Conexões TAP Portugal: use com moderação

tap_aviao.gif
foto extraída deste endereço.

Para voar e ser feliz com a companhia que oferece o maior número e a mais variada oferta de vôos entre o Brasil e a Europa é preciso conhecer alguns truques.

Das minhas duas experiências em menos de um ano com a TAP, de conversas com funcionários durante os vôos e em terra e lendo outros relatos de passageiros, eu aprendi que:

• Ao voar TAP para destinos além Portugal é sempre recomendável optar por uma parada em Lisboa (ou Porto, conforme o caso) do que por uma conexão direta, a companhia de bandeira portuguesa não é das mais pontuais. Horário de partida para a TAP serve apenas como indicação🙂 .

• Se não houver intenção de parada em Portugal, ao fazer a reserva, confira o horário da próxima conexão e se não houver um próximo vôo num intervalo razoável, considere voar com outra companhia.

• Perdem-se mais conexões os passageiros no sentido Brasil-Europa do que no sentido inverso. A razão é simples. A TAP costuma segurar em Lisboa os vôos com destino ao Brasil até que todos os passageiros procedentes de outros destinos na Europa cheguem, pois normalmente há apenas um vôo por dia para cada destino brasileiro.

• Os aviões da TAP permanecem em terra no Brasil pelo mínimo tempo necessário, normalmente umas 2 horas. Um atraso na partida de Lisboa acarreta num atraso na decolagem do Brasil de volta a Portugal. São os passageiros desses vôos que mais perdem conexões em Lisboa.

• Para completar, o aeroporto da Portela em Lisboa é muito desconfortável para operar o hub que a TAP deseja oferecer. Deve ser dos piores de toda a Europa Ocidental. Quase não há fingers, a maior parte das conexões é feita em ônibus. Como se já não bastasse isso tudo, os funcionários de terra da Groundforce são de uma rispidez e falta de atenção nada comuns em Portugal.

• Ainda assim, os aviões são bem equipados e a tripulação muito atenciosa. Sabendo o que esperar e preparado para estes imprevistos quase previsíveis, vale a pena voar com a TAP se o destino for Portugal ou se a cidade de partida não for atendida pela concorrência, como Brasília, Belo Horizonte e as capitais nordestinas.

Passar em Portugal apenas para conexão é correr um risco muito grande de ficar com uma primeira impressão totalmente infundada de um país tão interessante e simpático.

51 Respostas para “Conexões TAP Portugal: use com moderação

  1. Ótimas informações de viagens por aqui sempre. Quanto a TAP, eu nunca fiz conexão exceto Lisboa – Porto, mas voo todos os anos pela empresa Rio de Janeiro – Porto com ou sem escala em Lisboa, e nunca tive atraso considerável, devo ter dado sorte, quanto ao resto concordo com tudo, o vôo costuma ser ótimo, mas a equipe de terra é terrível e sentir frio na escadinha logo a chegada, que normalmente é de manhazinha, tb é ruim a beça🙂

  2. Pois é, as duas únicas experiências que tive voando TAP foram com pit-stop de uma noite em Lisboa. E eu amo Lisboa! É demais essa cidade…

    Se não me falha o alzheimer, a TAP tem um programa de um pernoite lá com direito a hotel ***** estrelas e tudo mais. Foi desse benefício que eu me utilizei para conhecer a terra-mãe!

  3. Oh Seu Arnaldo!!!! Que prazer pela visita. Valeu.

    Obrigado, Daniela.

    Diogo, esse negócio de parada com hotel pago pela TAP é só pra quem voa em Executiva!!!!
    Eu também acho Lisboa demais. Eu moraria lá, fácil, fácil.

  4. Pingback: Ilha da Madeira: compre uma viagem e leve duas! « Gira Mundo

  5. Jorge,

    Desculpa, mas devido a minha viagem não deu para fazer o post no Aquela Passagem. Estou lutando para manter o blog atualizado.

    Posso fazer um copy and paste (dando os créditos, óbvio) lá no Blog?

    Uma abraço

  6. Fala Rodrigo! Imagine, não se preocupe com isso. Como foram as férias? Sobre o post, fique à vontade. Um abraço,

  7. Olá amigos.

    É a primeira vez que posto alguma coisa aqui no BLog…

    Enfim,

    Estou de viagem marcada para Roma, via Lisboa pela TAP e voltando por Praga, sendo que terei que pernoitar um dia em Lisboa na volta. Como a funcionária da Tap me garantiu que eu teria o “bom dia Lisboa”- leia-se: hotel por conta da cia aérea. Vi escrito aí em cima que este serviço só acontece em classe executiva. Como posso me certificar disso?

