Ilha da Madeira: Câmara de Lobos e Cabo Girão. Que nomes são esses?

    cabo-girao.jpg

Você sabe quem foi João Gonçalves Zarco?
(Se você for brasileiro, a chance de não saber é enorme!)

E o Pedro Álvares Cabral? Já ouviu falar?
(Se você for português, a chance de não saber também é bem grande🙂)

Pois então, o João foi o navegador luso que primeiro navegou pelas águas da Madeira. Ele é o Pedro Álvares Cabral dos madeirenses.

camara-de-lobos-passeio-pelas-tabernas.jpg

Eu acabei conhecendo o Zarco logo na primeira praça que passamos no Funchal, mas acabei indo um pouquinho mais fundo na história dele porque fiquei curioso em descobrir a origem de nomes curiosos como a da vila de Câmara de Lobos e do cabo Girão.

O que se diz é que o Zarco chamou de Câmara de Lobos a enseada tranqüila onde ele encontrou uma numerosa população de lobos marinhos. Lobos que, aparentemente, só ficaram registrados no nome da vila, eu não vi nenhum sinal de lobo do mar pelas redondezas.

camara-de-lobos-homens-ao-bar-ii.jpg

Pouco a frente, o cabo Girão marca a parada final do primeiro “girão” que o primeiro navegador deu na ilha. Será que dá pra acreditar nisso?

Seja lenda ou História, não importa mais, o mérito acaba por ser sempre de quem chegou primeiro e o que importa, hoje, é que o Girão e a Câmara são os passeios off-Funchal mais fáceis de fazer, por nós, navegadores em férias.

camara-de-lobos-homens-ao-bar.jpg

Câmara está a 15 minutos de distância do Funchal e ao chegar ali, eu compreendi exatamente o que meus amigos luso-cibernéticos João Paulo e Margarida Nobre diziam sobre o interior da ilha guardar os melhores passeios da Madeira.

Câmara de Lobos deve ser hoje o que o Funchal era há 30 anos atrás. É o resumo mais emblemático da Madeira.
Linda, pitoresca, quase escondida, pequenina e iluminada. Durante as festas de fim de ano, o presépio é mesmo aqui.
Assim como todas as outras vilas da Madeira, a vila de Câmara fica espremida entre as altas encostas, o cabo Girão e o mar.

presepio-camara-de-lobos-ii.jpg

De um lado está o braço de mar que os pescadores usam para ancorar seus barcos onde, no passado, os lobos do mar possivelmente se abrigavam.

Do outro lado, subindo pelas encostas, estão as parreiras que produzem o insumo do delicioso vinho Madeira, tão bom e quase tão famoso quanto o primo Porto do continente.

E por todos os lados está o cabo Girão. Gigante e pontilhado de casinhas brancas iluminadas, o cabo completa a imagem de presépio de Câmara de Lobos.

cabo-girao-vista-das-fajas.jpg
Vista do alto do Cabo Girão para as Fajãs

O dia a dia é tranqüilo. Durante o dia, o comércio da vila parece ser território das mulheres. Os homens podem estar no mar ou talvez estejam cuidando da agricultura. Porém, no final da tarde, são eles que tomam conta do centrinho e lotam as tabernas que se alinham lado a lado pela entrada do ancoradouro.

    bar-e-bilhar.jpg

As mulheres desaparecem pontualmente com o por do sol, todas juntas, mas não há com o que se preocupar, o ambiente continua tranqüilo, o clima é familiar, afinal, aqueles homens não estão ali por acaso, eles carregam a responsabilidade de serem, também, personagens do presépio da vida real que é Câmara de Lobos.

25 Respostas para “Ilha da Madeira: Câmara de Lobos e Cabo Girão. Que nomes são esses?

  1. A vista do alto do Cabo Girão é um espectáculo. Qué vertigem, meu Deus!!!.
    Bonito lugar. Tenro, mais cheio de lobos do mar.
    Beijos a la family!!!

  2. Carmen, olá! A Madeira é deliciosa. Você precisa conferir. Dizem lá que os madeirenses gostam de passear nas Canárias que ficam bem perto, você conhece?

  3. Bacaníssima a matéria. Bem escrita, como sempre.

    Queria convidar vocês a irem ao FATOS & FOTOS de Viagens, onde publiquei o SEGUNDO capítulo de “A Sagrada e Profana Bangkok”, o maior e mais ilustrado que já escrevi até agora, da série de 14 ou 15 que virão.

    Deixo um abraço, AINDA em viagem, mas conectado.

    http://interata.squarespace.com

  4. Lindo demais!!! Deu vontade de fazer férias agora.

    Boa semana

  5. Opa, post novo!! Que bacana… e quando chegam os de Punta?

    Abração

  6. Jorge

    Fantásticas fotos como sempre!!O texto com tanta informação histórica até parece escrito por um verdadeiro português…se bem que eu acho que a maioria dos portugueses nem sabe quem foi João Gonçalves Zarco nem Pedro Alvares Cabral…hehehe
    Deu-me vontade de voltar á Madeira…ainda não falou foi das deliciosas especialidades culinárias de lá…

    Abraços

  7. Olá Jorge!
    Estava passeando pelos links do Viaje na Viagem e entrei no seu blog! Tem umas dicas bem legais ! Além de ser mto bem escrito!Mto bom!
    Então, tenho também um blog de viagem e turismo, com as mais variadas dicas, chamado Vambora!
    Quando puder dê uma passada lá!
    O endereço é : http://vamboravambora.wordpress.com
    Até mais!

