessem de férias do Conservatório, mas dava pra notar que tocar ali, na rua, no verão era, de alguma forma, também um programa diferente pra eles. Eles estavam numa boa!

E nós também, curtindo ali o programa deles. A Clara ficou tão calminha quanto nós ao som erudito-popular de Strauss, Mozart e Beethoven. Foi uma delícia constatar que Viena está livre dos onipresentes grupos andinos de música de rua!!!!

    cafe-em-viena.jpg

Cafés de Viena: tudo é ótimo, menos o café-espresso!

O apetite não era muito grande e a gente não tinha muito tempo afinal, a nossa intrépida Clara havia acabado de completar 3 meses de vida e precisava dormir logo. Então, a nossa opção foi tomar um café e apreciar a vida passar, meu programa favorito em terras européias.

Viena é terra de ótimos cafés, mas assim como quem vai aos bares de Cuiabá, a melhor pedida era ficar mesmo do lado de fora, então passamos todos os ótimos cafés-indoor e optamos por algo simples, na rua, e ficamos ali de prosa, deixando a vida nos levar…

clara-e-cadillac-a-noite-em-viena-ii.jpg

…Pra fechar a noite acabei lembrando de uma geminação mais absurda que a minha, até porque, esta, é oficial:

Menaggio (um vilarejo exclusivíssimo no Lago de Como, Itália) e Carapicuíba (cidade dormitório da Grande SP)…

Se elas podem, Viena e Cuiabá também podem!!!

21 Respostas para “Viena e Cuiabá: cidades irmãs!

  1. Delícia curtir o verão europeu no relax…cafezinho (ruim??) e música boa…sorte da Clarinha.
    Um abraço!

  2. Emília, eu sou bem chato com café, especialmente o “espresso veramente italiano”. Aqui em SP, eu aprovo muito poucos, o Suplicy por exemplo é jóia. Em Viena, os cafés oferecem um espressinho bem safado, fraquinho, fraquinho.

  3. Cidades irmãs e onipresentes grupos andinos!

    Não há viagem perdida aqui no Gira Mundo!

    Um abraço
    Seu comentário no Aquela Passagem vai virar um post assim que tiver um tempinho.

  4. Hehehehehehe, pra tomar um cafézinho tu sempre tens tempo, né Gira?! Tá certo…

    Trouxe de lá uns chocolates Mozart? A Renata me trouxe quando foi. Olha, nivel Godiva, honestamente. Loucura total!!

  5. Olá, JorgeGira!

    Vim até aqui conferir se Bratislava já tinha aparecido no Giramundo! Deve estar por perto, afinal, Vienna é ali do lado!😀

    Só por curiosidade, aqui estão alguma cidades gêmeas de Vienna! http://en.wikipedia.org/wiki/Vienna#Twin_cities

    Abraços,
    Carla

  6. Carla Castro, Bratislava entra no ar nos próximos dias. Sou bem lento com meu bloguinho.🙂 Vou incluir no Wikipedia a referência sobre Cuiabá na lista de cidades irmãs de Viena hahahahaha.

    Diogo, a gente descobriu que tem o Mozart e os Mozart genéricos lá. Faz a maior diferença hehehehe. Eu ainda prefiro Godiva e uma marca belga de biscoitos chamada algo como Jules Destrooper, conhece?

    Rodrigo, vou passar na aquela passagem para conferir, um abraço,

  7. Gira, q delícia viajar por Viena! Eu amei essa cidade. Vc esteve no Hundertwasserhaus? É um prédio todo colorido…

    Agora se Viena e Cuiabá são irmãs…? Veja bem, as 2 estão no centro de “alguma coisa”: Cuiabá da América do Sul e Viena da Europa. Já deve ser pelo menos prima emprestada!😀

  8. Lúcia, é isso mesmo! Mais um motivo para serem irmãs.

  9. Pãtz, dessa eu não sabia… mas tomara que os meus tenham sido os originais, senão vou ficar muito deprê, hehehehe!!

  10. Conheci a cidade em Maio do ano passado e viajei pelas ruas com seu post, mas quando fui estava frio para agradável. Já fui a Cuiabá uma vez, confesso que me venderam como um lugar não muito bom, fui, me surpreendi e gostei muito da cidade, mas acho que foi apenas o calor que a fez torná-las irmãs não? rsrs

  11. Também achei Cuiabá uma cidade bem bacana. Fui acompanhando minha mulher que foi a trabalho e aproveitamos para conhecer a Chapada dos Guimarães. Cuiabá é uma ótima base e tem um clima/ambiente bem gostoso. Mas, sim, foi só o calor de Viena que me lembrou a Cuiabá… hahahaha

  12. Circulando em volta do Lago de Como, há alguns anos, qual não foi minha surpresa ao descobrir que Menaggio e Carapicuíba eram cidades “gemelattas”. E Vienna, para mim, é sinônimo de MUITO FRIO (estive lá num mês de fevereiro…).

    abraço!

  13. Então Marcelo, a gente viu a mesma placa em Menaggio. Não foi logo numa saída de balsa entre Bellagio e Menaggio? Se elas podem, Viena e Cuiabá também podem.

  14. ah, não gostou do café do meu tio??? ahhh, que pena…rs.rs.rs.rs.

    Eu fico fora e tem um monte de novidades por aqui! Muito legal….

  15. Jorge, adorei a comparação! Não conheço nem Viena nem Cuiabá, mas acho que a associação natural que o calor te levou a fazer é um motivo tão bom para torná-las irmãs quanto qualquer outro, né?😉

  16. Caramba, eu fui à Viena em julho de 2007 e como morei em Cuiabá por 6 anos, fiz exatamente a mesma associação: Meu Deus!!! É igual Cuiabá!!! Apesar do calorão, me apaixonei profundamente pela cidade, mas voltar em outra época do ano… hehe…

  17. Oi Aline, puxa, então eu não sou mesmo um louco solitário, hahahahaha Obrigado pela visita.

  18. clenildo gil gomes porto velho

  19. clenildo gil gomes porto velho ro 06944 r caetano donlzete 06944-aponla

  20. Na condição de jornalista, ex-secretário da cultura e atual funcionário da assessoria da prefeitura de Angatuba, estado de São Paulo, gostaria de saber quais são os procedimentos que possibilitem a minha cidade a ter uma cidade irmã.
    Agradecido pela a atenção

  21. gostei da relação Cuiabá/Viena

Deixe uma resposta