  8. Se a funcionária da TAP te garantiu o programa Bom dia Lisboa, peça a ela um voucher ou algo assim para que você tenha certeza. Deve fazer sentido se o vôo de Praga para Lisboa chega em Lisboa depois da partida do vôo para SP, mas nao custa confirmar. Eu só conheço o serviço para quem viaja na Executiva, mas pode ser que eu esteja enganado. Por favor, passe aqui na volta da viagem para deixar seu depoimento. Boa viagem.

  9. Bom dia Luciana,

    Informo, de fonte segura, que o Bom dia Lisboa é para todos os passageiros e não apenas para classe executiva.
    Boa viagem e … benvida a bordo!

  10. Alguém aqui pode me dar uma dica para pernoite em Lisboa. Chegou em Lisboa a noite e só embarco para o Brasil pela manhã. Estou prcurando hospedagem barata e próxima do aeroporto.

  11. http://www.olissippohotels.com/

    Demócrito, o aeroporto da Portela não tem mesmo um aeroporto anexo. Entre as opções próximas, o hotel Olissippo Oriente é o que tem o preço mais em conta para hospedagem esta noite. Tente confirmar a reserva agora, parece que há disponibilidade e peça ao taxista para que te leve até lá. Boa Viagem.

  12. A TAP realmente atrasa, mas o serviço a bordo é muito bom. Mas pior que Alitalia não deve existir nenhuma outra companhia.

  13. ola, gostaria de umas dicas….nunca viajei pra fora meus irmão mora em portugal (ilha da madeira) gostaria de visita-lo sou eu meu marido e dois filhos um de 13 e outra de nove, qual compania vc me indicaria , dicas e outras , qto ao comprar uma passagem e ganhar outra até qdo é essa promoção e como funciona gostaria que enviasse a resposta pelo meu email agradeço a atenção ….

  14. ola.,
    gostaria de saber mais informações sobre passagens para portugal conexão frança
    tipo valor promoções, qual agencia de viagens areas melhores
    por favor fico no aguardo…
    mande contatos tel, cel e e-mail de contato

    meu e-mai é : artfinal_designerdavi@hotmail.com / davi_rm789@hotmail.com tem esses dois

    obrigado !!

  15. Pingback: Blog Aquela Passagem. Dicas de Promoção de Passagem Aérea, Milhas, Bagagens, Cartão de Crédito e Muito Mais!

  16. Solange, eu não respondo emails, respondo aqui no blog somente. Olha, não há melhor cia para ir do Brasil à Ilha da Madeira do que a TAP. Eu acho que a TAP deve ser usada com restrições, mas ela é imbatível quando o destino é a Madeira.

    • O BOM DIA LISBOA É PARA TODOS OS VOOS SÓ QUE CLASSE EXECUTIVA TEM DIREITO A HOTEL ***** E A CLASSE RALÉ AOS HOTEL *** OU ****, MAS SAO MUITO BONS GERALMENTE UM TAL DE HOTEL ROMA.

  17. vc sabem se na conexao em lisboa é possivel ficar mais dias por la ?(e nao apenas 24 horas)

    abraços!

  18. olá gostaria de uma informação no meu passaporte o meu nome está Elaine cristina Bezerra da silva e na minha passagem tem Elaine Bezerra da silva gostaria de saber se tem algum problema na hora de viajar .obrigada

  19. Olá!
    estou indo pra Madrid em julho com conexão em Lisboa. Passarei algumas horas no aeroporto porque a conexão é só depois de 7 horas.
    Gostaria de saber se é possível sair do aeroporto pra passear por Lisboa enquanto aguardo a conexão.

    Obrigada,
    Érica

  20. estou indo para lisboa em outubro pela tap…é seguroo a viagenm é boua..
    Tenho medoooo..

