Ilha da Madeira: compre uma viagem e leve duas!

O que passaria na sua cabeça se você encontrasse um anúncio assim?

Compre um bilhete para o Arquipélago da Madeira e ganhe uma viagem a Portugal.

ilha-da-madeira-vista-sul-e-norte-do-cabo-de-sao-lourenco.jpg

1) Pra comprar uma viagem e levar duas, tem que haver alguma promoção;

Quantos brasileiros visitam Portugal todos os anos? Quantos incluem a Madeira no roteiro?

Garanto que muitos mais considerariam a viagem se soubessem que um bilhete com a TAP para o Funchal, a partir do Brasil, custa o mesmo preço que para Lisboa ou Porto onde a conexão é obrigatória e a parada pode (e deve) ser feita sem custos.

Desse jeito, fica mais barato incluir a Madeira numa viagem a Lisboa do que fazer um bate-e-volta em Évora ou Coimbra.

casarao-no-centro-antigo-do-funchal.jpg

2) Não me interessa, deixa pra lá, eu nem tenho parentes na Madeira;

É uma pena, mas é verdade. O brasileiro sabe nada sobre a Madeira.

Você conhece algum brasileiro que tenha viajado especialmente à Madeira que não tenha parentes ou origens por lá?

Eu não conheço. Talvez seja por isso que todo mundo ao saber que viajaríamos à Madeira dizia: “Vai levar a Clarinha pra conhecer a família?”.

Muitos devem ainda achar que minha mãe é mesmo madeirense🙂

cruzeiro-no-funchal.jpg

3) Conhecia a Madeira como uma ilha, não como um arquipélago;

No Brasil, estamos acostumados a ouvir apenas sobre a ilha da Madeira que por ser tão maior e mais importante acabou por batizar todo o arquipélago que também é formado pelas ilhas do Porto Santo (habitada), Desertas e Selvagens.

4) A Madeira pertence a Portugal. Ir à Madeira significa ir a Portugal;

É uma verdade apenas no carimbo do seu passaporte. É interessante perceber o sentimento que o madeirense mantém com o continente. As origens estão lá no princípio da colonização da ilha durante as grandes navegações portuguesas.

A Madeira foi Colônia, não foi Metrópole. Para lá, os portugueses levaram todos os mesmos experimentos de colonizadores: a ilha foi dividida em capitanias, boa parte da vegetação nativa foi substituída por novas culturas nem sempre eficientes, escravos foram transportados, imigrantes foram atraídos. Eu já li essa história em algum outro lugar. 🙂

igrejinha-na-madeira.jpg

O cenário atual, porém, é bem diferente. A Madeira vive essencialmente do turismo. São os ingleses que formam o maior contingente de turistas na ilha onde tudo: paisagem natural, clima, atrações, parecem cair bem ao gosto deles.

A Madeira hoje está totalmente integrada a Portugal continental e ao cenário da União Européia. A redemocratização de Portugal viabilizou o projeto do governo regional com relativa independência do continente e os madeirenses adoram reafirmar sua autonomia.

É curioso que a redemocratização no continente acabou por viabilizar a criação de uma “democracia à madeirense” que mantém no poder o mesmo governador regional por 30 anos. Um assunto pra lá de controvertido por lá.

Seria tudo na ilha mesmo “para inglês ver“?🙂

Sobre a política, eu nem me atrevo a comentar, mas garanto que há, sim, muito pra todo mundo ver e curtir!
E encaixando assim num pacote “pague uma e leve duas”, fica mais fácil ainda.

Até os próximos posts.

36 Respostas para “Ilha da Madeira: compre uma viagem e leve duas!

  1. Ô Jorge, mais um post excelente. Mais um destino a ser acrescentado à lista… Eita lugar lindo! É verdade como, infelizmente, a gente tem pouco conhecimento sobre a Madeira.

  2. Olá Jorge

    Já aprendi muito sobre a “nossa” Madeira lendo o seu post!!Andou a informar-se bem por lá…até sobre politica!!Vou sou acrescentar que a Madeira é o território Português com maior crescimento económico,isto é,é mesmo a região mais rica do País…nós aqui no continente gostariamos muito de cá ter o Alberto João…mas acho que ele vai ficar a governar a Madeira pelo menos até ter 100 anos…eheheh
    As fotos estão optimas!

