Travessia: Lençóis Maranhenses, Ilha do Caju e Jericoacoara

    lencois.jpg

Desde 1991, eu sonhava conhecer os Lençóis Maranhenses. Naquela época, eu fiz amigos maranhenses e eles falavam dos Lençóis como um lugar que o Brasil ainda não havia descoberto. Pura verdade!

Por um motivo ou por outro, a gente acabava adiando a viagem dos Lençóis e inventando outra. Eu queria ir numa época boa, quando as lagoas tivessem água, com tempo suficiente para não só curtir os Lençóis, mas também para fazer toda a travessia até Jericoacoara, passando pelo Delta do Parnaíba.

Jeri, nós já havíamos visitado durante nossa lua de mel em janeiro de 2001. Queríamos voltar para ficar ao menos uma semana descansando lá. Acho Jeri, fora de temporada, o melhor destino de praia do Brasil. Você descansa em um lugar ao mesmo tempo isolado, lindo e com infra-estrutura para dormir e comer bem, sem frescuras e por bons preços.

São Luís, nós também já havíamos visitado em junho de 2001. Na ótima época das festas juninas locais. Fomos com um amigo maranhense, o Marcos, que nos hospedou e nos mostrou São Luís pelos olhos de um nativo. Foi ótimo, mas ainda não foi daquela vez que conseguimos ver os Lençóis, nós só tínhamos um feriado para curtir a cidade.

lencois-iv.jpg

Em 2004, chegamos a emitir bilhetes Smiles para viajarmos com os parceiros Wila e Déa (o casal Pastel), mas acabamos adiando mais uma vez e eles foram sozinhos… e adoraram, lógico!

Bom, em 2005, não iria escapar. Marquei novamente os bilhetes Smiles, mas dessa vez, já suspeitando que minhas milhas pudessem ir para o espaço com a quebra da Varig, reservei classe executiva para torrar tudo de uma só vez. Marquei a ida por São Luís e o retorno por Fortaleza.

Foi a viagem mais bonita e gostosa que já fizemos em terra brasilis!!!

lencois-ii.jpg

Embora eu tenha lido o contrário, cerca de duas ou três vezes, em gabaritadas revistas de viagem, eu acho muito, mas muito mais legal fazer esta viagem começando por São Luís e terminando em Fortaleza. Um dos argumentos para começar pelo Ceará era de que as paisagens vão ficando cada vez mais impressionantes e os Lençóis são o “grand finale”, mas eu discordo.

É lógico que os Lençóis são mesmo impressionantes, a paisagem natural mais impressionante que eu já vi, mas a travessia de Lençóis pelo Delta até Jeri é também um passeio um pouco cansativo, o que faz de Jeri um ótimo “grand finale” para descansar! Terminar esse roteiro em Jeri tem tudo a ver.

Eu descobri que essa viagem, do jeito que eu queria fazer, não dava para ser feita pelos pacotes prontos das agências de ecoturismo. Todas elas previam um tempo muito curto em Jeri, incluíam São Luís onde eu não queria investir meus dias de férias e não paravam na Ilha do Caju que eu fazia questão de conhecer. Ou seja, eu precisava montar tudo sozinho.

lencois-iii.jpg

Descobri que é muito fácil montar essa viagem sozinho, você só precisa de 3 indicações:

A Ecodunas é comandada pelo Joca Mattar e fica em Barreirinhas. O Joca é um paulista que se mudou para o Maranhão para abrir sua agência. Eles são super profissionais. Ele organizou toda a parte maranhense do meu “pacote”. Organizou meus passeios, recomendou e reservou o meu hotel (Porto Preguiças Eco Resort – preciso dizer que odeio o nome EcoResort?), meu passeio de avião sobre os Lençóis, uma pousada em Caburé, um buggy para me buscar em Caburé e me levar à Tutóia, na divisa do Maranhão com o Piauí e combinou todos os detalhes com o pessoal da…

Clip Ecoturismo que fica baseada em Parnaíba e ficou encarregada de me levar à Ilha do Caju a partir de Tutóia e de me buscar da Ilha e levar à Parnaíba para depois me entregar em Jeri com um carro 4×4. Eles também tinham reservado um lugar para eu dormir em Parnaíba, mas eu acabei me hospedando na Casa Inglesa, uma surpresa que eu conto nos próximos posts.

A Ilha do Caju é um destino para ecoturista de carteirinha, como já dizia o máster guru Ricardo Freire. Eu achei ESPETACULAR, mas concordo que você precisa estar preparado para ir até lá. Ele fez essa viagem alguns meses depois de mim. Naquele tempo, eu viajava no blog dele e nem sabia como deixar comentários 🙂

No próximo post, falarei sobre os passeios no Parque Nacional e Barreirinhas.