  21. ….o melhor mesmo é comprar um mini jacto particular e seguir viagem , assim já nao levamos secas nem tamos á espera do que vem de cima nem dos ultimos para fexar a porta …….. isto é : qual é a companhia perfeita ? quem nao se atrasa ? será que só o produto nacional é que é de má qualidade ?será que ninguem tem um pingo de humildade para parar de dizer mal de tudo que é portugués ? é ministro ……é finanças ….é presidente ……é seleçao ……..é tudo mergulhado na dor , miséria , e drama , nao eskecendo o péssimismo e a vergonha dakele portuguesinho que só agora saiu da casca do ovo e já quer andar em grandes voos ……..eskeceram-se que ainda a uns anos atraz estavamos numa miséria bem visivel ( antes 25 abril ), em muitas areas de vida social/económica………..aderimos á uniao europeia , lá nos fizeram umas estraditas , uns subsidios ……e lá se foi o escudo …….e alguns principios morais da minha e da tua naçao …….. que aos meus e teus olhos é enxovalhada todos dias ………xega de dizer mal…..
    TAP , tás de parabens .
    Quanto aos GROUNDFORCE , não haja duvidas ….sao realmente os MAIORES colaboradores da ana com mais ego que meus olhos já presenciaram …..arrogantes , egocentricos protagonistas , e parecem que nao precisam de ninguem …..altivos …e nao vale a pena dizer mais nada ……é caso pra dizer ……se nao gostam do que fazem ……mudem de actividade ……..por isso nao se eskeça…… o que é NACIONAL É BOM …..

  22. saio no dia 14 as 23h30m e gostava de confirmar minha viagem o que tenho que fazer. a viagem e de Angola para portugal numero electronico do bilhete
    0471675513655c2 na tap

  23. gostava que me informassem o mais urgente possivel

  24. fiz uma pergunta e fiquei sem saber o que queria ale de estar escrito em ingles eu quero portugues

  25. Boa tarde!
    Viajarei para Paris e Lisboa em lua de mel, ficando sete dias em Paris e 3 em Lisboa. Vou de TAP. O agente de viagens me informou que, se no dia do embarque, a classe executiva estiver vazia, não há problema algum em viajar ali. Alguém confirma essa informação? Me parece muito suspeita. Ademais, será que consigo, no momento do check in, caso a executiva tenha lugares disponíveis, fazer um upgrade por um valor razoável? (Afinal, a diferença de preço é absurda).
    Obrigado,

    Valério Teixeira

  26. Viajei duas vezes para a Europa utilizando vôos da TAP. Em 2002 e em 2008. Nas duas vezes perdi a conexão em Lisboa em razão do atraso do vôo que saía do Brasil. O pior é o péssimo atendimento que os funcionários da TAP deram para nós, tanto na primeira vez quanto na última! Eles nos tratam como se estivessem fazendo algum favor, sendo que a perda do voo foi por culpa exclusiva da companhia aérea. E na segunda vez estava com meu filho de 1 ano e meio no colo e isso não sensibilizou muito a TAP… Recomendo a todos que evitem voar pela TAP, mas caso voem, não planejem conexões em Lisboa com menos de 3 horas de diferença.

  27. Posso-lhe garantir que o Aeroporto da Portela não é o pior da Europa. Existem cerca de 45 Portas de Embarque em Lisboa e cerca de metade são mangas. Muitas vezes nos voos de long-haul o embarque é feito por autocarro porque não existem muitas mangas na área dos voos Não-Europa do aeroporto. A culpa não é da TAP. O pessoal da Groundforce é simpatico. Disponibilizam-se a ajudar os passageiros e são sorridentes. Os atrazos são devido ao excesso de bagagem que cada passageiro leva e ao facto do pessoal de check-in ter de explixar as regras de bagagem da TAP cerca de 200 vezes. Devido ao facto do Aeroporto ser pequeno, os passageiros que fazem conexões de voos Não Europeus têm de passar a emigração, que fica um pouco longe das portas de Embarque. É Longe mas o aeroporto está organizado de modo a haver tempo suficiente para uma conexão. O aeroporto é confortável e moderno. Por ser pequeno, não se sente grande confusão. E mesmo assim a culpa não é da TAP. A culpa é da ANA, quem gere os aeroportos portugueses. Se a TAP não tivesse qualidade não ganhava prémios, e não teria a Qatar Airways interessada na sua compra. Ninguém obriga os brasileiros a voar na TAP. Vooem na Iberia ou na Air France. Talvez assim não critiquem tudo o que é português e que contribui para um aumento extraordinário do turismo europeu no Brasil. Parem para pensar no bem que as 10 rotas da TAP fazem ao Brasil. Volto a repetir, não querem, não voem. A TAP enche os voos de outra maneira.