    Tem razão,o Carnaval de Veneza é mesmo fantástico…tem que pôr na sua lista…a Clarinha ia ficar linda numa foto tirada na Praça de São Marcos com uma fantasia de princesa!!

    Abraços

  3. Mas tá viajada essa Clarinha, hein!? Hehehe😎

  4. Tou gostando de ver nas fotografias! Tá quase fotografando tão bem quanto esrcevendo!

  5. Arnaldo, vindo de você, eu só posso dizer que ganhei a semana TODA!!!! Obrigadão!

  6. Diogo, eu torço pra Clara gostar de viajar tanto quanto os pais dela.

  7. Valeu Luciano, estou te devendo um email com algumas fotos não publicáveis!

    Margarida, sabe que a gente ficou com essa impressão. Eu falava: “Caramba, parece que esta ilha é mais desenvolvida que o continente”. Vejo pelo seu comentário que não era só impressão minha. Eu gosto muito de entender como as pessoas vivem, o que pensam, o dia a dia, tudo sobre os lugares que viajo. Eu adoro Portugal e tudo sobre lá me interessa. Obrigado pelo comentário e nas próximas semanas vou colocar mais posts sobre a Madeira, espero você pra conferir e acrescentar uns pitacos. Um abraço,

  8. Jorge, sempre achei a Ilha da Madeira um destino muito interessante, acho que por ouvir pessoas de lá falarem bem da ‘terrinha’. Além das paisagens impressionantes na costa, me parece que o interior é igualmente bonito, não? Para ficar no espírito Eco-mília, claro, fiquei morrendo de vontade de fazer umas trilhas que acompanham os canais de irrigação da ilha, as levadas. Estou ansiosa pelos próximos posts!

  9. Haha Jorge, compre uma e leve duas tá ótimo😆 Levar a Clarinha para conhecer a família também😆
    Acho os portugueses tão agradáveis e educados, imagino que na Madeira não seja diferente.
    Como disse a você, lembro pouco da ilha, por ter sido uma escala do navio, mas não esqueci as toalhas que as senhoras estendiam no deck do navio.😉

  10. Oi Majô, eu me lembrei de você quando pensava se conhecia alguém que já havia estado na Madeira sem ter origens por lá, mas aí lembrei que você fez uma escala do cruzeiro…. Tudo bom com você?

  11. Emilia, o interior da ilha é bem bonito mesmo. Nós não fizemos nenhuma trilha, mas é onde dá pra encontrar os turistas mais jovens. Aliás, os mais jovens estão sempre circulando pela parte interior da ilha. Você vai ver nos próximos posts que vale a pena.

  12. excelente post!!!
    adorei a informação… nunca saberia!
    abs

  13. Valeu Caio Braz! Obrigado. Tomara que você consiga aproveitar.

  14. Madeira está dentro dos destinos europeos que quero conhecer. A costa é abrupta e dramática e também tiene aguas quentes.
    Además desde Madeira se puede visitar el resto de las islas. Creo que son muy diferentes entre si.
    Tchau.

  15. Caro Jorge, fico contente que tenha gostado da Madeira!Fico ansiosamente à espera dos posts…
    Entretanto pode ir pensando visitar os Açores, um arquipélago de 9 ilhas no meio do Atlantico,extraordinárias e “intactas”totalmente diferentes em forma e em espirito da Madeira…
    Um abraço

  16. Olá João Paulo, eu estava pra te mandar um email! Que bom que você apareceu. Estou preparando o próximo post! Sim, depois de conhecer a Madeira, fiquei com mais vontade ainda de conhecer os Açores! Um abraço,

    Carmen, olá, eu fiquei mesmo com a sensação de que não só a geografia entre as ilhas é diferente, mas também o público!

