Serra Gaúcha: onde os bebês pulam Carnaval!

Canyon Itaimbezinho – Parque Nacional Aparados da Serra

Eu não sei o que vou fazer no próximo fim de semana, mas sei que nosso Carnaval do ano que vem será na Serra Gaúcha mais uma vez. Nem foram tantas viagens assim, mas já foi o suficiente para perder a conta.

No caso da família GiraMundo, ir para a Serra Gaúcha no Carnaval já está no automático. Se não surge um gancho forte para nos levar a outras paragens, surtimos daquilo que batizei como “convergência perfeita de desculpas” que nos faz desembarcar no RS todo ano na época do Carnaval. Simplesmente não dá para não ir.

Dá uma olhada:

  • Temos amigos na região que adoramos visitar. O padrinho da Clara, meu grande amigo Marcelo, é gaúcho de Bento Gonçalves e tem a família toda lá. O churrasco à gaúcha e o papo em família estão sempre garantidos.
  • Pode não parecer, mas a variedade de programas e paisagens é bem grande e nada é longe demais. Afora Gramado e Canela que são mais famosas, o Vale dos Vinhedos e a região dos Campos de Cima, lá para os lados dos canyons do Itaimbezinho e Fortaleza formam o tipo de paisagem que mais nos impressiona. São tantas as opções que todo ano tem um lugar ou algo novo para descobrir.
  • Pinto Bandeira
    Distrito de Pinto Bandeira em Bento Gonçalves

  • O bolso também explica. Como não somos adeptos de brincar o Carnaval literalmente como manda o figurino, eu não consigo convencer o escorpião que toma conta do meu bolso a pagar tarifa cheia mais 100% para viajar para outros destinos mais badalados nessa época. Acredite, não é tão difícil achar bilhetes com bons preços para o RS no Carnaval. Você já procurou saber quanto custa uma passagem para Porto Alegre no Carnaval? E para Caxias do Sul?
  • Os preços de hospedagem, refeições e mesmo o aluguel do carro são bem razoáveis nessa época do ano. No Carnaval, o fluxo de turistas na Serra é da própria região mesmo. Quase ninguém vem de fora.
  • Minha mulher adora vinhos e todos os seus assuntos derivados. Eu sou um ótimo acompanhante no assunto. Fevereiro é época de colheita e as parreiras estão carregadas de uva. A paisagem fica linda, as vinícolas estão a todo vapor, o que faz do Carnaval uma época ótima para visitas.

    Parreiras da vinícola Valontano no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves

  • O tempo é sempre muito bom na região Sul durante o Carnaval. No Sudeste, já não dá pra garantir, eu nem arrisco mais. Lá na Serra (note a intimidade), no verão, costuma ser bem quente durante o dia, mas à noite sempre dá uma esfriada gostosa para dormir. Delícia!
  • É a maneira mais fácil de sair do Brasil no Carnaval, eu não conheço outro lugar onde a segunda feira de Carnaval ainda não foi emendada como feriado. Em Bento Gonçalves e região, o comércio abre normalmente, o feriado acontece apenas na terça e seu caráter é mesmo religioso :) .

  • Pousada Don Giovanni na vinícola do mesmo nome em Pinto Bandeira, distrito de Bento Gonçalves.

    O engraçado é que a gente não havia se dado conta de que a Clara adoraria pular o Carnaval na Serra Gaúcha. A tranqüilidade dos passeios, a natureza, o ritmo, tudo é perfeito para uma viagem com bebês, ela adorou, mas já avisou…

    “Eu só vou com vocês até chegar à adolescência”

    20 Respostas para “Serra Gaúcha: onde os bebês pulam Carnaval!

    1. Pô Jorge, friozinho de noite? Esse ano em Gramado deu para tomar chocolate quente (de dia) e a Isabella saiu de gorro!

      Que maravilha esses lugares. Quero ver se na próxima colheita damos uma escapadinha pra Bento também.

    2. Ouvindo esse relato, fiquei morrendo de vontade de ir para a Serra Gaúcha. Espera um pouco: eu moro na Serra Gaúcha! Em Caxias do Sul! Me dei conta que, apesar de gaúcho e morador da região da serra há três anos, não conheço muitos dos lugares citados. Então, Jorge, me convida para passar o Carnaval aqui!
      Grande abraço,
      Rafael.

    3. Jorge, faça mais posts sobre a Serra Gaúcha! Essa é uma viagem que há tempos está na minha lista de espera.
      Bjs!