  28. Não tinha o hábito de viajar pela TAP, ia pra Europa sempre usando Varig, TAM e Air France. Em agosto, para evitar as 12h30 de viagem Rio-Paris, optei por ir de TAP pra Lisboa, passar dois dias lá revendo a cidade, depois conhecer o Porto, visitar amigos e arredores (tipo Serra da Estrela). Depois de pouco mais de 9 novas de voo excelente, Lisboa. Depois, voos para o Porto e para Paris também excelentes e pontuais. Na volta, Paris Rio com troca de avião em Lisboa. Oportunidade para descansar três horas no Aeroporto de Lisboa. Quase não senti a volta (o A-340 é mais confortável que o A-330 e estava mais vazio). Digo a todos: a TAP é excelente, o equipamento é ótimo, o serviço é atencioso. Nada a reclamar.

  29. Gente, estou um pouco aflito. Comprei uma passagem na TAP, Fortaleza-Roma, com conexão de 2h:50 min em Lisboa. Estou preocupado de perder esse vôo após ler os comentários do blog, será tempo suficiente? Pior, na volta saio de Milão para Fortaleza com conexão em Lisboa de 1h:10min, este já estou até conformado que irei peder o vôo. É minha primeira viagem para Europa e fui um pouco imaturo na compra das passagens, deveria ter escolhido voos com um tempo maior de conexão…

  30. talvez a solução para este tipo de situação, seja instalar as sleepbox(cabine para pequenas sonecas) no aeroporto de Lisboa, pelo que vejo aqui, muitos beneficiariam. o que acham?

  31. Eu vou viajar mes que vem para Roma, e ficarei 15 hrs em Lisboa numa conexao!
    POsso sair do aeroporto e conhecer a cidadee?
    Ou nao??

    • Pode sim.
      Tem apenas de o cuidado de chegar cedo ao aeroporto para não perder o voo por ficar “presa ” na fila da segurança ou de na emigração. Deve também ter já na sua posse quando chegar a Lisboa o cartão de embarque para Roma, para evitar perder tempo no check-in em Lisboa, pode pedi-lo no check-in no Brasil. A bagagem ficará no aeroporto.
      Chegue ao aeroporto de preferência 2 horas antes do seu voo
      Tenha uma otima visita a Lisboa!

  32. Estou planejando minha viagem para Itália,via Lisboa pela TAP. Sabem me dizer se vale a pena o pit stop em Lisboa depois de tanto tempo de voo? Gostaria de informaçao se há indicaçao de guia no aeroporto ou no hotel para rodar a cidade caso resolva fazer o pit stop.
    Sabem referência de valor?
    Sou marinheira de primeira viagem para aquela região, obrigada.

  33. Olá, estou indo para Londres com escala em Lisboa, ficarei mais ou menos umas 7 hs aguardando conexão… vc acha que vale a pena eu sair do aeroporto, pegar um taxi e dar uma volta na cidade?????

  34. Estarei viajando para a Europa em julho com um netinho de 07 anos. FAremos conexão em Lisboa, indo para Porto. Escolhi TAp pq gosto muito de viajar por esta Cia., mas agora estou preocupada com a conexão que será em menos de 3 horas. Como fazer?

  35. Olá, estou olhando a compra de uma passagem de Belo horizonte para Amsterdam com conexão em Lisboa de 1:10h. Depois de ler o texto fiquei com medo de perder o voo para Amsterdam.. o que vocês acham?

    Jenifer.

  36. Estude bem o seu horário …Morei na Itália de 2003 até 209 e depois que voltei a morar no Brasil viajo todos os anos e com a TAP ,pois de Fortaleza se queres passar por Lisboa é única opção ….já vi de tudo no aeroporto de Lisboa tanto indo como voltando . Horário certo é sinônimo de SORTE, nessa companhia . Por ter o monopólio de voos para o Brasil ,pelo menos no que se refere a minha cidade os preços são caríssimos . Porém devo admitir que a tripulação dentro do avião é perfeita .O mesmo não posso dizer do tratamento dado em terra quando ocorrem problemas com horários. Os funcionários simplesmente desaparecem ou quando estão no balcão mudos ou falando é a mesma coisa ,ou seja não te dão informações precisas . Ano passado fiz parada de 7 dias em Lisboa indo em seguida para Roma….depois de uma verdadeira guerra ( a maioria dos passageiros a embarcar eram italianos ;imagine a gritaria ! )conseguimos embarcar depois de quase 4 horas dentro da sala de embarque . Nunca tive o prazer de desembarcar num daqueles braços que conectam ao avião…. temos sempre que descer e pegar o ônibus ,com ou sem chuva . E olha que o avião não leva dez pessoas ,até já reclamei uma vez no desembarque a falta de prestígio dos Brasileiros. O aeroporto de Lisboa melhorou consideravelmente com relação as instalações . Para quem mora em Fortaleza temos uma outra opção de companhia aérea que faz voos para Roma e Milão direto ,com preços muito melhores, AIR ITALY . O PROBLEMA É que não saem voos diários ,muitas vezes só a cada 15 dias , depende da temporada.