  17. Jorge

    Legal, mais um destino que está na minha lsita… lendo e aprendendo… parabens pelo post…

  18. Oi Jorge! Eh pa, gostastes da Madêira entao?! Eu amei, passei 3 meses no Funchal a trabalho em 2007, conheci cada buraquinho desse arquipelago maravilhoso! Foi mto bom rever os lugares atraves de suas lentes! aquele abraço! Schnaider

  19. Schnaider, você tem fotos pra eu ver? Que privilégio trabalhar na Madeira!

  20. Olá Ernesto, valeu pela visita. Como estão as coisas? Tudo bom?

  21. Jorge,

    A TAP postou uma resposta para você:
    http://aquelapassagem.blogspot.com/2008/02/vos-de-conexo-na-tap-um-alerta-gira.html#c3073972949777132565

    Um abraço e de novo obrigado por ter deixado eu fazer um copy and paste do seu post.

  22. Rodrigo, valeu pelo aviso. Deixei um agradecimento lá. Um abraço e parabéns, seu blog virou canal de comunicação dos usuários com as cias. aéreas. Beleza!

  23. Oi Jorge! tenho mtas fotos! Imagina 3 meses la renderam bastante! Tenho algumas no meu link http://schanider.spaces.live.com/photos/cns!2180D29F02EB4134!770/
    se nao conseguir abrir me manda um email q te mando as melhores😀 (schnaider.ferreira@gmail.com abraçao!!!

  24. Schnaider, abrimos todas! E vi que há vários álbuns lá. Preciso descobrir o que fazer para conseguir ficar 3 meses na Madeira! hehehe

  25. Tá aí mais um lugar que eu conheço graças a essa blog sensacional. Adoro passar por aqui!

    Grande abraço

  26. Olá Diego! Estou em falta por aqui. Tenho trabalhado demais e só tenho tido de dar espiadinhas. Estou em falta com vcs. Obrigado por passar aqui e um abraço,

  27. Oi. Vou a Portugal em setembro e estou em dúvida se vou ou não à Madeira. Tenho amigo lá e primos que já foram e dizem que não vou em arrepender. Mas a passagem de lisboa pra lá é um pouco alta. Vc sabe de alguma promoção, ou pacotes de viagem de lisboa pra madeira que sejam promocionais?

    Abraço,

    Ana

  28. ola gostaria de saber se fevereiro as passagens pra portugal ilha da madeira fica mais barato gostaria de indicação de compahia aerea e dicas de viagem meu irmão mora la ……grata

  29. sou filha de madeirenses, visitei quase todos os paises da europa mas ainda nao fui à madeira. lendo todos esses comentarios sobre a bela madeira convenci-me de que tenho que imediatamente fazer-lhe uma visita. PS- nao foi por falta de pedidos de meus pais.

  30. Eu ja vi varias reportagens sobre a madeira e um belo dia tive oportunidade de conhece-la é uma Ilha muito bonita e cheiro de novidades e segredos.Gostaria de um dia volta de novo lá,para rever uma menina de 10 anos k fiz amizade.Parentes nao tenho na madeira.

  31. Amei a tua iniciativa… tô anotando todas as dicas para viajar com meu bebê q na viagem terá 7 meses. Iremos para europa.

    Uma curiosidade: Vc comprou carrinho de bebê lá ou levou?
    Outra curiosidade? Papinha? como fazem?

  32. A ilha de Madeiras é um encanto assim como os moradores de lá

  33. De Espanha não é tão fácil chegar à Madeira…, não é como as Ilhas Canárias, é claro.

  34. Hoje é um dia triste.
    Madeira sofreu um grande tempestade. Pensei em seu viagem à Madeira. Eu passei pelo blog porque queria deixar algumas palavras de apoio.
    Um saludo

  35. Na realidade muitos desconhecem o custo de passagem area pra o Funchal que em nada altera…assim como a Ilha tem muitos encantos e locais onde se hospedar…Da lha colonizada ,emigraram muitos com destino a Venezuela…..Africa do Sul e Brasil….com tradições que ainda hoje são notórios…

  36. Quero um pacote para Ilha da Madeira no mês de julho/2012, por favor enviar propostas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s