39 Respostas para “Travessia: Lençóis Maranhenses, Ilha do Caju e Jericoacoara

  1. Eu quero conhecer os Lençóis Maranhenenses!!!
    ¡Necesitaré toda una vida para conocer Brasil!
    Ate logo.
    Carmen

  2. Jorge, quase fui para lá no final do ano passado, mas desisti quando vi que as águas estariam baixas. Acabamos ficando quase uma semana em Jeri, só relaxando…adoramos.
    Mas Lençóis, junto com a Rota Ecológica, são os meus top desejos na lista de viagens pelo Brasil.
    Estou louca para ver os outros posts!

  3. Jorge,

    Hoje à tarde eu mergulhei na sua viagem !!Adorei e que fotos lindas com todas as dicas. Ótimo roteiro.
    Eu não conheço ainda, espero que um dia…
    beijo na filhotinha e vê se coloca uma foto dela pra gente conhecer a nossa mascote.

  4. Oi, Jorge!
    Eu aprendi com o Arnaldo (que é mó fera), com você (lindas as fotos de Lençóis), com o povo todo lá!
    Já não era sem tempo, né? rs
    Tem umas boazinhas que tirei quando eu trabalhava em SC.
    Ah, e quanto ao meu trabalho, é verdade. Mas em outra empresa eu viajava ainda mais e ia mais longe, assim conheci o BR todo.
    Pena que pouco deu para passear.
    Depois do VnV, eu resolvi aproveitar um pouco as viagens e fazer estas escapadinhas, como a de SF do Sul.
    Viu? Até nisso o VnV é bacana! A gente aproveita mais a vida.
    Beijo! Obrigada pela visita.

  5. Jorge,

    Cadê foto da mascote ?

    beijo,
    Majô

  6. Parabens pelo blog!
    Grande inspiracao!
    Abraco
    http://diarionomade.wordpress.com/

  7. Pingback: De São Luís a Fortaleza pra Flavia « Viaje na Viagem

  8. E a pequena, como está? É São-Paulina, Palmeirense, ou Corinthiana?

    Independente, só não pode dar gremio, purfa, tá?!

    Abração!

  9. Nossa amei Jeri, agora preciso voltar ao Brasil para ir para Lençois!

    Belas fotos!!

    Abs!

  10. Caracas que lugar lindoooooooooooooo

  11. Eu estava procurando informações sobre os Lençóis, aí caí no Ricardo Freire e depois aqui. Seu post me deu a pilha ideal para definitivamente visitar esse pedaço de paraíso no sentido São Luís – Fortaleza – e eu sou ecoturista de carteirinha, então todas as dicas para tal foram anotadíssimas em caneta vermelha, hehehehe. Vc e o Ricardo estão de parabéns pelos posts, muito detalhados e bons. Obrigada! 🙂

  12. Falaí tchê!!!!

    Trancou nos lençóis mesmo?! Hehehe…

    Atualize djá!

    Abração, Diogo.

  13. Nem tinha visto seu post, e tava passeando pelos outros blogs…estou organizando meu calendário, mal posso esperar pra ver isso ai in loco…
    Beijos!

  14. Jorge, lindas fotos, bela matéria. Clique no link
    http://omeulugar.wordpress.com/eu-se-fosse-voce-clicava-aqui/
    Abraço
    Beto

  15. Muito bom, Jorge, e eu fui em junho de 2004, quando vc não pôde ir, veja só. Mas só fui nos Lençóis. Junto com Bonito (onde fui uma semana antes, também em 2004), é o lugar nota 100 do Brasil. Fernando de Noronha seria 97. Ainda vou postar essa viagem também, mas está tudo em filme, vou ter que escanear.
    Abraços!

  16. Nossa, vontade de se atirar nesses “lençois” e não sair mais dali. Show de post Jorge.

  17. Márcio, Beto, tirar fotos lindas nos Lençóis é bem fácil. Garanto. Qualquer ângulo é bom.

    Diogo, sim, consegui desencalhar, segue post novo….

    Arthur, esta já é a segunda viagem parecida que fazemos. A primeira foi a Chapada, agora os Lençóis, qualquer hora a gente se encontra viajando.

  18. É muito gostoso uma maranhense passear por esta página!Acredita que nunca fui lá?É meio complicado pra mim,mas um dia espero poder curtir esse lindo lugar.Foi muito bom conhecer esse espaço.Um abraço.

  19. Olá Anunciação. Obrigado pela visita e que bom que vc gostou de conhecer o MA aqui no blog!!! 🙂

  20. ESSAS FOTOS SÃO LINDAS MESMO!!!!!!!!!

    SÃO 100% LINDAS!!!!!!!!!

  21. ELAS SÃO LINDAS MESMO

  22. manerassoooo

  23. Lindo…. nunca fui ao Maranhão, mas adoraria… que imagens maravilhosas!

  24. Olá Daniela, seja muito bem vinda. Essa foi a viagem mais bonita que já fizemos no Brasil. Se puder, aproveite, você não vai se arrepender.

  25. Só uma dica:
    Maio é uma boa época pra ir??? Digo, não está ainda em época de chuvas?
    SEiq antes disso está em época de secas… Certo?
    Valew!!!