  37. Viajo para Londres em Julho com conexão em Lisboa. Passarei pela imigração em Lisboa ou no meu destino final,Londres?

  38. Olá. Irei viajar pela TAP e vou ter uma conexão em Lisboa de apenas 1h20min. Entrei em contato com a Cia. e me informaram que esse tempo é suficiente, pois não precisa fazer o check-in novamente, apenas a troca de aeronave. Minha preocupação é se o vôo atrasar para sair de SP e não chegar a tempo de pegar esse segundo. Outra dúvida é a mesma da colega acima, será que terei que passar pela imigração em Lisboa ou no meu destino final?

  39. Olá! Também tenho a mesma dúvida acima da Ana e Soniacarrusca, mas no meu caso seria um vôo partindo do RJ para Amsterdã com conexão em Lisboa de 55 min.! Atualmente, é muito arriscado? Mto Obgdo!

    • Não se preocupe, já vi várias vezes enquanto saio de um voo, pessoal da TAP a chamar os passageiros que vão conectar para outros destinos, para que eles não percam o avião. Normalmente, se o seu avião estiver atrasado, eles esperam um pouco por você.

  40. amigos vou a paris em setembro via Lisboa , ida e volta , gostaria de saber mais informações sobre o Pit Stop em Lisboa na volta – como devo proceder na hroa da comrpa da passagem? faça a compra por telefone , em agencia , na internet e ja deixo marcado? tenho direito hote, mesmo viajando em classe economica ? aguem pode me ajudar !!!! acho que o programa se chama Bom dia Lisboa !!!

  41. Voei de tap , Salvador , italia , com conexao de uma hora , estava com filha de 10 meses, quando cheguei no aeroporto os funcionarios sao mal educados, grossos , odieiiiii…..quaseperdi meu voo , pq o sr o embarque nao me deixou passar , e ainda gritou perguntando se tinha alguem sem pressa … afffff ridiculo ….. espero que no meu retorno nao seja assim …

  42. Boa noite, tenho uma passagem marcada para dezembro pela TAp saindo do aeroporto de salvador com conexão em Lisboa, saída as 23:55 chegada em Lisboa as 11:10 + (1 dia) e depois saida de Lisboa as 12:20 e chegada ao meu destino final que é Frunkfrut as 16:30 nesse caso tenho direito a o bom dia Lisboa? não tenho muita a noção do fuso, algúem poderia me ajudar por favor!!??

  43. Quero registrar aqui um problema sério que tive com a TAP, sou agente de viagens, tenho uma empresa de viagens e turismo a TRINDADE VIAGENS E TURISMO, on line, comprei uma passagem pela TAP de ida Porto Alegre para Amsterdan e voltaAmsterdan vinda dia 11 de janeiro e com conexão em Lisboa e dia 12 seguia o vôo para Porto Alegre, reservei o BOM DIA LISBOA para minha filha, sendo que foi negado a hospedagem cortesia no balcão da TAP em LISBOA , alegando a funcionária que o vôo não era conexão, era, um só localizador e as malas vinham direto para o Brasil, não houve jeito de ajudarem minha filha que tem apenas 18 anos, e estava sozinha no exterior, liguei para o balcão da TAP e a pessoa foi muito rude e irredutível, alegando o mesmo argumento, deixaram a minha filha chorando e não fizeram nada, quem a auxiliou foram os balcões de outras companhias aéreas ao lado do da TAP, que indicaram um hotel próximo, considentemente o mesmo que achei, também nessa mesma hora havia uma senhora com um bebê de colo na mesma situação, e chorando. Resolvi pela internet, procurei um hotel próximo e encaminhei minha filha para lá, muito bom o hotel TRYP aeroporto, bem perto. Então gostaria de deixar registrado aqui para que sirva de experiência e prestem muita a atenção, de que não se tem garantias com a TAP, sendo assim estou procurando os meus direitos.

  44. Clecio Amaral Santos

    Estou com viagem para Roma com conexão na cidade do Porto, esta conexão é prolongada (22.00 horas mais ou menos), tendo que me hospedar em hotel, Gostaria de saber como ficam as malas, poderei retirá-las no Aeroporto do Porto, ou elas ficarão retidas para o voo a Roma no dia seguinte?

Deixe uma resposta