    4. Jorge, Carnaval nas Serras é uma ótima pedida, faço isto constantemente aqui perto do Rio. Como você diz com dias quentes e noites fresquinhas e poucos turistas porque a maioria quer mesmo é debandar praia nessa época.
      Taí, fica para minha listinha a sua recomendação, Bento Gonçalves no verão !!!
      E, com estes vinhos , hem ;)

    5. Jorge, já tinha pesquisado a sua indicação de pousada (uma belezinha) e agora com essas fotos…queríamos fazer esse roteiro num feriado desses, mas como está difícil…vamos esperar 2009. Ótimas dicas!

    6. Aeeeeeee!!! Tava esperando esse post mesmo :-)

      Mas tu pulou um, de Punta. Quero ele tbm, ora bolas…

      Abração

    7. Família Gira Mundos, qué natureza mais bonita! Um lugar cheio de flores e de diferentes matices de cores verdes.
      A pousada é uma mistura entre as casas de campo da Provença e da Toscana, com muita mais luz e cor. Adoré.
      Parabéns

    8. Olá Jorge,
      Conheci o Gira por indicação do Rodrigo Purich, mas confesso que foi mais pelo tema do post sobre bebes e viagens. Gostei tanto que agora vejo sempre venho ver as novidades por aqui. Tenho 2 filhos com 2 anos e com 11 meses, amo viajar, e sofro um bocado com os comentários de familiares e amigos quando viajo. Acham que sou doida de levar eles. O caçula foi a Disney com 7 meses e quase fui “linchada” pela família. Ainda bem que existe este blog, porque as vezes tenho a impressão de que eles estã certos e eu, errada. Parabéns pelo blog, você escreve MUITO bem. Felicidades para a Clarinha. Ela será com certeza uma grande viajante quando crescer.
      Célia

    9. Gira,

      Mais um ótimo post e o destino devidamente anotado!!

      abração!

    10. Olá…

      gostei!! dicas para viajantes, falando sobre turismo e tal…!!

      descobri você “por acaso” no blog do meu parcerio “turismo e variedades” e estou buscando parceiros com a mesma temática, o que acha?

      Abraços,

      Blog Meio Aéreo – Comissários de bordo

    11. Olá Jorge,
      Acompanho de vez em quando alguns posts que você coloca no blog sendo que nunca havia comentado antes.
      Porém dessa vez gostaria de aproveitar pra citar que referenciei seu blog num post que fala sobre os blogs do mundo do turismo, onde acredito que essa união dos mais diferentes níveis dos blogueiros seja um ponto importante para o crescimento de informações e opiniões da nossa área.
      Caso queira dar uma olhada, fique à vontade.
      Abraços e sucesso…

    12. Otimo blog parabens
      Acabo de encontrar este site acho que deva ser de utilidade
      por isso estou postando espero estar ajudando
      http://www.trioeletrico.biz

    13. Oi Jorge! Tudo bem? Espero que vc leia esse meu comentário, pois eu queria te fazer uma pergunta.
      Minha viagem com o meu bebê está chegando e eu queria saber se existe algum problema em levar latas de leite em pó na bagagem que vai ser despachada? Como vcs fizeram quando foram para a Europa?
      Abs, Dani

    14. Sem querer puxar brasa pro nosso assado, mas… parabéns pela escolha e espero que outros portoalegrenses façam o mesmo.
      Obs.: belas fotos.

    15. Daniele, pode despachar o leite sem problemas. Não se preocupe. E você pode levar uma lata na mala de mão também.

      Oh Thiago, valeu. Eu vou conferir o seu blog! Obrigado.

    16. De fato, a Serra Gaúcha deveria ser visitada por todos aqueles que adoram estar em contato com a natureza.

    17. A propósito, achei um site que é especializado sobre a Serra Gaúcha. Para todos aqueles que gostam aventuras e natureza ou para quem gosta de saber sobre hotéis e restaurantes, o site é bastante interessante. Segue o endereço: http://www.serraportal.com.br

    18. Olá Jorge,

      Adoro viajar, e depois q engravidei nunca mais…A não ser uma única vez que fomos com a Luara a um camping ficar num chalé, mais fez frio, choveu e acabamos indo embora, em Junho vou tirar férias e minha bb Luara vai estar com 10 meses, e tenho medo de ir viajar sozinha com ela, acredito que vai me dar muito trabalho etc, ja havia até desistido de viajar, e depois de ler varios textos seus relatando suas viagens, fotos me deu uma vontade louca de viajar com ela… Vc acha que dou conta sozinha, pois o pai dela estará trabalhando e eu não posso tirar férias outro mês, meu destino seria o Sul do Brasil, alguma dica?

      Obrigada, e lindissima a Bb de vcs…

    19. Que fotos lindas! As paisagens do Sul devem ser de tirar o fôlego realmente… tenho que conhecer…
      Adorei o post… ótimas dicas e te digo que não só para os turistas papais… rsrsrs…

      Sorte com as viagens e a Bebê…

    Deixe uma resposta