  26. Marcel, em tempos de aquecimento global, o tempo pode ficar louco em qualquer lugar, mas a temporada chuvosa do Norte do Brasil acontece durante o primeiro semestre. O MA, apesar de estar no NE, segue quase todo o ritmo de chuvas do Norte, então lá é assim mesmo. A melhor época de todas para ir aos Lençóis é em junho, julho e agosto. Junho é especial por conta das festas juninas, mas essa é a temporada de tempo seco e fim das chuvas. Se o regime de chuvas atrasar, pode ser que em abril ainda não estejam muito cheias todas as lagoas, mas o melhor mesmo é ligar pra alguém lá e se informar. Eu não arriscaria ir aos Lençóis no segundo semestre, não. Julho marca o início da seca que se prolonga por todo o segundo semestre. O verão de São Luís acontece em julho, por exemplo.

  27. Oi Jorge
    Estava procurando informações sobre os lençois Maranhenses e cheguei até você. Realmente é bárbaro!!!!
    Somos um grupo de 05 amigas que aventuramos uma vez por ano em lugares lindos do Brasil e os lençóis está no topo da nossa lista. Qual a melhor época para o passeio?
    bjos

  28. Estava procurando informações sobre os Lencóis e cheguei até você. Coisa lindíssima!!!
    Somos uma equipe de 05 amigas que nos aventuramos uma vez por ano em lugares especiais do Brasil, e esse passeio está no topo da lista. Que legal, aqui tem diversas dicas, com tempo vou ler tudo com calma!!!
    bjos

  29. Mary Eliza, eu considero o meio do ano a melhor época para esse passeio. É o final da temporada de chuvas no MA, a temporada de chuvas do CE também já estará encerrada e as lagoas estarão cheias!

  30. Gostaria de deixar alguns comentarios. Parto hoje para Jericoacoara e Lençóis Maranhenses, e usei muita informação daqui, do blog do Ricardo Freire e da viagem da Flavia.

    Todos recomendavam a Eco Dunas e a Clip. Minha viagem era para ter sido no verao, mas foi adiada. naquela epoca, dezembro, mandei email para ambas as operadoras. Nao tive resposta. Agora estou indo em 16 de Maio, e entrei em contato novamente. Resolvi dar uma chance. OUtra vez NUNCA me responderam ao email.

    Nao sei que tipo de serviço vocês tiveram com as operadoras, mas eu entrei em contato duas vezes (dez 2007 e abril 2008) e NAO tive resposta.

    a Eco Dunas so me atendeu quando eu liguei para Barreirinhas.

    OU seja, na minha opiniao, duas operadoras HORROROSAS E DESQUALIFICADAS.

    Boa sorte!!! E boa viagem a todos

  31. Alexandre, respeito sua opinião, mas reitero a minha. Quando você voltar de Barreirinhas, você me conta a impressão sobre a estrutura de lá. Você perceberá o que quero dizer, o contato é totalmente pessoal e por isso mesmo acaba funcionando muito bem. Não espere uma central de atendimento tipo Expedia, Submarino, etc, eles falham mesmo no retorno por email, mas o serviço, de fato, funciona muito bem. Eu também não tive retorno por email quando fiz os primeiros contatos, mas acredite, depois dos contatos telefônicos, tudo funcionou a mil maravilhas. Boa sorte e aproveite muito.

  32. Vou tentar organizar esse passeio com o mesmo roteiro que você fez e com as pessoas que indicou.
    Abraços e mais boas viagens.

  33. exelente blog.

    muito boa suas dicas, com certeza serão de grande valia quando estiver pela região

    abraços e parabéns

    André Alécio

  34. Boas dicas de viagem, quem procura mais informações sobre Jericoacoara, pode conferir no site http://www.jericoacoaraturismo.com.br

  35. Olá, Eu com minha família (marido e filho de 6 anos) pretendemos fazer o roteiro em janeiro de 2014, de Fortaleza para São Luis. Aliás foi por recomendação do Ricardo (Boia) que decidimos não alugar nosso “próprio” 4×4. Teremos, porém, 25 dias, estavamos pensando em reservar uns 5 dias em Fortaleza e outros 5 em São Luis. É muito? Óbvio que para o pequeno, a “esticada” no Beach Park é obrigatória. O que vc acha de fazer o roteiro em 15 dias? Onde vc recomenda uns “dias a mais”? Queremos fugir de lugares extremamente cheios e apresentar ao “figliolo” um Brasil mais nativo, nos encantou, Santo Amaro. Super obrigada por suas dicas e fotos aqui, são ótimas e lindas!

  36. HE VISITADO LENÇOIS-MARANHESES NO OS LO DEJEIS PERDER. NURIA DE BARCELONA

  37. Preciso fazer uma viagem para Barreirinha e Jericoacoara com minha esposa até amanhã preciso de CTT. Urgente

Deixe um comentário