  8. Já voltei de Bangkok e de Amsterdam e passei aqui para visitar e deixar um abraço.

  9. Jorge,
    Relativamente ao “Lobos” de Câmara de Lobos faz muito tempo que desapareceram do local. Eram Lobos Marinhos que ocupavam a praia da agora chamada Vila de Câmara de Lobos. Pensa-se que deixaram de o fazer por causa do ser humano que começou a habitar a zona e a dar-lhes caça. Mas numa das outras ilhas do arquipélago, “as Desertas”( fáceis de avistar do Funchal) existe uma bela família dos ditos Lobos marinhos, provavelmente da família dos de Câmara, cerca de dez exemplares, que ali vivem e sobrevivem, agora com protecção especial dada pelo ser humano que noutras épocas os caçaram e mataram. Nessa mesma ilha existe uma casa que abriga os biólogos que os estudam e ao mesmo tempo garantem a sua segurança. As visitas a essas ilhas são limitadas, controladas pelo instituto de protecção da natureza e também pela Marinha Portuguesa. As águas em seu redor são reserva ecológica sendo a pesca muito limitada.
    Pensa-se que assim não se vão extinguir!

    Abraços

  10. Que lugar maravilhoso! Essa primeira foto é de deixar a boca aberta…

  11. Fotos lindas e texto delicioso como sempre. Muito bom saber a história de nossa prima irmã Mâdeira. Você pegou a essência da história😉 Beijos na família Gira e um especial na hiper fofa,
    Majô

  12. Oi, Jorge! Gostaria muito de ter um email seu de contato para te fazer um convite. Você me passa?
    Beijos

  13. Quem disse que os portugueses não sabem que foi Pedro Álvares Cabral? Eu conheço vários brasileiros que não sabiam. Logo… tira as tuas conclusões.

  14. não sabem quem*

  15. Marta, acabo de tirar minhas conclusões: você não leu direito o que escrevi e nem soube interpretar o contexto. Pior, pelo visto você é uma pessoa muito mal humorada.

  16. Estamos com saudades de novos posts!! Por onde será que anda a família Giramundo? rs,rs
    Abraços aos viajantes!

  17. Olá Maria Fernanda, vão sair, os posts estão no forninho agora! Um abraço e obrigado pela preferência.

  18. De facto, eu escrevi um comentário muito idiota mesmo. Mas, aqui estou oferecendo a outra face. As minhas desculpas. 🙂

    E boas viagens!

  19. Eu ñ sabia q Pedro A.Cabral era conhecido por outro nome!!! Estou certo???

  20. Perdão!!! Depois li o texto com mais atenção… vc quis dizer que o “João” é prá vcs, o que o “Pedro” é prá nós brasileiros!

  21. olá…
    ótimas matérias so bre a ilha.
    PARABÉNS…

    minha fámilia por parte de pai(Gomes) é de Camara de Lobos-Funchal, que veio para o Brasil na decada de 1930 a 1940.
    portanto é um grande sonho meu conhecer parentes e ou descobrir a história de meus antepassados, conhecer minhas origens.

    será possivel, voce poderia me ajudar.

    grande abraço…

  22. Olá. Gosto em ler algo escrito de um visitante a minha terra, para ser mais preciso, ao meu concelho: Câmara de Lobos🙂 .

    Sim, sou de Câmara de Lobos, as pessoas do centro da cidade têm o apelido de Xavelha. Lembra-se dos barcos típicos lá da zona? Pois bem, esses barcos são chamados de Xavelha, daí o apelido dado a população. Na ilha ser Xavelha não é visto com muitos bons olhos, houve muito preconceito e ainda há algum contra os Câmara Lobenses, mas temos muito orgulho do nosso concelho.

    Quanto aos Lobos-Marinhos, eles existem, o concelho tem o nome de Câmara de Lobos, exactamente aquando da sua descoberta existiam muitos desses animais que foram mortos quase até a sua extinção (algo que o ser humano tem tendência em fazer para onde vá), daí não os ver mais ali, mas sim nas ilhas Desertas. Chama-se Câmara devido a forma da enseada que dava proteção aos Lobos-Marinhos.

    Se voçê reparar eu digo sempre Câmara de Lobos e nunca apenas Câmara. É que esse é o nome completo do local, é o mesmo que chamar São, a São Paulo, fica meio incompleto hehe. Só para dar um exemplo, existe a Câmara do Funchal (como municipio) e Câmara de Câmara de Lobos😉 (como município). Portanto apenas dizer Câmara é incorrecto.

    Quanto a Pedro Álvares Cabral, português que se preze e com o mínimo de educação sabe quem ele foi, ou pelo menos que ele descobriu o Brasil😉. João Gonçalves Zarco já tenho as minhas dúvidas que os portugueses saibam, eu como madeirense tenho que o saber (existe mts q não sabem como é obvio). Existe ainda Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo que descobriram a ilha juntamente com João Gonçalves Zarco, achei importante referir que não foi apenas o ultimo😉.

    Mas gostei do artigo, achei interessante porque foi minha cidade foi vista por outros olhos hehe.

    Podem encontrar mais info sobre a ilha em http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_da_Madeira.

    Parabens pelo artigo

  23. Isabel O., Portugal

    Olá
    Embora esta viagem já tenha um tempinho, só hoje a vi … andava por aqui a ler os seus maravilhosos textos sobre a Provença e a tentar descobrir se havia alguma coisinha sobre Sardenha e Córsega.
    Achei engraçado alguém escrever sobre a Madeira. A maior parte dos viajantes anda só pelo continente.
    Fico aguardando um textozinho sobre os Açores. Pelos vistos ainda ninguém fez a grande “descoberta”, senão não faziam mais nada que escrever sobre isso, tão encantados estariam.
    Gostei de ver o bebé no Oceanário…

  24. eu deixo esta menssagem porque sou simpatico

Deixe uma resposta

